quinta-feira, maio 30, 2024
BelezaDicasSaúde e Bem Estar

Pelourinho: Um dos lugares mais procurados de Salvador

Conheça um dos principais destinos turísticos da primeira capital do Brasil

Localizado no centro histórico da cidade de Salvador, o Pelourinho encanta muitos visitantes. O famoso destino é visitado todos os dias por milhares de pessoas, movimentando sempre este ambiente alegre e colorido.

A paixão e felicidade da Bahia exalam em todas as ruas por onde se passa. A arte e os artistas estão em todo o lugar. Quadros, cerâmicas, macramé e outras produções artísticas com a cara do nordeste são encontradas na região.

O Pelourinho é apenas uma das localizações do centro histórico da primeira capital do Brasil, carregando muitas memórias e ancestralidades, que também remetem à colonização do país.

Sendo assim, o local carrega também o empoderamento negro, grupo que é responsável por muitas construções e perfomances da história baiana. A cultura afro-brasileira predomina em muitos espaços da cidade.

Por este motivo, o Pelourinho (ou “Pelô”, para os íntimos) já foi visitado por muitas celebridades. O escritor Jorge Amado, o ator Lázaro Ramos, o cantor Carlinhos Brown, a rapper Cardi B e o ícone Michael Jackson são somente algumas dessas figuras célebres. 

Para aproveitar toda a beleza e grandiosidade do Pelourinho, há um roteiro seguido pela maioria das pessoas, para conseguir acompanhar tudo, confira!

O roteiro turístico do Pelourinho

São muitas as possibilidades turísticas no Centro Histórico de Salvador, por esta razão, listamos as mais procuradas pelos turistas e moradores do local.

Mercado Modelo

Mercado modelo
Imagem demonstrativa

Antes de chegar ao Pelourinho, é necessário conhecer o Mercado Modelo. Construído em 1860 como uma alfândega, ele se constituía dos mais variados produtos, desde alimentos e cachaças até artigos de Candomblé. Atualmente, o espaço resiste e permanece com o seu comércio. 

Vendendo lembranças e acessórios característicos de Salvador, como o famoso Berimbau (instrumento tocado na roda de capoeira), o ambiente comercializa e celebra a cultura afro-brasileira.

Elevador Lacerda

Elevador Lacerda

Construído em 1873, o Elevador Lacerda era o mais alto do mundo! Este espaço público contribui para transportar as pessoas da cidade baixa à alta. Liga, assim, o bairro Comércio (onde se encontra o Mercado Modelo) ao Pelourinho.

Após subir, é visível a Baía de Todos os Santos. Contemple a maravilhosa paisagem da cidade do sol!

Terreiro de Jesus

Terreiro de Jesus

O Terreiro de Jesus é a praça do centro do Pelourinho. A Catedral Basílica se encontra logo ao chegar e, revestida de ouro, encanta todos os que a visitam. Além dela, há o Convento e a Igreja de São Francisco, que também são museus. 

Estas edificações exibem o auge da arte colonial brasileira. Muitas construções da época, especificamente em 1550, encontram-se ao redor da grande praça. O Afro Fashion Day (desfile de moda em homenagem ao Dia da Consciência Negra) já fez um circuito no espaço.

Santo Antônio Além do Carmo

Santo Antônio Além do Carmo

Também conhecido como Carmo, esta é uma rua repleta de lojas, bistrôs, brechós e outros ambientes característicos da cidade. Uma avenida colorida, aconchegante e onde acontecem festas e eventos que marcam a experiência de todos. 

A igreja que carrega o mesmo nome se encontra no largo e o forte militar ao final da rua. Este mesmo forte foi o que repreendeu movimentos negros. 

A partir de 1981, a história de Santo Antônio Além do Carmo ganha uma reviravolta quando passa a ser a sede de escolas de capoeira. O mesmo já foi local de ensaio do Ilê Aiyê, o bloco negro mais prestigiado da cidade.

Estes são os principais locais que fazem todos quererem retornar à capital da Bahia. Quando visitá-los, mande notícias de Salvador: a cidade que te espera de braços abertos.