sexta-feira, junho 14, 2024
Dicas

Como desentupir um vaso sanitário? Veja um passo a passo simples

Uma das situações mais desagradáveis é ter um vaso sanitário entupido em casa. Isso é ainda pior quando há alguma visita em casa. Porém, o problema é que muitas pessoas ficam desesperadas e acabam não sabendo como desentupir um vaso sanitário da forma correta. Mas, na verdade, você não precisa ficar com tanto medo assim. Afinal, não é um monstro de 7 cabeças!

Uma privada entupida pode causar sérios problemas no encanamento da casa inteira, além do odor ruim que pode se espalhar não apenas no banheiro, mas em toda a casa. Porém, não é necessário sofrer muito para solucionar esse problema. Na maioria das vezes, poucos passos são necessários para desentupir um vaso sanitário, sendo esse um processo mais simples do que você imagina.

Mas lembre-se que é ideal ter uma manutenção de seu vaso sanitário, afinal é melhor prevenir do que remediar. É bom sempre estar atento com a limpeza do encanamento e de olho em como a descarga da privada está funcionando. Se o jato da privada está fraco, então algo de errado está acontecendo.

Portanto, se você está com o vaso entupido, não se preocupe. Esse artigo vai apresentar formas simples de desentupir um vaso sanitário para você não se desesperar nesse momento tão desagradável. Continue lendo e aprenda como!

Afinal, o que entope o vaso sanitário?

O que mais causa o entupimento de seu vaso sanitário é o descarte inadequado de resíduos na privada. Apesar de ser algo desagradável, muitas pessoas ainda o fazem. Por isso, evite jogar itens dentro do vaso sanitário, como:

  • Papel higiênico;
  • Absorvente íntimo;
  • Preservativo;
  • Lenço umedecido;
  • Fralda;
  • Sabonete;
  • Algodão;
  • Embalagens de plástico;
  • Fio dental ;
  • Fios de cabelo;
  • Linha de costura;
  • Entre qualquer outro item que você jogar dentro da privada.

Esses itens são terríveis para o vaso e precisam ser descartados de forma apropriada em um lixo ou no reciclado. Além disso, é uma maneira de sujar o meio ambiente. Portanto, evite jogar lixo desse tipo em seu vaso. Eles ficam grudados nas paredes do vaso e param no cano, o que impede da água descer apropriadamente e acaba entupindo o vaso.

Como saber quando o vaso está entupido?

Por conta de usarmos o banheiro frequentemente, é comum ignorar problemas no vaso sanitário. Quando percebemos algo de errado, já é muito tarde e o vaso sanitário já está entupido. Então se torna uma dor de cabeça para desentupir a privada o mais rápido possível. No entanto, existem formas de entender quando o vaso está começando a ficar entupido.

Primeiramente, é importante reparar na quantidade de água que sai dos cantos sempre que você der descarga. Depois disso, preste atenção em qual é o nível de pressão da água, além de quanto tempo os resíduos levam para serem levados embora por ela. Se a água estiver muito lenta, isso pode ser um sinal de que o vaso está quase entupido.

Mas o indício mais comum é quando a privada não consegue fazer nada, mesmo quando você pressiona a descarga. Nesse momento, já é possível que você precise desentupir um vaso sanitário. Mas como? Continue lendo e entenda.

Como desentupir um vaso sanitário?

Agora que já entende o que causa um vaso sanitário entupido e como saber quando ele está entupido, vamos oferecer um passo a passo simples para desentupir um vaso sanitário. Veja a seguir!

Use um desentupidor

Em primeiro lugar, o mais recomendado é usar o próprio desentupidor. Ter esse item em casa é essencial para momentos como esse, portanto garanta que você compre um. Ele ajuda com que você pressione a água na privada e mande os objetos direto para o esgoto.

Chame um especialista

Muitas pessoas não conseguem desentupir um vaso por si mesmas. Portanto, contar com a ajuda de uma empresa desentupidora é uma das formas de se livrar do problema. Sendo assim, um especialista pode ser uma forma prática e rápida de lidar com o problema.

Água quente

Por fim, outra dica é usar água quente diretamente na privada, usando vários baldes sem parar. Isso ajuda a desentupir um vaso sanitário, pois os resíduos amolecem e, dessa forma, você pode dar descarga tranquilamente em seu vaso.