Today: 16/05/2021
Samuel Pinto Posted on 21:02

Vale a pena usar piso vinílico?

Hoje em dia, um dos materiais que tem sido bastante buscado no mercado por arquitetos no Rio de Janeiro ou no Brasil,  para serem utilizados nas reformas de apartamentos e casas, é o piso vinílico. O piso vinílico oferece diversas vantagens para quem optar por essa alternativa, além de deixar o ambiente bastante elegante e bonito, pela sua beleza. O piso possui facilidade na hora da instalação, também ajuda na questão acústica de diversos ambientes e pode proporcionar um enorme conforto térmico.

 

piso vinilico piso vinilico piso vinilico piso vinilico

O que é piso vinílico?

Também denominado de piso de PVC (Policloreto de Vinila), o piso vinílico é uma ótima alternativa para quem deseja realizar alguma reforma dentro de casa ou apartamento sem o mínimo de estresse. Esse material é capaz de combinar diversos e variados tipos de ambientes, sejam eles cobertos e fechados, ou abertos, incluindo até os quartos, bem como as salas e escritórios. É uma ótima alternativa para quem está querendo mudar o ambiente sem ter aquele estresse ao reformar uma casa.

 

O material é fabricado com PVC e alguns minerais, garantindo uma maior resistência, além do conforto e também beleza. O piso vinílico pode ser encontrado no mercado em placa, manta ou régua. Os formatos dependem qual o tipo de ambiente em que você irá inserir o material, se for em um espaço mais amplo é necessário em placa e régua.

O piso vinílico pode ser usado em diversos ambientes, como quartos e escritórios, mas não é uma boa alternativa para ser usado nas áreas molhadas, como banheiro e cozinha.

Os pisos vinílicos são um bom material para serem usados no revestimento de casas e apartamentos, o principal objetivo é utilizar com um maior praticidade, ao invés de usar os tradicionais, que seria a remoção de um piso para inserir outro, além de ser bastante recomendado por diversos arquitetos no rio de janeiro. Além de serem facilmente encontrados possuindo uma variedade de formatos, modelos, cores e texturas.

Tipos de piso vinílico

Como foi mencionado, há basicamente três tipos de pisos vinílicos encontrados nos mercados que são o em mantas, placas e réguas. Veja:

Piso vinílico em manta

É instalado sobre o piso que já existe, esse modelo tem o benefício de ser simples, bem como possuir um custo bem mais acessível. Além do mais, a sua textura é macia, por esse motivo, o material não possui resistência para os danos que são provocados pelos pés dos móveis e também os calçados. Esse piso se recomenda para as áreas mais infantis, como quartos e local para os brinquedos de crianças.

 

piso vinilico piso vinilico

 

Piso vinílico em placa

Essa variedade de piso possui uma maior versatilidade na hora do revestimento dos cômodos de apartamentos ou casas, dado que é mais simples e mais fino que a o piso vinílico em manta. Essa instalação se recomenda nos locais e superfícies que forem mais regulares e lisas, pois pode ocorrer desse tipo de revestimento se quebrar com mais facilidade que outros modelos.

Piso vinílico em réguas

Esse modelo de piso vinílico possui uma maior resistência e é mais durável, visto que não é macio como o piso vinílico em manta. Esse tipo de piso é possível que tenha peças que são mais flexíveis encaixadas. Ou, a sua instalação não precisa de uma cola, que pode ser feita facilmente por meio do encaixe.

 

Também são bem conhecidas como “click”, têm uma maior vantagem pois não demonstram possuir algum risco de se descolar, e por causa disso, o preço é bem maior que os outros tipos de pisos vinílicos.

Vantagens do piso vinílico

Esse material é bastante buscado em lojas de construção, isso por causa das mais variadas e diversas vantagens que o piso vinílico apresenta. Veja quais as vantagens que apresenta o piso vinílico bastante procurado no mercado:

Desempenho termoacústico

O material de piso vinílico tem a vantagem de ter um ótimo desempenho termoacústico, o que quer dizer que, não há propagação dos ruídos e é garantido um conforto térmico. Aliás, o que significa dizer que esse material abafa todos os barulhos que são bem desagradáveis e torna ainda mais a temperatura ambiente agradável, seja em qualquer estação, verão ou inverno.

Hipoalérgico

O piso vinílico é hipoalérgico, isso se dá ao fato desse tipo de revestimento não acumular poeira. O que significa dizer que esse produto pode causar menos alergias.

Facilidade de limpar

Sem esforço na hora de limpar o piso vinílico, basta a remoção de todas as sujeiras utilizando uma vassoura e, em seguida, basta passar um pano um pouco úmido e passar sobre o piso. Bem rápido e fácil.

