terça-feira, abril 23, 2024
Dicas

DevSecOps o que é: conheça essa abordagem e seus benefícios

A Segurança de aplicaçoes devsecops é essencial dentro das empresas. Desenvolver um sistema seguro requer conhecimento e colaboração entre diversos setores, por isso, a integração de equipe e a segurança digital são cruciais para o sucesso. 

A abordagem DevSecOps combina setores da empresa para desenvolver um sistema que seja seguro e funcional desde o início do seu ciclo de vida. Por isso, vamos entender melhor como tudo isso funciona a seguir. 

DevSecOps o que é?

O DevSecOps o que é? É uma metodologia que combina práticas de desenvolvimento, segurança e operações, dentro de um ciclo contínuo de entrega de software. Com isso, todas as questões de segurança são tratadas tanto no início como durante a construção de um sistema. 

O trabalho em equipe e o uso de ferramentas de automação são valorizados no DevSecOps. As ferramentas de automatização garante que o sistema seja devidamente testado e verificado. 

O que significa DevSecOps?

O termo ‘Dev’ deriva de desenvolvimento, Sec de segurança e Ops de operações. Isso quer dizer que os três conceitos andam juntos na criação de um programa. Nenhuma parte fica isolada. 

Tempos atrás, questões de segurança só entravam em jogo depois que o sistema estivesse finalizado. Porém, com essa abordagem de DevSecOps, o foco é garantir que o sistema seja seguro e que atenda aos requisitos do usuário em todas as suas fases. 

Por que é importante?

Pensar na segurança de aplicações dessa abordagem é importante, pois permite uma resposta mais ágil para incidentes. Além disso, ao detectar de forma precoce as vulnerabilidades de um sistema, é possível realizar as correções antecipadamente.

Com isso, evita-se danos maiores, pois a equipe de desenvolvimento de software consegue agir sobre as falhas, antes mesmo que os invasores explorem tais vulnerabilidades ou roubem informações. 

Uma prática que ajuda a prever ameaças, é a aplicação de inteligência de ameaças na empresa, onde uma equipe pode usar o Threat command para identificar, monitorar e corrigir possíveis falhas e ataques. 

Benefícios do DevSecOps

O DevSecOps proporciona muitos benefícios, a começar pela entrega rápida de software. Isso acontece porque as equipes de desenvolvimento, segurança e operações atuam juntas, para automatizar processos e integrar tarefas.

Outro benefício é a redução de incidentes, isso graças à identificação antecipada de vulnerabilidades e a aplicação de medidas para combater ataques. Além disso, outros benefícios são:

  • Redução de custos;
  • Evolução no processo de segurança; 
  • Cultura de conscientização.

Para a segurança de aplicações DevSecOps funcionar, é preciso que o conceito seja posto em prática da forma correta. Para isso, cada etapa precisa ser seguida, e as equipes devem conhecer metodologias ágeis. 

Como funciona o DevSecOps?

As etapas para colocar o DevSecOps em funcionamento são: implantação, componentes e cultura. Para implementar essa abordagem é preciso levar em conta as particularidades de cada empresa. 

É necessário que haja uma equipe formada por desenvolvedores responsáveis pela segurança e por profissionais da operação. Os componentes dessa metodologia se baseiam em automação, integração e colaboração. 

A cultura de segurança deve ser repassada para toda empresa. A conscientização ajuda a cada um da equipe a entender o seu papel e como o mesmo pode contribuir para manter o sistema seguro. 

Quais as principais ferramentas do DevSecOps?

As equipes de software podem usar a ferramentas DevSecOps para avaliar, detectar e reportar as falhas de segurança durante o processo de desenvolvimento de um determinado sistema. 

Tais ferramentas são o SAST, que é o teste estático de segurança de aplicações, DAST, sigla para teste dinâmico de segurança de aplicações, a análise de composição de software (SCA) e o teste de segurança de aplicações interativas – IAST.

Para ajudar a implantar a segurança de aplicações devsecops em sua empresa, a Rainforest oferece diversas soluções em cibersegurança. Você pode contar com especialistas e com uma plataforma para deixar suas aplicações seguras – confira no site!