terça-feira, dezembro 3, 2024
Educação

A criança e o interesse pela aprendizagem

O interesse pela aprendizagem está ligada a diversos fatores, mas principalmente a motivação que pode ocorrer de diferentes formas e ter fontes diversas. 

Mas um ponto essencial no processo de aprendizagem é a parceria entre a escola e a família, visto que na escola a criança aprende o que é necessário e em casa esse aprendizado deve ser reforçado.

E sem dúvida, o interesse da criança é fundamental para seu futuro, seja através do ingresso em uma faculdade ou até mesmo em um concurso público.

Nesse sentido, é essencial que a família encontre um tempo diário para auxiliar os filhos nas tarefas escolares, pois além de passar um tempo com o filho estará mostrando interesse na vida acadêmica do mesmo, que com certeza perceberá o interesse dos pais, e terá mais interesse pela aprendizagem.  

Na aprendizagem infantil é necessário utilizar recursos lúdicos, como brincar, colorir, entre outros.

Quais os tipos de motivação?

A motivação são estímulos capazes de mover um indivíduo para atividades específicas, capazes de alcançar objetivos. Para chegar à desmotivação das crianças, antes é preciso compreender os diferentes tipos de motivação.

Existe a motivação intrínseca, ou seja, quando um indivíduo realiza uma ação por si mesmo, sem a presença de estímulos, externos, nesse contexto, realiza por curiosidade, prazer, interesse.

Além disso, existe a motivação extrínseca, isto é, um indivíduo não realiza uma ação por si só, mas, porque recebe algo em troca do feito, por exemplo, é movido por fatores como presentes, dinheiro.

Nesse sentido, a motivação é um ponto crucial no interesse pela aprendizagem, e deve ser desenvolvido desde casa, para que as crianças possam realizar atividades do cotidiano como brincar, vestir-se e participar de atividades desafiadoras como patinar, andar de bicicleta e nadar. 

Dicas para desenvolver o interesse pela aprendizagem

Estruturar objetivos de longo e curto prazo

Os objetivos são uma forma de desenvolver motivação e aumentar o interesse pela aprendizagem, quando cumpridos. 

Inicialmente, os pais ou professores devem planejar objetivos de curto prazo, principalmente se a criança for menor, como guardar os brinquedos, fazer atividades escolares, a medida que a criança vai crescendo, objetivos de longo prazo são estipulados.

Planeje objetivos específicos

Os objetivos específicos têm mais chances de serem cumpridos pelas crianças, e podem gerar interesse pela aprendizagem.

Use uma linguagem encorajadora e positiva

Encorajar o filho ou aluno a realizar determinadas tarefas que ele tem condições de cumprir é uma forma de desenvolver interesse pela aprendizagem, visto que a criança é reconhecida por seus esforços.

Exponha as conquistas da criança

Os pais podem escolher trabalhos realizados na escola, que a criança mais gosta e pendurar na geladeira, no quarto. Os professores podem expor as atividades dos alunos na sala ou em feiras.

Fale sobre a escola de forma regular

Diariamente, abra espaço para que a criança conte sobre o que vivenciou na escola, isso além de demonstrar o interesse dos pais sobre a vida acadêmica do filho, mostrará ao pequeno a importância da escola.

Ademais, a medida que a criança for crescendo, você poderá mostrar seu progresso, comparando as atividades realizadas no passado e as atividades realizadas no presente.

Contenha suas expectativas

Às vezes, os pais podem colocar tantas expectativas em seus filhos que ao não cumprirem ficarão frustrados, mas o pior frustraram seus filhos que podem sentir-se fracassados, e além de desmotivados, podem ter medo do fracasso, e assim não farão outras atividades com medo de errar.

Reforce a criança

Existe uma teoria sobre inteligências múltiplas, que pontua que a inteligência é variada e pode ser demonstrada de diversas formas e em diferentes áreas da aprendizagem. Sendo assim, as crianças podem aprender de diferentes formas escrevendo, lendo, experimentando, repetindo. 

Desse modo, é importante perceber qual o estilo de aprendizagem da criança para reforçá-la nesse sentido e potencializar a aprendizagem.

Faça com que a criança sinta-se competente

Sentir-se capaz é uma das formas de desenvolver interesse pela aprendizagem, pois quando a criança aprende algo novo, querem aprender mais e testar suas competências novas. Isso pode gerar satisfação, motivação e curiosidade.

Portanto, os pais e professores podem elogiar as crianças, mas não de forma superficial, então evite elogios vagos, mas reconheça os feitos da criança, pergunte o que ele aprendeu e quando a criança estiver desmotivada, lembra-o dos feitos passados, para reanimá-lo.

Vincule as aprendizagens a ações cotidianas

Para desenvolver ou manter o interesse pela aprendizagem na criança vincula as aprendizagens às ações do cotidiano, dessa forma, é possível planejar viagens, relacionar o tema com acontecimentos, pessoas que a criança conheça.

Por exemplo, ao ler um livro pergunte a criança se algum personagem se parece com uma pessoa conhecida, você pode ir perguntando um por um, para não confundi-lo, se estiver ensinando matemática, você pode usar doces, frutas para representar quantidades.

Foque na aprendizagem e não nas notas

Notas não medem inteligência, contudo quando se tornam o foco principal pode causar ansiedade, pressão nas crianças, então foque na aprendizagem que é o processo mais importante. 

Não é que tirar boas notas não seja importante e querendo ou não é uma maneira de saber se a criança está aprendendo, mas não deve ser o foco principal ou a única forma de medir isso.

Focar realmente na aprendizagem tira esse peso das crianças, para isso pergunte quais foram os projetos desenvolvidos na escola, o que ele aprendeu naquele dia, ao invés de apenas perguntar a nota.

Por fim, evite comparações com colegas, amigos e filhos de outras pessoas, lembre-se que seu filho é único e cada um aprende de uma forma e no seu tempo.

Proporcione experiências múltiplas as crianças

Além da aprendizagem infantil se dar pelo lúdico, proporcionar experiências múltiplas às crianças é um grande aliado para desenvolver interesse pela aprendizagem.

Nesse contexto, você pode levar a criança para visitar um museu principalmente voltado a crianças, um parque, um zoológico, tudo isso reforça a aprendizagem da criança na escola, pois relaciona o que ela aprendeu a fatos cotidianos, reais.

Ademais, é importante ser criativo para que a criança retome o interesse pela aprendizagem, quando o mesmo for perdido ou dificultado.

 Para isso, você pode levar a criança a passeios como os citados acima, ou chamá-lo para te ajudar na cozinha e falar sobre matemática na prática, falar sobre um livro que ele não tem tanto interesse mostrando entusiasmo e ouvindo a criança falar.