Carregando...
casaDicasModaNegócios

Quais são as cores mais usadas para móveis em MDF?

Cozinha planejada em MDF

Quando temos em nossa casa uma decoração que consegue harmonizar os móveis com os demais espaços no ambiente, conseguimos transmitir melhor a sensação de aconchego e bem-estar. E quando falamos em decoração, é essencial que consigamos combinar as cores de móveis com as tonalidades presentes pelos cômodos da casa.

Em se tratando de móveis planejados, aqueles que são feitos em MDF tem se tornado cada vez mais comuns nos lares brasileiros. Diante disso, se você quer conhecer agora quais são as cores mais usadas para móveis em MDF, continue a leitura desse artigo até o final e descubra tudo sobre o assunto.

O que é móvel MDF?

Antes de mais nada, a sigla MDF significa Medium Density Fiberboard. Portanto, os móveis fabricados em MDF são aqueles que se utilizam, para fabricação, de fibras de madeira de média densidade, que são aglutinadas umas às outras com o auxílio de aditivos e resinas sintéticas. Assim, ao serem compactadas, é originada uma placa de madeira homogênea. 

Ou seja, os móveis planejados MDF são feitos por essas chapas ou painéis de madeira, e depois de produzidos, conseguem manter o aspecto homogêneo e de suave textura.

Os móveis planejados feitos a partir de MDF possuem algumas vantagens. Uma delas é o suporte na aplicação de qualquer tipo de revestimento ou acabamento. Outra vantagem é que as fibras desse tipo de material possibilitam que se trabalhe ele de forma bastante precisa, e isso facilita muito o acabamento. Por fim, móveis planejados em MDF são muito resistentes em relação a temperatura do ambiente.

Sendo assim, as aplicações mais comuns para móveis MDF são cadeiras, cabeceiras de camas, mesas de canto, penteadeiras, berços e cadeiras.

Como escolher sua cor MDF?

Para manter a harmonia entre o ambiente e os móveis MDF, é preciso analisar alguns fatores que podem influenciar diretamente na escolha das cores. Afinal, em termos de decoração, certos tons no ambiente costumam combinar melhor com cores específicas aplicadas em um móvel MDF. Por isso, antes de revelar as cores mais usadas, daremos algumas dicas para te ajudar com as tonalidades que combinem melhor com a ambientação:

  • Cores neutras: móveis MDF de cores neutras costumam combinar com quase qualquer tipo de ambiente. Por isso, se estiver na dúvida de quais cores de móveis você deve usar, escolher uma cor neutra pode ser a melhor opção.
  • Tamanho do ambiente: analisar o tamanho do ambiente também pode ser uma ótima dica para escolher as cores de móveis MDF. Por exemplo, para ambientes menores, como apartamentos e casas pequenas, o ideal é utilizar cores mais claras, que dão a sensação de amplitude. Em ambientes maiores, geralmente casas com cômodos bastante espaçosos, as cores escuras podem funcionar melhor e transmitir a sensação de um espaço mais aconchegante.
  • De olho no piso: observar as cores e tonalidades do piso em que o móvel se encontra também é fundamental para fazer a combinação perfeita. Sendo assim, existe uma técnica para combinar bem seu móvel MDF com a cor do piso. Para pisos de tons mais escuros, você pode utilizar os móveis MDF de cores mais claras. E, contrariamente, se as cores dos móveis MDF forem escuras, combinam melhor se o piso tiver tonalidades claras.

Quais são as cores de móveis MDF mais usadas?

De nas dicas para facilitar a sua escolha, chegou a hora de apresentarmos as cores de móveis em MDF mais utilizadas atualmente. Como já citado, o contexto e ambiente irão influenciar a escolha, e por isso, analisar esses dois fatores será sempre essencial:

  • Branco: essa é com certeza uma das cores mais utilizadas. Isso se deve a essa ser uma cor neutra, e de fácil combinação com vários tipos de ambientes. Assim, seja qual for as tonalidades do ambiente em que o móvel será inserido, um MDF branco irá trazer harmonia.
  • Marrom amadeirado: outra das cores que é bastante utilizada é o marrom amadeirado. Geralmente, essa tonalidade costuma imprimir um estilo mais rústico no ambiente em que o móvel se encontra.
  • Cores neutras: as cores neutras são utilizadas, geralmente, para manter a sobriedade de um ambiente, sem que seja preciso usar móveis MDF de cor branca. Sendo assim, utiliza-se bastante o bege e o marrom.

Cores bem coloridas: por fim, para quem deseja sair do lugar comum e se modernizar de vez, as cores de móveis MDF mais usadas são o amarelo e o vermelho. Lembre-se, para a harmonização perfeita, procure combinar as cores do ambiente, cores de móveis e o seu perfil de gosto pessoal.