Today: 27/01/2021
como previnir a recaida na depressao
Kaua Pereira Posted on 12:35

Recaída na depressão Como prevenir e tratar?

Quando você passou por um episódio de depressão, é mais provável que apareça outro. Para muitas pessoas, pode se tornar uma doença de longa duração, com recaídas recorrentes em depressão. Em média, a maioria das pessoas com depressão terá de 4 a 5 episódios ao longo da vida.

Depois de sofrer uma depressão, é compreensível se preocupar com o retorno dos sintomas. Mas aprender a identificar bandeiras vermelhas pode nos ajudar a prevenir mais episódios. Dizemos aqui como detectá-los, as causas das recaídas, como evitá-las e como é tratado.

O que é uma recaída na depressão?

Como já dissemos, muitas pessoas com depressão podem ter uma recaída. De acordo com um estudo, isso geralmente ocorre dentro de 5 anos de recuperação, embora também possa ocorrer semanas, meses ou mesmo muitos anos após o primeiro episódio.

Psicólogos e pesquisadores ainda não sabem por que algumas pessoas recaem e outras não.

Muitas pessoas sentem tristeza ou perda de interesse nas atividades cotidianas como uma parte normal da vida. Esses sentimentos podem vir de várias causas, como perda de um ente querido, estresse, monotonia … Porém, se uma pessoa tem esses sentimentos quase que diariamente por mais de 2 semanas, e isso começa a afetar seu trabalho ou vida social, então você pode estar sofrendo de depressão. No Brasil, mais de 12 milhões de pessoas sofrem de depressão.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), após um episódio, a recaída da depressão pode retornar de duas maneiras, como uma recaída pontual ou como uma recorrência.

Uma recaída na depressão pode ocorrer quando os sintomas começam a reaparecer ou piorar novamente após a recuperação de um episódio anterior. A recidiva é mais provável de ocorrer dentro de dois meses após a conclusão do tratamento para o episódio anterior.

Uma depressão recorrente ocorre quando os sintomas retornam meses ou anos após a recuperação. Isso é mais comum nos primeiros 6 meses. Cerca de 20% das pessoas com depressão apresentam recorrência.

De acordo com a SBP, entre 50 e 85% das pessoas que passam por um episódio terão um ou mais episódios ao longo da vida. Depois de dois ou três episódios, as chances de haver outro são muito maiores. Para aqueles que experimentam uma recaída na depressão, as bandeiras vermelhas podem ser diferentes a cada vez.

Sinais e sintomas de uma recaída da depressão

mulher deprimida
mulher deprimida

Muitas vezes, uma pessoa pode reconhecer os mesmos sinais de alerta de depressão que experimentou durante os episódios anteriores, mas às vezes eles podem ser diferentes.

Os sinais de alerta podem ser os seguintes:

  • Humor deprimido: sentir-se triste ou ansioso
  • Perda de interesse em atividades: menos prazer é sentido em hobbies, sexo ou outras atividades que a pessoa normalmente gosta.
  • Isolamento social: evitar pessoas e a perda de contato com amigos.
  • Fadiga: Tarefas diárias como lavar roupa, vestir-se e preparar comida podem ser mais difíceis e demoradas.
  • Sensação de agitação: inquietação, nervosismo.
  • Mudanças nos padrões de sono: insônia ou sono excessivo.
  • Alterações no apetite: aumento ou diminuição do apetite, o que pode levar ao ganho ou perda de peso.
  • Aumento da irritabilidade: irritar-se mais facilmente do que o normal.
  • Sentimentos de culpa e inutilidade: pensar muito sobre situações passadas.
  • Problemas de concentração e memória: os pensamentos e a conversa ficam mais lentos.
  • Dor física: dores de cabeça inexplicáveis, dores de estômago ou musculares.
  • Pensamentos suicidas e tentativas de suicídio: isso pode ser um sinal de um episódio depressivo grave.

Causas da recaída da depressão

Existem gatilhos específicos que podem causar um episódio depressivo em pessoas com histórico de depressão ou predisposição a ela.

