Carregando...
Pets

Ter pets em apartamentos é possível! Entenda os cuidados necessários

Pets cuidados necessário

Cuidados para ter pets em apartamento: fique atento com a sacada!

De acordo com dados do IBGE atualizados pela inteligência comercial do Instituto Pet Brasil, em 2018 nosso país contava com mais de 130 milhões de animais de estimação.

Número que cresceu bastante ao decorrer dos anos e não tem previsão de queda. Afinal, os bichinhos trazem afeto, amor, carinho, companhia e momentos de diversão aos seus donos. 

Ajudam a diminuir o stress e conseguem trazer mais alegria e acolhimento para nosso lar. Além de fofos, os pets se adaptam facilmente a qualquer ambiente e não precisam de muito para ficarem satisfeitos.

Apenas alimentação, atenção e – principalmente – muito amor conseguem satisfazer os animais de estimação, deixando-os sempre felizes. É muito gostoso ter um pet em casa, isso é fato.

Entretanto, os bichinhos precisam de alguns cuidados. Dependendo do imóvel que tiver, é preciso fazer algumas adaptações na rotina e estrutura do local para receber os pets com segurança e bem-estar – para ambos os lados. 

Em apartamentos, por exemplo, ter cuidado com a sacada, janelas e levar o pet para passear é essencial para manter o bichinho calmo, feliz e seguro.

 Mas não se preocupe, com alguns ajustes na rotina e imóvel, poderá ter um animal de estimação tranquilamente, independentemente se vive em um apartamento ou casa.

A recompensa será companhia, amor incondicional e carinho.Vale muito a pena! Portanto, vamos te ajudar a preparar seu lar para receber um pet, principalmente se mora em apartamento. 

A seguir, veja alguns cuidados básicos para ter com seu bichinho de estimação no dia a dia para protegê-lo e manter seu bem-estar. Acompanhe!

Entenda alguns cuidados para ter pets em apartamentos

Poucas pessoas realmente não querem de forma alguma um bichinho de estimação. Muitos querem essa companhia, mas encontram algumas dificuldades, como o tipo de moradia.

Quem mora em apartamentos ou casas pequenas costumam pensar que não são lugares legais para os pets. Já que alguns precisam de espaço para brincar e gastar energia. 

Como dissemos, com amor e atenção, os bichinhos já ficam felizes e satisfeitos. Com algumas adaptações, todo imóvel pode receber pets com conforto, bem-estar (para o animal e moradores ) e segurança.

Em casas maiores, esse convívio é tranquilo. Com garagens ou quintais, os bichinhos ficam à vontade. Em imóveis menores, a dica é levar o bichinho para passear ou comprar itens de diversão para eles. 

Como os arranhadores. Existem de diversos tamanhos e formatos, não ocupará muito espaço do lar. O desafio é criar bichinhos de estimação em apartamentos, não é verdade?

Esses condomínios têm normas, a rotina pode sofrer algumas alterações e alguns pequenos ajustes precisarão ser feitos no imóvel. São cuidados básicos e que, no final das contas, valem muito a pena. 

Prepare o ambiente para a chegada do bichinho

Neste tópico, alguns cuidados são bastante importantes para a segurança do animal. Em apartamentos, o ideal é que todas as janelas que os pets alcançam ou tenham acesso contem telas de proteção.

Os bichinhos não raciocinam e são imprevisíveis. Desta forma, algum descuido pode causar acidentes mais sérios. Com a sacada, isso não é diferente. Além da tela de proteção, esse cômodo conta com mais uma opção de segurança, o envidraçamento de varanda

Ao colocar vidros na sacada, além de garantir a segurança dos pets, pode aproveitar o cômodo para colocar os arranhadores, brincar com o animal, manter o clima mais ameno dentro do imóvel, evitar que a chuva e vento atrapalhe o dia a dia dos moradores e pets, entre outras vantagens. 

Se puder, o envidraçamento é uma ótima opção para receber os pets com segurança dentro dos apartamentos. Além de evitar possíveis transtornos com os vizinhos, já que os vidros proporcionam maior isolamento acústico. 

Se o cachorro latir, por exemplo, o vizinho não se incomoda tanto.

Mais dicas para deixar o ambiente seguro! 

 Outra dica para preparar o local é ter cuidado com o que está em fácil acesso para os bichinhos. Plantas por exemplo estão sendo muito usadas na decoração. 

Entretanto, algumas são venenosas para os bichinhos. Então, cuidado! Objetos pequenos que o bichinho pode engolir e engasgar também devem ficar em locais de difícil acesso.

Para manter o convívio mais amigável, o ideal é deixar revistas, sapatos, meias e objetos que os bichinhos gostam de mastigar longe de seus caminhos – principalmente se for cachorros.

Mudança na rotina

Tudo depende de qual seu bichinho de estimação. Alguns precisam de mais cuidados que outros. Por exemplo, ter cachorros em apartamentos é possível, mas exige alguns cuidados específicos. 

Levá-los para passear é um deles. Alguns precisam de mais passeios do que outros – depende da idade, raça e tamanho da energia do pet. Estabeleça uma rotina, o levando para a rua alguns dias.

Ou, se preferir que o cachorrinho faça suas necessidades sempre fora do apartamento, o leve todos os dias no mesmo horário para passear. O animal entenderá que aquele é o momento de fazer suas necessidades e evitará sujeira dentro de casa.

Lembre-se: são bichinhos, deixe sempre um espaço reservado para o xixi e cocô deles. Eles não raciocinam como nós. Então, a dica é: monte uma rotina com seu pet, com horário de comer, lugares para encontrar a ração, dormir, para fazer suas necessidades e brincar.

Reserve um tempo para brincar com o pet, eles adoram e você também vai amar. É um momento de carinho, leveza e diminui o stress. Adestrar os pets pode ser uma ótima ideia, existem diversos vídeos e conteúdos ensinando algumas técnicas.

Ajudam muito! Confira as normas do condomínio, crie um ambiente seguro para o pet, estabeleça uma rotina, regras e pronto, terá um companheiro (a) para todos os dias com muito amor envolvido e sem dores de cabeça.

%d blogueiros gostam disto: