Carregando...
Tecnologia

O que é hospedagem na web?

O que é hospedagem na web?

A hospedagem na web é o lugar para o seu site. A velocidade de carregamento do seu projeto de Internet depende da hospedagem.

 

Primeiro, vamos tentar determinar para que servem os serviços de hospedagem. A palavra “hospedagem”, como muitas outras palavras do léxico da Internet, vem da língua inglesa da palavra “host/hosting”, que tem vários significados: host, dispositivo principal, computador principal. 

 

Presume-se que sua página da Web esteja hospedada em um computador hospedado por um provedor de Internet junto com as páginas da Web de muitas outras pessoas.

 

Para que serve uma boa hospedagem? 

Suponha que você tenha criado um site em seu computador. Agora, a seguinte pergunta surge diante de você: como colocá-lo na Internet para que um determinado usuário possa acessá-lo a qualquer momento? 

 

Você pode providenciar hospedagem. Instale o servidor em seu local para que qualquer pessoa da Internet possa visualizar esta página diretamente do seu computador. 

 

Mas isso significa que: em primeiro lugar, seu computador deve estar funcionando constantemente; em segundo lugar, deve estar constantemente conectado à Internet; em terceiro lugar, a conexão com a Internet deve ser rápida, porque se várias pessoas quiserem ver sua página da Web ao mesmo tempo, ou se você precisar de hospedagem de arquivos, a velocidade de uma conexão telefônica comum não será suficiente.

 

Obviamente, hospedar um site na Internet em seu computador pessoal está associado a grandes problemas e custos, por isso escolhemos a hospedagem profissional de uma das empresas que prestam esse serviço.

 

Se o seu site for pequeno ou médio (por exemplo, 100-5000 MB de tamanho), não exigirá a instalação e o uso de um servidor separado (computador), a solução mais eficaz e popular é a chamada hospedagem virtual, quando um servidor do provedor de Internet (hospedagem – provedor) garante o funcionamento de vários (centenas e milhares) sites virtuais. Se o seu site já cresceu, você pode considerar um serviço no qual um servidor virtual dedicado é fornecido ao usuário final. 

 

Ele imita o funcionamento de um servidor físico real – há acesso root, é possível instalar seus próprios sistemas operacionais e softwares. Um servidor físico geralmente executa vários servidores virtuais independentes. Este serviço é chamado hospedagem de servidor virtual ou apenas VDS.

 

O que é um servidor?

Este é um computador hospedado por um provedor de Internet e conectado à World Wide Web, no qual uma cópia do site é armazenada. Como regra, um servidor acomoda muitos sites, devido ao grande espaço em disco. 

 

Mas, em geral, não importa. Não é o volume do servidor que é importante, mas seu poder de computação e a largura de banda dos canais de Internet do provedor. Com qualquer navegador da web (navegador da web), você pode acessar seu site digitando o endereço do site na barra.

 

A hospedagem de sites pode ser comparada ao aluguel de um imóvel. Muitas empresas estão prontas para oferecer hospedagem por uma taxa moderada, mas poucas podem fornecer hospedagem de qualidade adequada.

 

Dentro desse custo, você pode encontrar uma empresa de hospedagem que fornece cerca de 1000 megabytes de espaço em disco no servidor e todo tipo de funções, como: instalar e executar scripts, manter bancos de dados, um painel administrativo (ou seja, seu painel de controle) do site, onde as configurações são feitas não apenas para o site, mas também para o e-mail.

 

Se você planeja abrir um escritório de representação na rede, precisa não apenas decidir qual será o nível do site, mas também escolher o provedor de hospedagem certo. 

 

Estatisticamente, mais de 70% dos proprietários de sites mudaram de um host para outro pelo menos uma vez. A transferência para outro provedor se deu por insatisfação com a qualidade dos serviços de hospedagem na web prestados.

 

De fato, qualquer provedor diz que é o melhor e tem os preços mais baixos, etc. E então acontece que o serviço de suporte não responde, ou responde, mas com um atraso, os servidores às vezes “congelam” devido à carga pesada. Tal descuido na escolha de um provedor pode trazer grandes prejuízos. 

 

Imagine o que significa não ter acesso ao site da empresa, onde informações importantes são atualizadas a cada meia hora para os funcionários localizados em filiais remotas da empresa. 

 

Imagine que os potenciais clientes da empresa não consigam descobrir o telefone de contato ou o endereço de e-mail, pois não conseguem acessar o site. Talvez em meia hora eles não façam mais uma segunda tentativa de entrar no local.

 

Para não cometer erros na escolha de um host, você precisa visitar fóruns e sites de classificação onde os hosters são discutidos. Leia atentamente as opiniões dos clientes sobre diferentes provedores de hospedagem.