Pelourinho: Um dos lugares mais procurados de Salvador
Conheça um dos principais destinos turísticos da primeira capital do Brasil
Localizado no centro histórico da cidade de Salvador, o Pelourinho encanta muitos visitantes. O famoso destino é visitado todos os dias por milhares de pessoas, movimentando sempre este ambiente alegre e colorido.
A paixão e felicidade da Bahia exalam em todas as ruas por onde se passa. A arte e os artistas estão em todo o lugar. Quadros, cerâmicas, macramé e outras produções artísticas com a cara do nordeste são encontradas na região.
O Pelourinho é apenas uma das localizações do centro histórico da primeira capital do Brasil, carregando muitas memórias e ancestralidades, que também remetem à colonização do país.
Sendo assim, o local carrega também o empoderamento negro, grupo que é responsável por muitas construções e perfomances da história baiana. A cultura afro-brasileira predomina em muitos espaços da cidade.
Por este motivo, o Pelourinho (ou “Pelô”, para os íntimos) já foi visitado por muitas celebridades. O escritor Jorge Amado, o ator Lázaro Ramos, o cantor Carlinhos Brown, a rapper Cardi B e o ícone Michael Jackson são somente algumas dessas figuras célebres.
Para aproveitar toda a beleza e grandiosidade do Pelourinho, há um roteiro seguido pela maioria das pessoas, para conseguir acompanhar tudo, confira!
O roteiro turístico do Pelourinho
São muitas as possibilidades turísticas no Centro Histórico de Salvador, por esta razão, listamos as mais procuradas pelos turistas e moradores do local.
Mercado Modelo
Antes de chegar ao Pelourinho, é necessário conhecer o Mercado Modelo. Construído em 1860 como uma alfândega, ele se constituía dos mais variados produtos, desde alimentos e cachaças até artigos de Candomblé. Atualmente, o espaço resiste e permanece com o seu comércio.
Vendendo lembranças e acessórios característicos de Salvador, como o famoso Berimbau (instrumento tocado na roda de capoeira), o ambiente comercializa e celebra a cultura afro-brasileira.
Elevador Lacerda
Construído em 1873, o Elevador Lacerda era o mais alto do mundo! Este espaço público contribui para transportar as pessoas da cidade baixa à alta. Liga, assim, o bairro Comércio (onde se encontra o Mercado Modelo) ao Pelourinho.
Após subir, é visível a Baía de Todos os Santos. Contemple a maravilhosa paisagem da cidade do sol!
Terreiro de Jesus
O Terreiro de Jesus é a praça do centro do Pelourinho. A Catedral Basílica se encontra logo ao chegar e, revestida de ouro, encanta todos os que a visitam. Além dela, há o Convento e a Igreja de São Francisco, que também são museus.
Estas edificações exibem o auge da arte colonial brasileira. Muitas construções da época, especificamente em 1550, encontram-se ao redor da grande praça. O Afro Fashion Day (desfile de moda em homenagem ao Dia da Consciência Negra) já fez um circuito no espaço.
Santo Antônio Além do Carmo
Também conhecido como Carmo, esta é uma rua repleta de lojas, bistrôs, brechós e outros ambientes característicos da cidade. Uma avenida colorida, aconchegante e onde acontecem festas e eventos que marcam a experiência de todos.
A igreja que carrega o mesmo nome se encontra no largo e o forte militar ao final da rua. Este mesmo forte foi o que repreendeu movimentos negros.
A partir de 1981, a história de Santo Antônio Além do Carmo ganha uma reviravolta quando passa a ser a sede de escolas de capoeira. O mesmo já foi local de ensaio do Ilê Aiyê, o bloco negro mais prestigiado da cidade.
Estes são os principais locais que fazem todos quererem retornar à capital da Bahia. Quando visitá-los, mande notícias de Salvador: a cidade que te espera de braços abertos.