Carregando...
FinançasNegócios

Consórcio é uma modalidade de compra a longo prazo: entenda os motivos!

Consórcio modalidade em compras

 Consórcio é uma modalidade de compra a longo prazo?

Para comprar um imóvel, veículo ou bens de alto valor, as pessoas têm 3 opções atualmente: pagar à vista, pedir um financiamento em instituições financeiras ou por meio do consórcio. 

O fato é que realizar o sonho de conquistar o patrimônio desejado com o consórcio é, sem dúvidas, um dos caminhos mais seguros e benéficos existentes no mercado hoje em dia. 

Sem taxa de juros ou parcela de entrada, o consórcio é acessível que torna o caminho até a conquista do bem mais rápido e acessível. Entretanto, quando o assunto é esse, sempre surgem dúvidas sobre o tempo do contrato de consórcio.

É uma modalidade a longo prazo? Se sim, o que isso quer dizer? São perguntas muito válidas, dado que ao decidir adquirir um bem, deseja planejar como e quando começará a usá-lo, tem a ansiedade de estar realizando um sonho e outras questões com o tempo. 

O consórcio é uma modalidade a médio e longo prazo. Depende do tipo de contrato, tempo de duração e principalmente, quando será contemplado. Para entender melhor essa questão, é preciso compreender todas as etapas do consórcio. 

Você conhece? Fazer ou não um consórcio é uma decisão importante, na qual deve ser tomada com conhecimento de todos os benefícios e características dessa operação. 

A seguir, explicaremos de forma clara o que é consórcio e como essa modalidade funciona. Assim, conseguirá entender sobre a duração dessa operação com mais facilidade. 

Se está pensando em ser um consorciado, não fique com dúvidas. Acompanhe o conteúdo e descubra tudo sobre essa operação. 

 Como funciona um consórcio?

Consórcio é uma modalidade de compra em grupo. Basicamente, as administradoras – empresas que organizam e dão segurança à operação – reúnem diversas pessoas que têm o mesmo objetivo. 

Comprar um imóvel, por exemplo. Então, todas essas pessoas que querem comprar algum tipo de imóvel por meio do consórcio são reunidas em um grupo. Cada integrante tem a sua cota, que é o número de identificação de cada participante.

É possível que uma só pessoa compre duas ou mais cotas, para aumentar as chances de ser contemplado. Então, mensalmente, os participantes contribuem com uma quantia pré estabelecida para a criação de um fundo coletivo.

Cada consorciado recebe um boleto no mês para pagar a quantia O objetivo é que o fundo coletivo tenha dinheiro suficiente para que todos os integrantes recebam o valor do imóvel (seguindo o exemplo anterior ) à vista.

De tempos em tempos, na maioria dos casos, mensalmente, a administradora faz uma assembleia. Nesse momento, a empresa confere a situação de cada consorciado, confere pagamentos, analisa documentos, dentre uma série de atividades para garantir que o consórcio está rodando perfeitamente. 

Quando acontece a contemplação do consórcio 

São nessas assembleias, inclusive, que um consorciado por vez é contemplado. Isso é: ele é sorteado para receber a carta de crédito que nada mais é do que o documento com o valor à vista da compra para adquirir o bem que deseja.

Então, uma vez ao mês, um consorciado é contemplado para adquirir seu bem. Todos os integrantes têm a mesma chance e a operação é feita de forma transparente e imparcial pelas administradoras. 

Caso algum consorciado não queira esperar até ser contemplado, pode dar um lance durante a assembleia. Ele terá que desembolsar do próprio bolso, mais aportes financeiros e caso o valor do lance seja o maior oferecido no mês, pode receber a contemplação.

Após ser contemplado, todo consorciado segue pagando as parcelas mensais até o encerramento do contrato. Lembrando que todo esse processo é organizado pelas administradoras. 

É uma modalidade a longo prazo?

Ficou claro? Sabendo desse processo, é mais fácil compreender a questão do tempo. O consórcio é uma modalidade de compra programada. Isso é: o comprador paga as parcelas de forma antecipada, sem se enfiar em dívidas para adquirir um bem.

Geralmente, o tempo de contrato de consórcio varia, mas costumam ser longos. Um consórcio de imóveis, por exemplo, pode ter duração em média de 180 meses (15 anos).

É possível que você seja o primeiro sorteado, podendo adquirir o bem no primeiro mês de consórcio. Mas também há chances de ser o último. Então, o tempo para conseguir usufruir do bem depende. 

É por isso que muitos dizem que o consórcio é uma modalidade de compra a longo prazo, os contratos são longos. Essa alternativa tem muitos benefícios, como vimos não cobra taxa de entrada ou juros.

Caso não pague a parcela mensal, não poderá ser sorteado até que regularize a situação. Simples assim. 

 Como entrar em um consórcio 

Para adquirir um bem por meio do consórcio é simples, basta procurar uma boa e confiável administradora e indicar qual bem quer adquirir. Lembrando que existem consórcios de imóveis, automóveis, para reformas ou construções, realização de cirurgias plásticas e muito mais.

É a modalidade perfeita para quem quer adquirir um bem, sem se endividar ou se afundar em juros.

%d blogueiros gostam disto: