terça-feira, maio 28, 2024
Tecnologia

 Para que serve o E-CNPJ?

Não é incomum ter dúvidas relacionadas sobre para que serve e-CNPJ, ao certificado a1 preço e quais são as suas vantagens. Essas questões são bastante comuns, especialmente entre os gestores de empresas e pessoas físicas que pretendem emitir o certificado.

No geral, o documento pode ser utilizado para diversas finalidades online, principalmente para validar a identidade de empresas de qualquer segmento, como empresas de tecnologia. Descubra agora as principais funcionalidades de um e-CNPJ!

O que é o E-CNPJ e como ele funciona?

O e-CNPJ é um certificado digital emitido por certificadoras reconhecidas pela ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira). Ele tem como principal funcionalidade, a identificação virtual de empresas e pode ser utilizado por negócios inseridos em qualquer cenário, seja virtual ou físico.

Além disso, ele possui a mesma validade jurídica que a sua versão física, o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica). Nesse sentido, ele garante a identidade e integridade das informações sensíveis da empresa. 

Para que serve o E-CNPJ?

O e-CNPJ permite simplificar e agilizar diferentes processos e transações online, tornando-as menos burocráticas que as realizadas de forma física. Os principais processos que o certificado viabiliza compreende:

  • Cadastros de procurações;
  • Assinaturas de documentos;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Transações financeiras comerciais;
  • Obtenção de documentos com relevância jurídica;
  • Acesso ao e-CAC pelo site da Receita Federal;
  • Acesso a informações restritas e de sistemas públicos privados.

Vale destacar, que em alguns casos é necessário contar com um certificado digital cnpj (e-CNPJ). Um dos principais fatores que exigem o certificado, é para empresas que participam do Simples Nacional que possuem mais de dois funcionários.

Qual a diferença entre E-CNPJ e E-CPF?

A primeira impressão que ambos certificados deixam, é que eles são bastante semelhantes. No entanto, eles possuem algumas distinções e por isso, é essencial se atentar ao tipo de documento que deseja emitir. Suas principais diferenças incluem:

  • e-CNPJ: voltado para a formalização de empresas no ambiente virtual e pode ser utilizado para a emissão de notas fiscais, assinatura de documentos e outros;
  • e-CPF: exclusivo para pessoas físicas e permite o envio de declarações fiscais, além de assinaturas virtuais e outros.

Enquanto o e-CNPJ atua como a versão digital do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), o e-CPF atende exclusivamente às demandas de pessoas físicas. Com diferentes formatos, eles podem ser essenciais em diversos momentos.

Quais as vantagens de usar o E-CNPJ?

Empresas e instituições que usam o certificado digital CNPJ podem desfrutar de diferentes vantagens significativas para a produtividade. Com isso, algumas das suas principais vantagens incluem:

  • Segurança;
  • Sustentabilidade;
  • Redução de custos;
  • Acesso a serviços online.

Os documentos digitais se destacam pela possibilidade de realizar processos burocráticos sem a necessidade de se deslocar de um local para o outro. Além disso, também não é preciso contar com um local de armazenamento físico para guardar documentos. 

Como usar o E-CNPJ?

O uso do e-CNPJ pode variar conforme o formato escolhido, visto que atualmente as empresas podem contar com certificados como o A1, A3 e o certificado em nuvem. Eles são armazenados da seguinte maneira:

  • A1: armazenado em um dispositivo, indicado para empresas que não realizam muitas tarefas online;
  • A3: armazenado em cartão ou token e possibilita o uso em diversos dispositivos;
  • Certificado em nuvem: é armazenado em nuvem, considerado o formato mais prático.

Normalmente, para utilizar um certificado virtual, basta acessá-lo, escolher o documento que deseja assinar, posicionar a assinatura, fazer o download e enviar para o destinatário. Hoje muitas instituições e empresas aceitam esse tipo de assinatura.

Como e onde obter o E-CNPJ?

Obter um e-CNPJ em uma certificadora de qualidade e confiável como a Valid Certificadora, reconhecida pela ICP-Brasil e oferece uma variedade de documentos digitais em seus diferentes formatos, é o primeiro passo para realizar tarefas online com menos burocracia.

Basta acessar o nosso site para conferir todos os documentos que pode obter, além de conferir o certificado A1 preço, bem como os outros formatos que incluem o A3 e o certificado em nuvem.

O e-CNPJ é um documento eletrônico fundamental para empresas que desejam simplificar tarefas online. Ele oferece uma variedade de vantagens aos titulares, ao viabilizar a execução de diferentes tarefas online como a assinatura de documentos. Acesse o site da Valid Certificadora para conferir o certificado A1 preço e outros!