Carregando...
Saúde e Bem Estar

Em que casos os médicos indicam o uso do colar cervical?

Em que casos os médicos indicam o uso do colar cervical? Os colares cervicais são usados ​​para apoiar a medula espinhal e a cabeça. Esses colares são uma opção de tratamento comum para lesões no pescoço, cirurgias e alguns casos de dores.

Existem diferentes tipos de colares cervicais. Qual você precisará dependerá do tipo de lesão no pescoço ou da causa subjacente da dor.

Continue lendo para aprender mais sobre a indicação médica em relação ao colar cervical, quais os benefícios, bem como os possíveis efeitos colaterais, especialmente se for usado por um longo período.

 

Para que são usados ​​os colares cervicais?

O objetivo do colar cervical é apoiar o pescoço, a medula espinhal e limitar o movimento do pescoço e da cabeça. Eles normalmente são destinados para uso de curto prazo, enquanto você se recupera de uma lesão, cirurgia ou dor.

Algumas condições que podem exigir o uso de um colar cervical incluem o seguinte:

Trauma: Se você sofreu um acidente de carro ou algum outro tipo de lesão, como uma queda, um colar cervical pode proteger seu pescoço e evitar mais lesões.

Cirurgia: Um colar cervical ajuda a prevenir lesões após a cirurgia, limitando a rotação, bem como os movimentos de um lado para outro e para frente e para trás.

Compressão nervosa: Colares cervicais são usados ​​ocasionalmente para reduzir a pressão sobre os nervos do pescoço.

Espondilose cervical: O colar cervical pode causar alívio temporário da dor causada pela espondilose cervical – uma condição relacionada à idade que é causada pelo desgaste da cartilagem e dos ossos do pescoço.

Dor ou rigidez geral: Um colar cervical pode ajudar a aliviar um pouco as tensões dos músculos do pescoço.

 

Existem tipos diferentes de colar cervical?

Sim, existem diferentes tipos. Os colares macios são geralmente feitos de materiais como feltro, espuma ou borracha. Eles se ajustam perfeitamente ao pescoço e ficam abaixo do queixo. Alguns médicos podem prescrevê-los para alívio temporário de dores moderadas no pescoço.

Os colarinhos rígidos são geralmente feitos de plexiglass ou plástico, restringem a rotação da cabeça e os movimentos de um lado para outro mais do que os colarinhos mais macios. Geralmente, eles têm um apoio para o queixo para permitir que os músculos do pescoço relaxem.

Os colares rígidos para o pescoço costumam ser prescritos para dores fortes no pescoço, fraturas da coluna e lesões traumáticas.

 

Existem efeitos colaterais em usar um colar cervical?

Embora os colares cervicais possam ajudar a apoiar e proteger seu pescoço em curto prazo, o uso prolongado de um colar cervical pode levar ao enfraquecimento e enrijecimento dos músculos do pescoço.

Em casos de lesão aguda, isso é amplamente inevitável. No entanto, se você está lidando com uma dor moderada no pescoço, pode ser útil minimizar o tempo de uso da coleira ou perguntar ao médico sobre tratamentos alternativos.

 

Dicas para usar um colar cervical

Se você precisar usar um colar cervical, seu médico provavelmente lhe dará instruções específicas sobre o que deve e não deve fazer enquanto o usa. Em geral, ao usar um colar cervical, é melhor:

Mova-se em vez de descansar ou sentar-se demais

Movimentos suaves como caminhar, podem ajudar a evitar que os músculos do pescoço enrijeçam. Músculos rígidos podem prolongar sua recuperação.

Concentre-se em uma boa postura

Tente não se curvar. Mantenha as costas retas, os ombros para trás, a cabeça reta e as orelhas posicionadas sobre os ombros.

Evite sentar-se em cadeiras baixas e macias. Isso pode afetar sua postura e colocar pressão extra no pescoço.

Evite levantar ou carregar algo pesado

Além disso, evite atividades extenuantes, como correr ou outros movimentos de alto impacto.

Certifique-se de que o colarinho fique bem ajustado

Se o colar não ficar bem ajustado, provavelmente não fornecerá o suporte de que você precisa, o que pode causar mais dor ou ferimentos. Se estiver muito solto, pode esfregar na pele e causar irritação ou bolhas.

Como podemos observar, um colar cervical é usado para apoiar e proteger o pescoço e a medula espinhal. Esses tipos de colares são normalmente usados ​​para o tratamento de lesões no pescoço, cirurgias e dores.

%d blogueiros gostam disto: