quinta-feira, maio 30, 2024
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Instagram: Importância do planejamento de conteúdo

Faça como a influencer Bianca Andrade e alinhe o conteúdo das redes sociais com suas metas de marketing digital.

Um story da blogueira e empresária Bianca Andrade, conhecida como Boca Rosa, deu o que falar e colocou o nome da influencer no trending topics do Twitter no começo de junho. Toda a repercussão foi por conta da imagem acima, que mostrou o planejamento de conteúdo do seu dia.

A imagem dividiu opiniões: alguns concordaram que o planejamento é essencial para o marketing digital e outros criticaram o fato de tudo ser forçado e sua imagem nas redes sociais não passar de atuação. 

Por isso, estamos aqui para esclarecer: exagerado ou não, o planejamento de conteúdo é a porta para o sucesso nas redes sociais. Não é à toa que a ex-BBB (Big Brother Brasil) acumula 18 milhões de seguidores no Instagram.

Mas vamos te explicar o porquê. Siga conosco!

Qual é a importância do planejamento de conteúdo?

Planejamento é uma estratégia de inbound marketing – ou marketing de atração – e o principal objetivo é atrair novos clientes e manter um vínculo com eles. 

No caso do Instagram, o planejamento serve para alinhar seus objetivos de marketing – vender um produto, por exemplo – com suas publicações. Dessa forma, cada post deve ter um objetivo por trás.

Planejar o conteúdo vai além de organizar as datas. Com ele, você atende a necessidade do seu público e consegue trazer soluções para ele. É assim que os seguidores se tornam clientes.

Como fazer o seu planejamento de conteúdo?

Se você entendeu a necessidade de ter um planejamento de conteúdo, está na hora de montar o seu. Existem alguns pontos que devem ser sempre considerados no seu plano. Veja!

  • Entenda as necessidades do seu público: todo conteúdo deve ser pensado para a sua audiência, baseado nos desejos ou nas necessidades dela.
  • Defina frequência e horários: saiba os dias e os horários que seu público está ativo nas redes sociais e adapte-se a ele.
  • Tenha um tom de voz:informal ou formal?”; “Em primeira ou terceira pessoa?”. É isso que trará identificação com seu público. A Netflix, por exemplo, tem uma linguagem bem próxima dos usuários, por isso o engajamento das suas redes sociais é altíssimo em comparação com a concorrência.
  • Identidade visual: quando as pessoas veem uma imagem ou um conjunto de cores já sabem que é a sua marca.
  • Datas importantes: Dia das Mães, Dia dos Namorados, entre outros. Feriados e datas comemorativas são ótimos para lançar campanhas. Lembre-se disso ao montar seu planejamento.

Caso ache difícil dar o primeiro passo, vale a pena contratar uma equipe ou um profissional do marketing digital!