Today: 15/06/2021
Samuel Pinto Posted on 21:04

Você conhece o porcelanato líquido?

Escolher qual tipo de piso para aplicar na sua casa muitas vezes se torna uma tarefa cansativa, uma vez que existem milhares de opções para o projeto da sua casa, pergunte ao seu arquiteto.

No entanto, ao realizar uma pesquisa minuciosa a respeito dos pisos, temos que o porcelanato líquido é uma das opções incríveis disponíveis no mercado para ajudar a tornar o ambiente da sua casa muito mais aconchegante e moderno.

O piso epóxi ou como é mais conhecido porcelanato líquido, é um revestimento espelhado que trará um tom de modernidade e limpeza muito maior ao ambiente, além de ser visualmente mais agradável que outros tipos de piso, portanto, é uma excelente opção. Assim, se deseja descobrir um pouco mais a respeito desse tipo de piso, continue a leitura desse artigo e tire todas as suas dúvidas.

 

porcelanato liquido

Você precisa de um arquiteto ou só de um pedreiro?

Antes de tudo, devemos ter em mente que para iniciar uma obra são necessárias algumas formalidades que devem ser cumpridas pelo dono junto aos órgãos de fiscalização, portanto, simplesmente comprar um terreno e contratar um pedreiro para construir nele faz com que a obra se torne irregular, o que poderá ocasionar alguns problemas como multas, embargos ou até mesmo demolição da obra por inteiro.

Dessa forma, ao iniciar uma obra, é necessário a contratação de um arquiteto que se tornará o responsável por ela, respondendo legalmente em caso de problemas que possam vir a surgir, além de formalizar também o contrato com os pedreiros e serventes que irão atuar na construção dela, uma vez que caso aconteça algum acidente com um deles, o dono da obra terá total responsabilidade pelos danos causados.

Portanto, antes de construir, se atente às normas que regulam o assunto, contratando um arquiteto e um pedreiro para evitar possíveis problemas junto aos órgãos de regulação e evitando também responsabilidade civil por possíveis danos que possam surgir.

O que é porcelanato líquido?

O nome pode causar uma pequena confusão nas pessoas, fazendo elas acreditarem que a peça em si já possua essa aparência de líquida, no entanto, trata-se de uma substância química que pode ser inserida em outros tipos de pisos como cerâmica, madeira, etc. Esse líquido é autonivelante e proporciona uma uniformidade no piso, fazendo com que ele se torne mais brilhante e homogêneo. Portanto, trata-se apenas de um revestimento usado no piso. No entanto, por se tratar de um produto químico, é necessário que o seu manuseio seja feito de forma cautelosa e a aplicação por pessoas com experiência, evitando assim ocorrer acidentes relacionados a esse material.

Características

Como já mencionamos, trata-se de um sistema de impermeabilização e acabamento dos pisos, através de um material chamado epóxi, onde era bastante usado em indústrias e grandes comércios.

No entanto, seu uso se popularizou em residências, graças a uniformidade e o brilho proporcionados por esse material, além também de trazer uma maior proteção contra riscos, haja vista o material pastoso que é usado para revestir o piso, sendo possível também adicionar poliuretano na composição. Cada tipo de ambiente que esse material for usado necessitará de cuidados especiais, portanto, deve-se ficar atento ao seu uso e o local que foi inserido.

Portanto, é possível criar milhares de combinações de encher os olhos de qualquer pessoa que adentre ao ambiente que possua porcelanato líquido, além disso, poderá transformar o ambiente de maneira simples e rápida, proporcionando diversas opções de combinações e tons possíveis para serem inseridos, além do brilho que é o sonho de qualquer pessoa, tornando o ambiente muito mais moderno e com uma sensação de limpeza muito maior que os outros tipos de piso conseguem transmitir, portanto, torna-se um excelente investimento tanto para sua casa quanto para um ambiente comercial.

 

porcelanato liquido porcelanato liquido

Tipos de porcelanato líquido

Existem dois tipos de porcelanato líquido que podemos citar: o porcelanato de resina de poliuretano e o porcelanato de epóxi.

O porcelanato líquido de poliuretano é indicado para ambientes exteriores, pois apresenta maior resistência a possíveis danos que venham a ser causados com o desgaste do uso ou simplesmente pelo desgaste causado pelo tempo. Esse material é mais resistente a choques térmicos, riscos e dilatações, entretanto são encontrados apenas nas cores bege, cinza e branco.

