Carregando...
EmpreendedorismoMarketing DigitalNegócios

6 Áreas de atuação para formandos e formados em administração

Administração em uma empresa

É muito comum se sentir perdido após a formatura, mas para ajudar é possível trazer ideias de área de atuação para administração.

Sendo assim, há diversos ramos que um formando ou formado em administração pode seguir, devendo escolher aquele que mais lhe agrada.

Por ser uma área muito ampla, as pessoas dessa profissão possuem liberdade para se encaixar até mesmo em locais de outros estudiosos.

Isto é, a administração possibilita uma ampla oportunidade para aquele que a escolheu, seja de fato na área ou em empresas e locais que necessitam de um administrador.

Recursos humanos como área de atuação para administração

A área de recursos humanos é a junção de empregados de alguma empresa, mais conhecido como o RH.

Desta forma, o referido cargo é uma ótima opção de área de atuação para administração, pois irá explorar as melhores partes de conhecimento do indivíduo.

Desse modo, o setor em questão é responsável por:

  • Selecionar
  • Recrutar
  • Remunerar
  • Fornecer vantagens
  • Treinar, dentre outros.

Isso ocorre porque o RH se responsabiliza em tudo que se refere aos empregados de determinada empresa, desde sua contratação até a seu salário.

Por essa razão é um dos setores mais importantes da empresa, já que toda a prestação de serviços se inicia por meio deles.

Portanto, quem se forma em administração pode de maneira correta atuar na área de Recursos Humanos, já que irá “administrar” os empregados da empresa que o contratou.

Ou seja, uma das coisas avaliadas no momento de contratar alguém para o RH é o histórico educacional e ser formado em administração é uma grande vantagem.

Atuando em Marketing

A área de marketing é um conjunto de estratégias que são utilizadas para atender as necessidades que o consumidor possui.

Desse modo, há diversas áreas presentes dentro das quais tem a opção de área de atuação para administração.

Por exemplo, é possível atuar dentro do marketing em:

  • Impulsão de negócios
  • Consultoria
  • Gestor 
  • Produtos de conteúdo
  • Analista digital

Isto é, para aquele que se formou em administração é possível escolher qualquer área dentro do marketing para atuar, podendo trabalhar até mesmo de casa.

A gestão financeira como área de atuação para administração

Uma boa empresa e que pretende o crescimento deve ter ao seu lado um gestor financeiro, sendo essa uma opção de área de atuação para administração.

Em outras palavras, a gestão financeira fornece os meios para que os profissionais vejam os melhores cenários e metas para melhorar seus resultados.

Isto é, em uma empresa por exemplo, o administrador no cargo de gestão financeira terá a função de analisar o melhor quadro para se utilizar os recursos da empresa.

Isso acontece porque ao ver onde deve-se aplicar os recursos, as vantagens e lucros estarão em alta com o tempo.

Portanto, aquele que se formou em administração pode de modo fácil e correto atuar como gestor de uma empresa.

Atuando com Logística

Apesar de ser uma área mais direta, a atuação em logística pode ser uma ótima opção para área de atuação para administração.

A área reúne custos de transporte para garantir, assegurar, produzir, distribuir, bem como comércio das matérias primas de uma empresa.

Ou seja, é um cargo importante para manter a ação da produção e transporte das mercadorias comerciais da empresa.

Por esse motivo ter um administrador no comando do controle de custos pode ser muito eficaz, motivo pelo qual se emprega muitas pessoas dessa área.

Por fim, o administrador possui qualidades que um cargo de controle e garantia da empresa exige no momento de avaliação de funcionamento da mesma.

Parte de vendas como área de atuação para administração

A área de vendas é uma das mais buscadas por aqueles que se formam e não seria diferente no caso de administração.

Quando se pensa em abrir um negócio, se fala em venda, comércio, dentre outros, logo vem à mente a área de atuação para administração.

Em suma, a referida área busca resolver os problemas do cliente de modo a satisfazer o mesmo, busca conectar a empresa ao consumidor.

Portanto, o administrador nessa função possui exatamente esse papel de ligar a satisfação do cliente ao que a empresa pode fornecer naquele momento.

Ou seja, quem se forma em administração já possui um lado comercial mais aflorado e maior facilidade para conseguir manter um negócio.

Atuando com Controladoria

A área de controladoria possui em grande quantidade os cargos ocupados por pessoas formadas em administração.

Isso acontece porque a referida área realiza a saúde financeira da empresa, colocando em pauta os dados de transação, custos, receitas, investimentos, dentre outros.

Desse modo, é necessário realizar um relatório que aponte os casos críticos de finanças e de desperdícios, para equilibrar a situação da empresa.

Tudo que envolve controle e administração, seja em qualquer setor de uma empresa, necessita de alguém apto para essa função.

Por esse motivo é interessante ter alguém da área de atuação para administração, desenvolvendo suas habilidades para ajudar a empresa em questão.