Data Atual: 26/09/2020
Serviço de limpeza de vidro
Raissa Barros Postado em 09:50

Serviço de limpeza de vidros exige alguns cuidados

Serviço de limpeza de vidros exige alguns cuidados – Embora pareça simples, atividade traz normas de segurança

Parece um trabalho simples, mas a limpeza de vidros é um dos principais serviços buscados por empresas e pessoas físicas. A atividade vem ganhando força no mercado, mas já é um ramo conhecido e bem consolidado entre o público há algum tempo. Esse setor trabalha com a limpeza de vitrines e vidraças, ou qualquer tipo de elementos em vidros encontrados em lojas, escritórios e imóveis.

É um trabalho relativamente barato e que traz grande economia aos clientes, que ganham em uma redução do consumo de água e energia, além de contarem com profissionais especializados.

Se você tem um escritório no último andar de um edifício, sabe que a limpeza de vidro é um trabalho arriscado, ainda mais se for feita por alguém que não entende do assunto. Nessa situação, a contratação de uma empresa especializada nessa atividade é mais do que necessária, assim nenhum funcionário corre risco exercendo o serviço.

Como funciona o serviço

Ele é destinado para empresas e uso doméstico, indo até o local para a realização do serviço. No caso das residências, a atividade em si é mais simples, mas para as empresas pode ser necessário até o uso de andaimes. Isso porque pode ser realizado em prédios e lojas, muitas vezes em andares altos.

Assim que são contratadas, as empresas destinam profissional especializados ao local. Para o serviço são utilizados equipamentos e produtos químicos específicos para a lavagem.

Normalmente as empresas consideram alguns pontos antes de iniciarem a limpeza. Por exemplo, nas residências a maioria das portas e janelas possuem marco. Se ele estiver sujo, precisa ser limpo antes do vidro, para quem o trabalho não seja inutilizado. Assim, será necessário remover a poeira e retirar restos de pintura, que podem ter atingido o vidro.

Alguns produtos não chegam a ser utilizados no serviço, caso do álcool. Isso porque eles podem diminuir a transparência dos vidros, deixando-as embaçadas. Assim, mesmo que bem limpo, talvez ele continue apresentando um aspecto de sujo.

Os técnicos de limpeza de vidro

Ao contratar uma empresa deste ramo, uma avaliação é realizada previamente, para saber o tipo de profissional que irá realizar o serviço. Essa etapa ocorre porque o método a ser utilizado na lavagem depende da quantidade de vidro e altura dele, onde a empresa precisará seguir a diversas normas visando a segurança de seus profissionais.

A limpeza manual, por exemplo, precisa ser feita levando em consideração os esforços da atividade, isso em relação a postura, possibilidade de cortes, a temperatura externa, risco de quedas e outros pontos. Se a altura da vidraça for menor que 3,5 metros, cuidados específicos são tomados. Uma das normas é que a superfície a ser limpa sempre fique acima do ombro, além de que é necessário manter a organização no ambiente, para que não atrapalhe o serviço. Caso a altura passe essa medida, é preciso que o profissional utilize equipamentos de segurança, como roldanas e corda para ampará-lo.