A sua aplicação é semelhante à pintura, utilizando rolos para espalhar o material no local em que deseja aplicar. Com relação ao material epóxi, seu uso é mais indicado para o interior, haja vista não ser necessário tanta resistência e o material ser mais barato.

A sua aplicação é autonivelante, portanto, não há necessidade de espalhar o material sobre a área. Além disso, esse material proporciona uma gama maior de possibilidades de combinações e modelos, uma vez que pode ser encontrado em diversas cores e tons.

Com ele é possível criar o porcelanato líquido 3D, um tipo de efeito tridimensional tido a partir da aplicação de um adesivo sobre o piso e posteriormente a resina de epóxi. Para atingir esse efeito, é necessário que o profissional seja especializado nesse tipo de aplicação, do contrário, é possível perder todo o piso que já foi assentado.

Vantagens do porcelanato líquido

O porcelanato líquido apresenta excelentes vantagens em relação aos demais tipos de piso, como a facilidade de manuseio do piso, haja vista o material utilizado ser bastante maleável, além disso, tornou-se desnecessário a reforma do local, fazendo com que não seja preciso quebrar o piso e juntar uma grande quantidade de entulho.

Os pisos comuns possuem a necessidade de utilização de juntas, o que não é o caso do porcelanato líquido, graças à sua característica autonivelante.

Além disso, proporciona diversas opções de personalização para tornar o ambiente ainda mais bonito, como por exemplo o porcelanato líquido 3D, aliado a facilidade de limpeza do ambiente em que foi inserido, sempre buscando utilizar os materiais adequados para tal finalidade.

Não podemos esquecer que ele pode ser aplicado a pisos já existentes, portanto, não é necessário quebrar o piso e construir outro. Por fim, sua alta resistência contra riscos e trincas se torna um ótimo atrativo desse tipo de piso.

Desvantagens do porcelanato líquido

Algumas de suas desvantagens são principalmente a necessidade de ser aplicado apenas por pessoas que tenham experiência e conheçam sobre o produto, ou seja, profissionais qualificados para fazer esse tipo de trabalho.

Isso pode se tornar um problema, haja vista se tratar de um material relativamente novo, o que faz com que não existam muitas pessoas familiarizadas com sua aplicação no momento. Além disso, caso não seja feita a manutenção adequada, lavando o piso com materiais adequados, é possível que riscos apareçam, causando um certo desconforto e destoando do ambiente.

Portanto, é necessário sempre limpar utilizando materiais próprios para isso, além de evitar colocar esse tipo de piso em locais onde haja muita movimentação de móveis.

 

porcelanato liquido porcelanato liquido

Quanto irei gastar na aplicação do porcelanato líquido?

Por se tratar de algo relativamente novo, é impossível definir um preço padrão que será gasto na hora de sua aplicação. É necessário levar em conta o tamanho da área que será aplicada o material, além do piso que anteriormente estava no local, pois cada tipo de piso necessita de um procedimento diferente.

Por exemplo, pisos cerâmicos possuem uma forma de aplicar o material, enquanto pisos de madeira possuem outra forma na hora do tratamento e aplicação. Dessa forma, deve-se levar em conta esse e outros fatores na hora da definição do preço a ser gasto em sua aplicação, como a contratação da empresa e o profissional que irá inserir o material, além do tamanho do piso, etc.

Tudo isso influenciará no valor final a ser pago. No entanto, vale bastante a pena pagar por esse serviço, uma vez que o interior ou exterior do local onde for aplicado o porcelanato líquido se torna muito mais bonito e aconchegante.

Onde usar o porcelanato líquido?

Algumas excelentes ideias de utilização desse tipo de piso é em banheiros, utilizando uma tonalidade mais azulada. Isso fará com que o ambiente se torne muito mais bonito e irá combinar com o local.

Além disso, opções como sala de jantar, sala de estar e cozinha também são excelentes para inserir esse tipo de piso, uma vez que isso irá causar uma sensação de conforto e adequação muito maior que pisos comuns.

A facilidade de combinação desse piso com todas as áreas de uma casa ou de um ambiente comercial faz com que se torne bastante atrativo, uma vez que é possível criar milhares de combinações a depender do gosto do cliente, portanto, o porcelanato líquido proporciona essa extensa gama de benefícios que podem tornar o ambiente de sua aplicação extremamente bonito e aconchegante, ou caso o cliente deseje, estimulante e atrativo.

Todas essas possibilidades ficam a cargo daqueles que desejam aplicar o piso e do ambiente que desejam criar com essas combinações. Veja mais aqui: