Today: 26/02/2021
Mulher deprimida
Kaua Pereira Posted on 15:10

Qual é a relação entre depressão e autoestima?

Depressão e autoestima têm uma ligação significativa. Assim, e embora a origem da depressão seja claramente multifatorial, os estudos clínicos revelam que uma baixa autoestima mantida ao longo do tempo nos torna muito mais vulneráveis ​​a esse tipo de condição. A falta de aceitação e a falta de sentimentos positivos em relação a si mesmo nos deixam sem recursos psicológicos. Ao longo deste post, vamos descobrir a relação entre depressão e autoestima, continue lendo!

O que é depressão?

A depressão é considerada um transtorno, mas não com baixa autoestima, que é apontada como um sintoma em diversos transtornos. Assim, a baixa autoestima pode ser considerada uma consequência de sofrer de um transtorno psicológico, embora a realidade seja que não necessariamente precisa haver um transtorno para se ter uma baixa autoestima e esta pode ser a causa de transtornos psicológicos posteriores.

depressão pode ser causada por uma predisposição genética ou fatores ambientais (experiências traumáticas por exemplo) mas também devido a uma visão pessimista do mundo, pouca auto aceitação e falta de confiança nos próprios recursos, ou seja, baixa autoestima.

A verdade é que grande parte das pessoas que sofrem de depressão tem graves sentimentos de culpa, inutilidade e frustração constante, o que as leva a se sentirem responsáveis ​​por tudo de negativo que lhes acontece e tendem a ver o copo meio vazio, ou seja, têm uma visão pessimista do mundo e do futuro.

Embora a baixa autoestima não seja uma condição necessária para sofrer de depressão, a verdade é que a maioria dos casos de pessoas deprimidas apresenta esses sintomas.

Homem com depressão
Homem com depressão

Como está a autoestima?

Em relação à autoestima, pode-se dizer que é a base da percepção que temos de nós mesmos. Isso é forjado a partir das experiências que vivemos, ou seja, do fator ambiental e também das pessoas que nos cercam. Se nossos pais não têm autoestima, provavelmente, quando crianças, nós também “herdaremos” essa maneira de ver a vida, aprendendo. A baixa autoestima cria sentimentos de tristeza, vazio, frustração, culpa e desamparo. E esses sentimentos continuamente ao longo do tempo acabam causando estados depressivos.

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A baixa autoestima pode criar depressão?

A depressão é caracterizada por um profundo sentimento de desânimo, tristeza, angústia e apatia. Sabemos que esse transtorno deve ser tratado o mais rápido possível, pois caso contrário, afetará nossos recursos psicológicos e emocionais, levando-nos a sofrer uma série de transtornos, tais como: sofrer de baixa autoestima.

Por isso, é importante manter a estabilidade emocional, pois isso nos permitirá sentir mais segurança, mais confiança e uma visão mais positiva de nós mesmos e do mundo que nos rodeia. A baixa autoestima causa uma visão distorcida e negativa de nós mesmos.

A baixa autoestima faz com que sejamos excessivamente críticos em relação ao nosso modo de ser e agir. Isso nos deixa insatisfeitos por não conseguirmos o que queremos. E isso nos deixa infelizes. A baixa autoestima pode nos aproximar perigosamente da depressão.

menina triste sentada sozinha no chão
Menina triste sentada sozinha no chão

Da depressão à baixa autoestima

Quando nosso interior está condenado à dor mais profunda, à tristeza mais absoluta e a pensamentos tão negativos que obscurecem nossas mentes, nossa autoestima é seriamente prejudicada. Se nossa mente for incapaz de detectar o positivo nas coisas e nas experiências, não o fará com nossa própria imagem ou autoconceito.

Só alcançaremos uma elevada autoestima quando formos capazes de conceber o que há de bom no mundo ao nosso redor e tudo de bom em nós mesmos. No final, uma coisa leva a outra e devemos tratar a autoestima e a depressão juntos.

Relação entre depressão e autoestima

Viver com baixa autoestima é semelhante a “ficar nu”. Isso nos torna vulneráveis , fazendo com que o medo, a insegurança e a negatividade assumam o controle. Precisamos de uma visão positiva de nós mesmos para sermos capazes de enfrentar o mundo ao nosso redor com sucesso.

A depressão tem origem multifatorial . Para sofrer de depressão, alguns fatores devem ser dados, tais como: certos gatilhos externos, uma predisposição genética ou uma alteração química do nosso cérebro. São fatores que não podemos controlar e nos tornam vulneráveis. Mas a baixa autoestima nos torna incapazes de enfrentar ou administrar os problemas mais simples. Assim, podemos ser surpreendidos pelos acontecimentos e cair em depressão. Existe uma relação clara entre depressão e autoestima.

Mulher deprimida triste e chorando
Mulher deprimida triste e chorando

Tratamento para depressão

Existem vários tratamentos que têm comprovado sua eficácia no manejo e no tratamento da depressão, como os tratamentos farmacológicos e as terapias psicológicas.

O tratamento adequado depende de cada caso específico. Os profissionais de saúde devem levar em consideração os possíveis efeitos adversos dos antidepressivos, as possibilidades de realização de um ou outro tipo de terapia e sua opinião como paciente.

Farmacoterapia

Os principais medicamentos usados ​​para tratar a depressão são chamados de antidepressivos. Essas drogas funcionam aumentando os níveis cerebrais de substâncias químicas que as células cerebrais usam para se comunicar, conhecidas como neurotransmissores.