Variedade

No mercado da construção você pode encontrar os mais variados modelos dos pisos vinílicos, isso porque tem uma diversidade de cores e estilo. Por exemplo, os materiais que são mais coloridos são indicados mais para os quartos infantis. Há também aquelas peças que imitam mais uns tons da madeira que podem combinar com diversos cômodos, como quartos, salas de estar e jantar, escritórios, entre outros. E também tem o piso vinílico que tem semelhança a mármore, que podem ser perfeitos para as áreas molhadas, como os banheiros e também as cozinhas.

Instalação prática e rápida

Como já foi mencionado anteriormente, os pisos vinílicos possuem uma maior praticidade e facilidade durante sua instalação e comparado a outros revestimentos tradicionais, como as cerâmicas que são bastantes usadas e o porcelanato.  A instalação pode ser feita por várias técnicas, como o clique, auto adesivo e cola, inclusive pode ser feita sobre uma superfície já possuindo revestimento. Dependendo do ambiente e do tamanho do cômodo, o tempo de duração da instalação pode ter duração de até uns 3 dias.

Menor preço

Em relação aos preços dos pisos vinílicos são bem menores se comparado às peças de cerâmica, porcelanato ou laminados. Os valores são entre R$50 a R$200 o metro quadrado, você pode encontrá-lo de diversos preços no mercado, basta pesquisar.

 

piso vinilico piso vinilico

Desvantagens do piso vinílico

Agora que vimos as vantagens do piso vinílico, vamos ver as desvantagens apresentadas por esse material:

Não se adapta a todas as superfícies

Esse tipo de material não pode ser instalado em qualquer superfície de revestimento, é de suma importância a verificação da nivelação, impermeabilização e a limpeza do revestimento original. Por exemplo, nos revestimentos em madeira não se recomenda aplicar o piso vinílico, pois pode apresentar marcas.

 

Requer mão de obra especializada

Para que você possa garantir um ótimo acabamento do seu local, é necessário ter uma mão de obra especializada, por mais que a aplicação seja fácil e prática. Dado que somente um profissional capacitado da área e com habilidade, tem condições de inserir e recortar as peças corretamente para aplicação sobre o outro revestimento. Assim, garantindo que o revestimento de piso vinílico seja muito mais durável.

Durabilidade limitada

O material não possui tanta resistência quanto outros tipos de pisos frio. Normalmente, tem uma duração de até 15 anos. Após o passar desse tempo, é necessário que os habitantes da casa providenciem a troca dos revestimentos em piso vinílico.

Não é bom para áreas externas

Esse tipo de material não é recomendável utilizar nas áreas mais externas, apesar de ser um pouco resistente, ainda sim não é compatível para o suporte de outras unidades e intempéries, como chuva e sol.

Pode marcar

Os pisos vinílicos em comparação aos outros pisos possuem uma maior facilidade em ser marcado, por esse motivo, é recomendado utilizar móveis que não sejam pontiagudos.

Desbota com facilidade

Outra desvantagem é que esse material desbota fácil, por isso, a aplicação não pode ser feita em locais externos, que tenham muita exposição solar.

Perguntas e respostas

Qual a diferença do piso laminado para o piso vinílico?

O piso laminado é composto por diversos materiais derivados da madeira e na parte superior do revestimento possui uma estampa decorada. Enquanto que o piso vinílico tem a composição de cloreto de vinila ou PVC.

Como aplicar piso vinílico?

Para aplicação do piso vinílico no revestimento é necessário possuir uma massa niveladora. No caso do piso que usa cola, só é preciso aguardar a secagem. E, caso seja o modelo click, basta fazer o encaixe das peças.

 

Esse material deve ser evitados sobre revestimentos em madeira ou outros tipos de revestimento que podem apodrecer.

 

É importante também definir qual a modelagem em que as peças irão se formar no piso ou tendo como definição, a paginação.

Como calcular a quantidade de piso vinílico?

Para calcular a quantidade basta multiplicar a base pela altura, depois é só acrescentar 10% de área. Normalmente no mercado o material é vendido por metro quadrado, por isso é essencial calcular o material a ser colocado no revestimento.

Como escolher um bom piso vinílico?

Em ambientes que têm uma maior circulação de pessoas é recomendado esse material de 4mm. Se o ambiente tiver uma menor circulação de pessoas, são de 2 ou 3mm. Tendo em vista a característica do produto, você consegue aumentar ainda mais a durabilidade do revestimento em piso vinílico.