terça-feira, maio 28, 2024
Construção Civil

Alguns projetos de arquitetura para se inspirar

Neste artigo, continuamos nossa série sobre “projetos de arquitetura para se inspirar”. São mais obras grandiosas, que demonstram como é importante o trabalho de urbanismo e decoração. Contemple e aprenda como os grandes arquitetos, conseguem entrar em harmonia com o cenário e a natureza.

Centro Nacional Kaohsiung para as Artes 

Fonte img: https://www.archdaily.com.br/br/904492/centro-nacional-artistico-de-kaohsiung-mecanoo
  • Autor: Mecano
  • Local: Taiwan

Projetado pelo holandês Mecanoo, o projeto arquitetônico de Weiying é inspirado nas grandes figueiras que comumente crescem na região.

O único edifício expansivo cobre uma área de 141.000 metros quadrados e está localizado no parque subtropical no coração de Kaohsiung, tornando-o o maior centro de artes cênicas do mundo.

Inclui cinco espaços de performance, incluindo uma casa de ópera, uma sala de concertos e um teatro ao ar livre que liga o edifício ao parque.

O novo Centro Nacional Kaohsiung para as Artes foi construído em um local em que uma base de treinamento militar foi construída anteriormente.

O telhado colocado em uma estrutura de aço protege os showrooms abaixo do som da chuva e do ruído externo.

Grandes molas de aço atrás do revestimento atuam como amortecedores para este projeto arquitetônico maciço e permitem que o envelope do edifício se mova independentemente da estrutura durante terremotos e tempestades.

Amager Bakke

Fonte img: https://archello.com/pt/story/60205/attachments/photos-videos/2
  • Autor: Grupo BIG-Bjarke Ingels
  • Local: Copenhague

Trata-se de uma usina de descarte de resíduos que, ao explorar os recursos naturais, transforma 400 mil toneladas de lixo por ano em energia.

Como se isso não bastasse, sua forma oblíqua particular também funciona como uma montanha artificial com pistas de esqui.

Especificamente, este projeto arquitetônico inclui 3 pistas, 2 teleféricos, um elevador, terraços panorâmicos e muito mais.

Na parte externa tem um jardim vertical que cresce com a ajuda de telhas metálicas que, dependendo do seu tamanho, regulam a entrada de luz natural e captam a água da chuva para irrigação. Por exemplo, estão sendo muito utilizados em projetos residenciais, muitas das casas do Del Lago condominio de alto padrão utilizam desse artifício.

Lakhta Center San Pietroburgo

Fonte img: https://pixabay.com/pt/photos/s%c3%a3o-petersburgo-lakhta-centro-dia-4351359/
  • Autor: Rmjm
  • Local: São Petersburgo

Com 462 metros de altura, o Lakhta Center é o edifício mais alto da Europa.

O complexo multifuncional inclui vários escritórios comerciais e um amplo parque de estacionamento com capacidade para 2000 carros.

A fachada de vidro característica permite que o edifício mude de cor de acordo com a posição do sol e as diferentes épocas do ano. Por exemplo, os apartamentos novos na Lagoa buscam utilizar essa inspiração, com fachadas de vidro.

Mas esta não é a única coisa interessante sobre a fachada.

Também inclui tecnologias inovadoras que proporcionam ventilação natural, isolamento térmico e ar condicionado através de vidros inteligentes.

Apesar de várias inovações tecnológicas, este projeto arquitetônico em particular foi inspirado no estilo barroco da cidade de São Petersburgo, incluindo motivos marinhos e formas onduladas.

Instituto de Ciência e Tecnologia Skolkovo

Fonte img: https://pixabay.com/pt/photos/skolkovo-centro-de-inova%c3%a7%c3%a3o-r%c3%bassia-3693140/
  • Autor: Herzog & de Meuron
  • Local: Rússia

O objetivo do trabalho Skolkovo é criar um centro de classe mundial para tecnologia inovadora, abrangendo pesquisa e fabricação.

 O esquema da cidade é estruturado através de 5 distritos individuais, inseridos na paisagem como ilhas urbanas.

Cada bairro é único, cada um com uma forma diferente, e um projeto arquitetônico diferente dos demais, conferindo-lhe uma atmosfera específica.

O Distrito 3, aquele que compreende a universidade, representa o fulcro de todo o projeto arquitetônico .

A Universidade Skoltech é composta por 3 formas circulares em fases: a Ágora, o Anel Leste e o Anel Oeste, que incluem todas as instalações acadêmicas e espaços públicos.

Os anéis externos são usados para espaços de aprendizagem e ensino através de um auditório principal, enquanto o anel externo abriga todos os vários escritórios. 

O projeto arquitetônico também inclui vários pátios de diferentes tamanhos, conectados entre si por passagens.

Estes atravessam os anéis, criando uma infinidade de caminhos a serem percorridos dentro da universidade.

Os anéis e blocos da Universidade também são revestidos com aletas que controlam a luz do dia.