Existem diferentes tipos de antidepressivos de acordo com sua estrutura química e seu mecanismo de ação:

  • Tricíclicos: assim chamados porque sua estrutura química consiste em três anéis. Os mais usados ​​são clomipramina, imipramina, amitriptilina e nortriptilina.
  • Inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS): são os mais usados ​​e populares, pois essa família faz parte da fluoxetina, o popular Prozac. Outros SSRIs são: citalopram, escitalopram, fluvoxamina, paroxetina, sertralina.
  • Dupla: agem aumentando a dopamina e a norepinefrina (bupropiona), ou a norepinefrina e a serotonina (venlafaxina e duloxetina e mirtazapina).
  • Melatoninérgico: atua na melatonina; é o caso da agomelatina.
  • IMAOs: eles inativam uma enzima que destrói os neurotransmissores. Suas interações com certos alimentos, bem como seus efeitos colaterais, diminuíram seu uso.

Os medicamentos antidepressivos levam várias semanas para fazer efeito. Geralmente, não se observa uma melhora até a terceira ou quarta semana de tratamento e eles atingem sua eficácia máxima em 10-12 semanas. Em geral, é necessário aumentar a dose aos poucos no início, enquanto no final é necessário interrompê-los gradativamente. O profissional de saúde aconselhará a redução da dose ou a interrupção do uso dependendo da melhora. E se a evolução dos sintomas não for a esperada, pode-se pensar na possibilidade de tentar outro tratamento.

A medicação deve ser sempre tomada de acordo com a prescrição e orientação do médico.

Remédios contra depressão
Remédios contra depressão

Tratamento psicológico

O tratamento psicológico tem três objetivos principais:

  • Tratar os próprios sintomas depressivos.
  • Se houver traços de personalidade que predispuseram ao início da depressão, a modificação desses traços de personalidade.
  • Estratégias de aprendizagem para identificação precoce de sintomas e prevenção de recaídas.

Ao iniciar uma terapia psicológica é importante ter em mente que seu efeito geralmente não é imediato, mas é necessário aguardar um pouco para ver se está surtindo efeito. Dependendo de suas necessidades, o tratamento psicoterapêutico pode ser de curto prazo (10 a 20 semanas) ou de longo prazo. As sessões podem ser semanais ou a cada 2 ou 3 semanas.

Existem dois tipos principais de psicoterapia:

  • terapia cognitivo-comportamental: ensina novas formas de pensar e se comportar. Assim, ajuda a mudar os estilos negativos de pensamento e comportamento que o que eles fazem é promover a depressão. O terapeuta adota um estilo educacional, buscando sua colaboração, para que você possa aprender a reconhecer seus padrões de pensamento negativos e modificá-los.
  • Terapia interpessoal: ajuda a compreender e resolver relacionamentos pessoais problemáticos com amigos, família, colegas ou outras pessoas que podem causar ou agravar a depressão.

Às vezes é difícil expressar nossos sentimentos até mesmo para os amigos mais próximos, enquanto discutir problemas com um terapeuta pode ser mais fácil.

Dicas para melhorar a autoestima

Como você pode melhorar sua autoestima?

  1. Expresse seu desconforto, mas não recrie nele: Desabafar é bom, não nos faz acumular emoções negativas e conseqüentemente as expulsamos, mas por outro lado, recriar no negativo faz com que a atenção se concentre apenas nisso e os outros sejam ignorados muitas coisas que estão indo bem.
  2. Procure ver o copo meio cheio: Parece um assunto ou algo espiritual sem importância, mas se nossa atitude perante a vida for negativa, não enfrentaremos as situações com a mesma força e energia e, portanto, é provável que erremos. coisas, tornando mais fácil se entregar a tudo que está errado. Porém, se focarmos na parte positiva da vida, nossa atitude é mais pró-ativa, nosso humor melhora e, portanto, teremos mais espírito de luta, o que pode facilitar sucessos futuros.
  3. Valorize seus recursos e habilidades: Nem tudo na vida é falha. Absolutamente todos têm aspectos positivos. Mesmo que seja muito complicado, pense em todas as coisas positivas que você tem, mesmo que pareça muito pequeno e sem importância. Se são características, valores ou atitudes que você consideraria significativos em outras pessoas, por que não são? Se não sair, pense no dia a dia e extraia uma lista de pequenas coisas do seu dia a dia.
  4. Elogie a si mesmo e recompense-se pelas conquistas que você alcançou: até mesmo o menor passo, como sair da cama em um horário razoável, conta. Embora sejam coisas que uma pessoa sem depressão faz com facilidade, não é o seu caso. É difícil para você porque você está deprimido, portanto, é importante valorizar cada esforço que você faz. Se você saiu da cama às 11h quando se levantou ontem às 14h, é algo que você tem que se valorizar e se recompensar em vez de se esmagar porque deveria ter se levantado às 9h. Pense em cada pequeno passo que você dá e valorize, isso vai te encorajar a continuar lutando.
  5. Evite a autopunição excessiva: Como eu disse acima, esmagar-se e punir-se excessivamente é prejudicial e diminui o seu humor. Lembre-se de que você tem virtudes e faz bem as coisas e, embora às vezes cometa erros, todos nós o cometemos porque somos humanos, basta estar atento ao erro para retificá-lo, não é necessário aprofundar a ferida. Portanto, não seja tão duro consigo mesmo, porque isso não o fará retificar, mas afundar mais.
  6. Mesmo que você não tenha vontade de fazer as coisas, continue fazendo: a apatia é o pior inimigo da autoestima e da depressão. Quando fazemos coisas (sejam responsabilidades ou ociosas), adquirimos recursos, habilidades e experiências positivas, por isso construímos e cuidamos da nossa identidade e evitamos o excesso de tempo livre para se preocupar. Você sabe, a chave é estar ocupado em vez de se preocupar.
Tratamento para melhorar a autoestima
Tratamento para melhorar a autoestima

Tanto para tratar a depressão quanto para melhorar a autoestima, convidamos você a consultar um psicólogo para tratar do seu caso particular.

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