Alguns gatilhos comuns para a recaída na depressão ou sua recorrência incluem:

  • Eventos de vida estressantes que ocorrem durante ou após a recuperação. Isso pode incluir conflito familiar, mudanças nos relacionamentos ou luto.
  • Recuperação incompleta do último episódio. Se a pessoa não recebeu tratamento completo para os principais sintomas, é mais provável que a depressão volte.
  • Abandono precoce do tratamento: Não existem soluções rápidas para a depressão. Continuar o tratamento por 6 ou mais meses depois de começar a se sentir melhor pode reduzir o risco de uma recaída na depressão
  • Condições médicas : Condições como diabetes, obesidade e doenças cardíacas podem aumentar o risco de novos episódios depressivos.

Como evitar depressão recorrente

siga o conselho do seu psicólogo para evitar uma recaída na depressão (1)
Siga o conselho do seu psicólogo para evitar uma recaída na depressão

Essas estratégias de prevenção podem ajudar a evitar que a depressão volte:

Siga seu tratamento: Termine o tratamento quando seu médico ou psicólogo assim determinar. Seguir o tratamento corretamente pode reduzir o risco de recaída, especialmente durante os 6 meses críticos após o término do tratamento.

Terapias baseadas na atenção plena. A atenção plena pode ajudá-lo a compreender os padrões de pensamento negativos e a encontrar maneiras de lidar com eles.

Eduque amigos e família: dizer aos amigos e familiares quais sinais de alerta devem ser observados pode ajudá-lo a detectar um episódio mais cedo.

Mantenha hábitos saudáveis: Alimente-se de maneira saudável, faça exercícios, durma o suficiente, realize técnicas de relaxamento, não negligencie as relações sociais e cuide de si.

Prepare-se para uma recaída: pode ajudá-lo a fazer um plano para que, se aparecerem os sinais de alerta, você possa agir rapidamente. Um profissional pode ajudá-lo com isso. Aqui estão alguns esboços de planos que você pode seguir com a ajuda de seu psicólogo.

Plano de prevenção de recaída

Aqui está um esboço que você pode preencher , se desejar, com a ajuda de seu médico ou terapeuta que pode ajudá-lo a identificar os sinais de uma recaída em seu próprio caso e o que você pode fazer para que ela não desapareça.

Situações que desencadearam um episódio no passado:

Sinalizadores vermelhos que experimentei no passado:

Coisas que me ajudaram quando passei por sinais de alerta:

Pessoas que me ajudaram e o que eu gostaria que fizessem:

Pessoas a serem contatadas em caso de emergência:

Plano de crise

Aqui deixamos para você um outro esquema, semelhante ao anterior, mas quando você já estiver passando por uma nova crise, para minimizar o seu impacto, saia dela mais cedo e fique seguro.

O que fazer se eu estiver em crise?

Maneiras de aliviar o estresse, ganhar equilíbrio, me acalmar ou me fazer sentir mais seguro:

Pessoas a quem ligar (amigos, família, psicólogos ou outros profissionais de saúde mental):

Recursos que posso usar (grupos de apoio, organizações …)

Outras coisas que eu ou outras pessoas podemos fazer para me ajudar ou me fazer sentir seguro:

Remédios que me ajudaram no passado:

Médicos que não me ajudaram:

Tipos de medicamentos que tomo:

Se eu ficar impossibilitado de lidar com meus assuntos pessoais, as seguintes pessoas concordam em ajudar (por exemplo, cuidar dos meus animais de estimação, notificar a família e o trabalho):

Nome e número de telefone

Que farão?

Como superar uma recaída da depressão

Quando sintomas preocupantes voltam durante o tratamento, pode significar que o tratamento não está funcionando como deveria. O médico pode recomendar a mudança do tipo de tratamento ou o aumento da dose do medicamento.

Que tratamentos podem ajudar?

Terapias psicológicas: como terapia cognitivo-comportamental ou terapias contextuais podem ser eficazes na redução do risco de uma recaída para a depressão.

Medicação: Antidepressivos ou estabilizadores de humor podem ajudar em alguns casos. Seguir as instruções do seu médico ao tomar esses medicamentos pode ajudar a reduzir o risco de recaída.

Atividade Física: Ficar ativo pode funcionar como um antidepressivo natural. A atividade física libera endorfinas que podem melhorar o humor.

Terapia eletroconvulsiva : em alguns casos, o médico pode recomendar este tipo de terapia. Embora seu uso seja controverso em alguns casos de depressão recorrente, pode ser eficaz.

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