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Beleza

10 dicas para manter seus pés saudáveis

10 dicas para manter seus pés saudáveis

Você sabia que a pessoa média em sua vida passa por uma distância comparável até mesmo a três viagens ao redor do mundo? Devemos tudo aos nossos pés. Infelizmente, geralmente prestamos muito pouca atenção a eles e frequentemente os negligenciamos.

No artigo você encontrará todas as informações necessárias sobre os cuidados que contribuirão para uma aparência bonita e saudável de seus pés.

Como cuidar da saúde dos pés?

O cuidado profilático é a melhor maneira de manter os pés saudáveis. O que você pode fazer para deixá-los confortáveis ​​e bonitos? Existem muitos fatores que afetam sua condição – desde o corte adequado das unhas, banho, até o uso de meias e sapatos devidamente selecionados.

1. Verifique seus pés diariamente

Observe e verifique sua condição regularmente. Durante o banho noturno, preste atenção na cor e no aspecto da pele e das unhas. Verifique também se há cortes, bolhas, arranhões, vermelhidão e inchaço nos pés.

Identificar problemas precocemente pode ajudar a prevenir complicações mais sérias que podem acabar sendo tratadas por um especialista.

2. Lave os pés com frequência

A frequência depende muito do seu estilo de vida. Se você toma banho uma vez por dia e não tem problemas com a condição dos pés, um banho diário provavelmente será suficiente para manter as pernas saudáveis.

No entanto, se você leva um estilo de vida intenso, luta contra o problema de suor ou coceira nos pés depois de um dia com os sapatos, considere a possibilidade de iniciar banhos de pés adicionais.

3. Mantenha seus pés secos e aquecidos

Fungos e infecções se desenvolvem melhor em ambientes frios e úmidos. Manter os pés aquecidos e secos os protegerá de doenças persistentes que podem ser longas e difíceis de tratar. Depois de sair do banho, seque bem os pés, mas com cuidado, lembrando-se de enxugar a água entre os dedos.

4. Hidrate sua pele

Hidratar seus pés diariamente irá manter sua pele macia, lisa e flexível. O creme de calcanhar seco também o ajudará a combater a ceratose e a esfoliação das células mortas da pele. Após lavar e secar os pés, massageie com um creme especializado e fixe os pés com meias limpas.

5. Use meias limpas e adequadas

Escolha meias feitas de materiais naturais que absorvem a umidade, de preferência sem costuras de pressão.

Preste atenção também ao tamanho correto das meias: meias muito largas podem causar atrito dentro dos sapatos, o que pode causar bolhas e irritação. Muito apertados, por outro lado, restringem a circulação sanguínea, causando inchaço e inchaço dos pés.

6. Cuide delicadamente dos seus pés

Um SPA caseiro é uma ótima maneira de cuidar da saúde e da aparência dos seus pés. Lembre-se, entretanto, que embora a pele dos pés seja 5 vezes mais espessa do que o resto do corpo, ela requer um tratamento delicado e cuidadoso. A fricção muito intensa com uma pedra-pomes, cortando você mesmo os calos, pode causar muitos problemas.

7. Apare as unhas corretamente

Corte as unhas com cuidado e sempre em linha reta. Aparar as unhas muito curtas e afiná-las ou arredondá-las nas bordas, muitas vezes pode causar unhas encravadas e doloridas. Lixe delicadamente as arestas ásperas ou ásperas com uma lima de unha.

8. Organize um exercício aeróbio para os pés

Na maior parte do dia, os pés ficam presos nos sapatos, o que muitas vezes limita sua liberdade e amplitude de movimento, causando peso e fadiga nos pés. Assim como todo o nosso corpo precisa de exercícios, nossos pés também precisam de exercícios. Durante o dia, mexa os tornozelos várias vezes, mexa os dedos dos pés, relaxando um pouco os pés.

9. Aposte em calçado adequado e confortável

O conforto e a saúde dos seus pés dependem em grande medida do calçado. No caso dos homens, use sapatos masculinos de apoio e bem moldados diariamente, em algum momento do dia, retire os sapatos e relaxe os pés e os deixe respirar. Mulheres, evite caminhar por longos períodos com saltos altos.

Se você pratica esportes, escolha o calçado de tamanho certo que se adapta ao seu esporte. Calçados inadequados são a causa mais comum de lesões.

10. Não ignore a dor no pé

As causas da dor no pé podem ser várias, as mais graves são lesões e doenças, mas também pode ser causada por sapatos mal ajustados, ficar em pé por muito tempo, caminhar ou correr uma maratona. Se os seus sintomas piorarem com o tempo ou persistirem por muito tempo, consulte o seu podólogo.