quinta-feira, maio 30, 2024
NegóciosEmpreendedorismo

Recebeu muitas ofertas de emprego por SMS recentemente? Cuidado, pode ser golpe

Propostas tentadoras não passam de armadilhas do tipo “phishing”. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o primeiro trimestre de 2022 registrou 12 milhões de brasileiros desempregados.

Os golpistas têm se aproveitado do cenário e oferecido empregos com salários altíssimos por SMS ou pelo WhatsApp. Porém, a oferta é uma forma de roubar dados e tirar dinheiro das vítimas.

As propostas são tentadoras: R $500 por dia, home-office e meio período. Junto das informações da suposta vaga, os golpistas colocam um link direcionando para o WhatsApp, dessa forma, você fala diretamente com eles.

Como eles agem?

O objetivo dos criminosos é a transferência de quantias em troca da vaga e obtenção de dados, que serão usados em golpes futuros. Eles fazem isso pedindo que os interessados na vaga entrem em uma plataforma e ajam como consumidores, comprando produtos que eles selecionam.

A promessa é que, a cada compra, o “candidato” receba o valor de volta mais 30% dele na carteira digital. Porém, a plataforma também é falsa e depois não é possível sacar o valor.

Como os golpistas conseguem meu número?

A empresa AllowMe, de proteção de dados, adverte que os golpistas mandam mensagens para números de pessoas com dados vazados ou que estão sendo comercializados na internet. Logo, se você recebeu esse golpe, vale dar uma checada e buscar proteger seus dados.

Identificando o golpe

Tatiane Souza, consultora de Recursos Humanos, alertou no jornal Bom Dia Brasil, em maio deste ano, que cobranças em processos seletivos são ilegais. Empresas sérias, principalmente as grandes, que os golpistas citam, entram em contato pelo e-mail.

Desconfie dos altos salários e ignore as mensagens. Em  hipótese alguma, entre em contato com os golpistas e nem acesse os links enviados por SMS.

Para proteger seus dados, evite preencher formulários de links não confiáveis. Sempre confira a procedência dos sites que você acessa e reveja as permissões de aplicativos nas configurações do seu dispositivo.

Para checar se um site é golpe, a PSafe oferece uma ferramenta de checagem de links. Basta colar a URL do link e a plataforma averiguará se é confiável.

Onde buscar vagas de emprego confiáveis?

  • LinkedIn

O LinkedIn funciona como uma rede social, onde você cria um perfil profissional e possui acesso às vagas que condizem com ele. As empresas, por sua vez, têm acesso a inúmeros perfis e podem encontrar candidatos ideais para suas vagas.

  • InfoJobs

A plataforma do InfoJobs, é usada para dar mais visibilidade às vagas, e para os candidatos enviarem seus currículos facilmente e sem custo. Além disso, é possível cadastrar os tipos de emprego que você tem interesse e a plataforma te avisará por e-mail sempre que surgirem vagas que coincidam com eles.

  • Emprega Brasil

Emprega Brasil é o site oficial do governo, que oferece não somente vagas, mas também informações sobre direitos trabalhistas.

Lembre-se: é pouco provável que as empresas entrem em contato sem você ter manifestado de alguma forma interesse na vaga. 

Compartilhe esse artigo com alguém que também recebeu ofertas de emprego tentadoras recentemente e ajude a evitar e combater esses golpes!