Carregando...
AcessóriosAgropecuáriaOrdenhadeira

Ordenhadeira fixa x ordenhadeira móvel: saiba qual escolher

Vacas pastando

No meio da agropecuária, existem muitas formas de facilitar a ordenha do leite de uma vaca já que a demanda para atender a população é grande e devido a isso é importante que uma máquina dessa faça parte desse processo que pode ser cansativo.

Refletindo nisso, neste artigo você encontrará informações necessárias sobre os tipos de ordenhadeira, seja ela fixa ou móvel, para que principalmente você que necessita de uma dessa possa escolher uma ideal. 

O que e como é uma ordenhadeira fixa?

A ordenhadeira fixa é uma das opções que podem gerar mais retorno ainda para quem deseja trabalhar com isso, pois tem grande capacidade de armazenamento de leite e a extração também. Porém, ela necessita de um espaço e ficará ali fixamente, então todo o rebanho deve ser transportado até essa ordenhadeira para que ela faça o seu trabalho.

Pode ser muito mais fácil para quem possui muitos gados e rebanhos, pois o seu investimento é bem mais caro do que uma ordenhadeira móvel que iremos discorrer abaixo. 

Mas antes fica aqui neste artigo as vantagens de se ter uma ordenhadeira fixa.

  • Economia da mão de obra

Já que quem realiza a ordenha é a máquina, acaba economizando na mão de obra de trabalhadores e ordenhas manuais fora todo estresse que isso pode gerar. 

  • Agilização no tempo de ordenha

Acaba sendo mais rápida a ordenha, pelas máquinas serem capacitadas e com tecnologias necessárias para isso.

  • É possível ordenhar mais que um animal simultaneamente

Esse é um dos pontos mais positivos da ordenhadeira fixa pois ela tem um grande porte e por isso consegue tirar o leite de muitas vacas, o que significa que quanto menor o tempo maior a demanda de serviço. 

  • Facilita a operação do processo

O leite depois de ordenhado já vai para o armazenamento específico por isso acaba facilitando esse processo de toda a ordenha.

  • Horários de ordenha estabelecidos

Você pode definir os horários específicos, ou melhor uma rotina de ordenha, já que ela pode ser programável. 

Essas são as principais vantagens que a ordenhadeira fixa pode oferecer, mas lembrando que o investimento de uma pode ser bem maior do que as móveis, justamente por conseguir ordenhar mais animais e principalmente  evitar o estresse animal que não é saudável para o animal e a produção de leite.

Por isso, quem quer investir mais na venda dos leites de seu rebanho, essa máquina pode auxiliar 

Assim, você pode analisar e ver qual dessas alternativas pode ser mais viável para você.

O que e como é uma ordenhadeira móvel?

Essa máquina é direcionada para quem tem um pequeno rebanho e busca uma praticidade na horada ordenha, e também necessita de rapidez e agilidade para ordenhar todo o rebanho.

Ela possui algumas vantagens caso você opte em escolher e adquirir uma ordenha móvel que são:

  • Tudo instalado no carrinho

A ordenhadeira móvel ajuda principalmente quando necessitam transportar ou ir até o rebanho para fazer a extração do leite. Para muitos fazendeiros, acaba sendo mais confortável e prático esse tipo. 

  • É adaptável em qualquer estábulo ou curral

Isso torna mais fácil a ordenha pois ela é pequena e cabe em qualquer lugar dispensando o seu trabalho manual. Principalmente quando as vêem com rodas, acaba facilitando mais ainda a hora de ir até o rebanho e retirar o leite. 

  • Não exige custo de instalação pois não é fixa.

Essa é uma das ótimas vantagens de se ter uma ordenhadeira móvel em sua casa ou comércio ela acaba saindo bem mais barata por não ter que ser instalada, ou seja a mão de obra dela é nula. 

Assim você poderá analisar qual delas vale mais a pena de acordo com o seu rebanho e demanda.

Como escolher a ordenhadeira ideal para as suas demandas?

Primeiramente é necessário saber qual a sua necessidade, se o seu rebanho é muito grande ou pequeno para que você consiga analisar e escolher qual a ordenhadeira ideal e principalmente diante do investimento financeiro.

A ordenhadeira fixa tem suas vantagens por conseguir atender diversas demandas, programação porém acaba custando um pouco mais em instalações e manutenção.

Já a móvel atende apenas dois animais por ordenha, e não necessita de nenhuma instalação e acaba sendo mais prática o transporte do leite e ordenha, aí você pode analisar e escolher qual delas pode ter o melhor custo benefício para você já que isso é muito particular de produtor para produtor. 

Essas foram algumas informações sobre os tipos de ordenhadeira fixo e móvel para que você encontre a sua ideal e que atenda a necessidade de seu rebanho.

Neste artigo você pode ver como a fixa e a móvel se diferenciam uma da outra principalmente financeiramente pode acabar compensando muito, o ideal é encontrar uma que se encaixe de acordo com as suas demandas de serviço.