Carregando...
Moda

Streetwear: Peças para aderir ao estilo

Streetwear masculino

Streetwear é um estilo de moda casual inspirado em uma mistura do hip hop nova-iorquino e do skate e surf californiano. Os adeptos optaram por produzir e utilizar roupas mais largas e folgadas, facilitando a prática de esportes e da expressão de personalidade.

Esta forma de vestimenta urbana e despojada vai além do visual. Quem adere a ela, geralmente, demonstra suas manifestações culturais também por meio do comportamento, mentalidade e estilo de vida.

Para exemplificar, selecionamos algumas peças de streetwear que demonstram liberdade e arrojamento deste estilo de vida e moda construído a partir da junção de pessoas, histórias de vida, sentimentos e expressões.

Tipos de peças Streetwear

Quer conforto, em um look casual e cheio de charme? Confira algumas roupas que estão entre as queridinhas da moda urbana.

Camisetas longline

Esse modelo de camiseta, via de regra, é mais solto e comprido do que o normal. Geralmente, acompanha a altura dos bolsos das calças. A peça é um ícone da moda Streetwear e tem bom caimento.

 Regatas

É uma roupa típica do estilo que pode apresentar corte nadador (mais cavado nas costas) e, comumente, possui as laterais mais retas. Combina muito bem com uma bermuda branca de sarja ou jeans.

Estampas

Engana-se quem pensa que Streetwear não possui estampas, pois também possui sua dose de ousadia. A presença de xadrez, floral e tie-dye (manchado) é muito frequente neste estilo, tanto em camisetas quanto em camisas, calças e outras peças.

Calças jogger

Com uma modelagem moderna e ao mesmo tempo clássica, trazem um bom caimento, são confortáveis e não muito justas, com acabamentos em elástico apenas no cós e no punho. 

Geralmente, este tipo de calça é confeccionada em moletom ou elastano, todavia, é possível encontrá-la à venda em diversos materiais e variações. É uma excelente opção para usar com tênis de cano baixo.

Peças destroyed

Traduzido do inglês, o termo significa destruído. Essa é a ideia que passam as peças rasgadas, cortadas e desfiadas, presentes no estilo urbano. Comumente, as calças e bermudas jeans apresentam estes detalhes resultando em um visual casual e moderno.

Moletom

É o tecido queridinho do Streetwear. Em todas as estações, mas principalmente no inverno, casacos, calças e suéteres em moletom são praticamente obrigatórios.

Além disso, em casacos de moletom, capuzes são frequentemente recentes, já que o estilo pensa na praticidade e no conforto, sendo uma ótima pedida para imprevistos de mau tempo.

Cardigã

Com comprimento similar às camisetas longline, o cardigã é como um casaquinho leve para dias de temperatura amena a fresca, utilizado como sobreposição à outra peça. 

Uma dica bacana é usar este tipo de agasalho com uma camiseta de comprimento normal, dando ênfase nas diferenças de modelagem, destacando o estilo Streetwear.

Boné

O acessório mais utilizado neste estilo é o boné, principalmente o modelo de aba reta. Herança direta da cultura do skate, essa peça é comum para adeptos deste tipo de visual.

Streetwear no Brasil e no mundo

Nosso país é conhecido por sua singularidade, excentricidade e inventividade. Na moda não é diferente. Além da influência histórica e esportiva, temos também traços de ascendência musical, artística e do futebol, em especial.

Assim como em outras regiões, o estilo não remete necessariamente a um visual desleixado, pelo contrário, ele visa à união de conforto e estilo. Com peças unissex, o Streetwear garante liberdade e inclusão de membros de ambos os sexos.

Shawn Stussy, pioneiro do gênero e fundador da marca Stüssy, em entrevista ao jornal New York Times, disse que não rotulava sua marca propositalmente. Acredita ser essa a essência dela, pois confecciona roupas básicas que podem ser usadas tanto por uma criança de 10 anos quanto por seu pai.

Famosos que aderiram ao Streetwear

Muitos famosos nacionais e internacionais incorporaram o estilo das ruas. Alguns deles são:

  • Justin Bieber – costuma aparecer ao público com roupas longas, boné ou touca, calças jeans destroyed, jaquetas e camisetas de jogadores de basquete.
  • Anitta – utiliza o contraste de peças simples e chamativas do estilo street. Irreverente e amante de cores, texturas e estampas, a cantora chama a atenção com seus looks, sendo até mesmo capa da revista Glamour.
  • Ludmilla – apresenta traços de vários estilos, dentre eles o Streetwear. Realizou shows e foi ao palco vestindo moletom, roupas com capuz, destroyed, descontraídas, estampas e confortáveis. A cantora é bastante eclética quanto à moda e tem a aprovação dos fãs quando aposta no estilo urbano.
  • Emicida – o rapper utiliza de todas as opções que compõem esse estilo. Sempre aparece com roupas largas e despojadas. Camisetas longline são sua marca.

A moda urbana do street é ousada, eclética, versátil e moderna. Com elegância e malandragem, permite adaptações para a rotina, o trabalho, festas ou quaisquer outras ocasiões, sempre acompanhada da personalidade do indivíduo.

Como inserir a moda Streetwear no cotidiano

Caso você se identifique com a proposta do estilo, do visual e da cultura envolta no Streetwear, pode começar encaixando algumas peças desse gênero junto às roupas que já utiliza.

Desta maneira, aos poucos, fará uma transição de looks, ou mesmo desenvolverá o seu próprio, visto que o Streetwear não possui diretrizes e parâmetros engessados.

Gostou dessas dicas de moda moderna e cheia de representatividade? Então, já salve este post para consultar sempre que precisar e encaminhe para seus amigos despojados que vão apreciar a ideia.

%d blogueiros gostam disto: