Today: 26/02/2021
Por que o WhatsApp é tão popular
Otavio Carvalho Martins Posted on 20:54

Por que o WhatsApp é tão popular?

Por que o WhatsApp é tão popular? Quando se trata de mensagens instantâneas, há um aplicativo que tem uma adoção global maior do que qualquer outro – o Whatsapp. O serviço de mensagens instantâneas, lançado originalmente em 2009, é utilizado por mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo.

O que torna o WhatsApp é tão popular?

Antes de passarmos a alguns dos detalhes mais refinados da popularidade do Whatsapp, vamos colocar uma coisa em destaque – o Whatsapp é um App de comunicação gratuito e livre para usar.

Desde que você tenha WiFi ou dados disponíveis, você pode enviar mensagens, telefonar ou conversar por vídeo com praticamente qualquer pessoa no planeta sem pagar uma única taxa.

Embora isto não seja inovador em 2020, há uma década o Whatsapp inovou, trazendo funções que anteriormente muito caro e tinha uma qualidade muito ruim. Só por esse motivo, poderíamos entender por que o WhatsApp é tão popular.

No passado, as pessoas precisam pagar tarifas inflacionadas por minutos de ligações para o exterior, além de seus minutos de voz e plano de texto. Agora, desde que você tenha uma conexão estável à Internet e um plano de dados, ligar para qualquer país do mundo vem sem custos extras.

Apelo global

Onde o WhatsApp é mais usado no mundo
Onde o WhatsApp é mais usado no mundo

Uma das maiores razões pelas quais o Whatsapp é tão popular é por causa de seu pool internacional de usuários. Uma vez que começou a ser tendências em certas regiões, ele realmente decolou.

Em um mercado saturado de concorrência, aplicativos similares muitas vezes têm dificuldade de penetrar em novas regiões, mas acredita-se que o Whatsapp seja o principal serviço de mensagens móveis em pelo menos 112 países, o que é ainda mais notável visto que opera em 180 países em todo o mundo.

Graças a essa popularidade, empresas de desenvolvimento de aplicativos, têm criado versões alterativas para o WhatsApp. Essas versões são conhecidas como mod APK, e uma das mais famosas na atualizada é o WhatsApp Plus.

Essas versões possuem funcionalidades adicionais, mas é importante tomar cuidado antes de instalar em seu smartphone.

Onde o WhatsApp é mais usado no mundo?

O que Whatsapp é particularmente popular nos países da América Latina, onde é tão amplamente utilizada que tem todas as formas de comunicação datadas, como mensagens de texto ou chamadas.

Na América do Sul, pessoas e empresas utilizam o WhatsApp como principal forma de comunicação. Nas empresas, o WhatsApp Business se popularizou, não somente pela facilidade em se comunicar diretamente com seus clientes, mas também pelo alto custo de telefonia padrão.

Quando consideramos os altos custos de SMS internacionais e minutos de voz, não é de se admirar que até 93% das pessoas no Brasil, por exemplo, utilizem ativamente o aplicativo para ficar perto de entes queridos no exterior.

Usando o Whatsapp no exterior

Seja para trabalho ou lazer, viajar é um aspecto uniforme da vida moderna. Da mesma forma que o Whatsapp mudou a forma como as pessoas faziam chamadas internacionais, também tornou a comunicação durante as viagens, ou férias, muito mais fácil.

Agora, muitos que trabalham no exterior podem manter-se em contato com familiares de longa distância sem pagar um braço e uma perna em contas telefônicas extorsivas.

Acessibilidade

A ampla disponibilidade do software é certamente um grande fator na popularidade do Whatsapp.

Outro motivo que torna o WhatsApp é tão popular é que ao contrário de aplicativos similares que são exclusivos para dispositivos Apple, Android ou Windows, o Whatsapp é o que normalmente é chamado de “agnóstico de plataforma”, o que significa que o aplicativo pode ser instalado em quase qualquer dispositivo

Compartilhar contatos, conteúdo, sua localização e transmitir seu status são características legais do aplicativo. Porém, como citado acima, para muitos esses recursos não são suficientes.

Principalmente no publico mais jovem, a versão conhecida como GBWhatsApp tem aumentado a cada dia, devido suas personalizações tão adoradas por adolescentes.

Fazendo chamadas internacionais para o Whatsapp

Já se foram os dias de telefonemas internacionais extremamente caros. Uma grande parte da popularidade do Whatsapp é que você pode ligar para quem quiser, onde quer que esteja no mundo, sem pagar uma única taxa.

Na verdade, se você der uma olhada na declaração de missão deles, lê-se: “Por trás de cada decisão de produto está nosso desejo de deixar as pessoas se comunicarem em qualquer lugar do mundo sem barreiras”.

Como de costume, tudo o que você precisa é o número de telefone do destinatário, e você está pronto para ir! O uso do WhatsApp é tão popular em viagens, estreitando as barreiras da comunicação.

Veja Também: Impressora Multifuncional HP DeskJet Ink Advantage 2135

WhatsApp é tão popular quanto o Facebook

O Facebook é conhecido por usar seus bolsos profundos para fazer grandes aquisições, e com o Whatsapp não foi exceção. O gigante das mídias sociais anunciou um acordo para comprar o Whatsapp pela pesada soma de 16 bilhões de dólares em dinheiro e ações.

O aplicativo de mensagens oferece a seus usuários mensagens ilimitadas em dispositivos móveis. Se você ficar se perguntando por que ele é tão valorizado, aqui estão algumas das razões pelas quais o WhatsApp é tão popular em todo o mundo.

Motivos pelo qual o WhatsApp é tão popular

Sem Anúncios

A sério, nenhuma. O Whatsapp permanece completamente livre de anúncios.

“Quando nos sentamos para começarmos juntos há três anos atrás, queríamos fazer algo que não fosse apenas mais um clearinghouse de anúncios”, explica a empresa em seu blog. “Lembre-se, quando a publicidade estiver envolvida você o usuário é o produto”.

É Grátis

O Whatsapp permite que os usuários enviem mensagens gratuitamente pela Internet, de modo que ele contorna as operadoras telefônicas que, de outra forma, poderiam cobrar dos usuários o envio de textos através de suas redes. A instalação também é gratuita.

Não há necessidade de acrescentar contatos

Quando você baixa o aplicativo, o Whatsapp escaneia automaticamente através de seu catálogo de endereços e o conecta com aqueles que têm o Whatsapp instalado em seus telefones.

Monitoramento do Acesso Online

O Whatsapp tem um recurso de carimbo de data/hora “visto pela última vez” ou “online”, que informa se seus contatos estão online, e a última vez em que foram conectados ao Whatsapp.

Atualizações de status

Quer você queira estar disponível, ocupado, dormindo ou no ginásio, é fácil ser criativo com sua atualização de status.

Personalize as mensagens de grupo

Com o Whatsapp você pode transmitir uma mensagem para muitos contatos, mas cada pessoa receberá a mensagem individualmente.