Carregando...
Beleza

Como cuidar para as roupas durarem mais?

Cuidados qualidade roupas

Os profissionais da Ellegancy Costuras (elcosturas) sabem tudo sobre costuras e reformas em roupas. É com as dicas deles que construímos um tutorial ensinando você a como cuidar bem de suas peças para que elas tenham maior durabilidade. 

Separamos 7 dicas importantes que devem ser postas em prática para garantir a beleza de suas roupas por um longo período de tempo. Vamos conferir?

  1. A etiqueta diz tudo

Primeiramente, não adianta querer que a roupa dure muito se o material que a compõe não é de boa qualidade. Por isso, para evitar frustrações, antes de adquirir qualquer peça, verifique as informações contidas em sua etiqueta. 

Quer saber quais os materiais merecem sua preferência? São o algodão, o linho e a seda, pois são fibras naturais e apresentam muito mais durabilidade. Algumas roupas são confeccionadas com um misto desses materiais ou 100% algodão. 

Já outros tecidos, que são sintéticos, podem ter uma durabilidade bastante reduzida. Com o passar do tempo, a tendência deles é se desbotar e perder sua estrutura. Aqueles mais elásticos também podem não ser a melhor alternativa. 

Outro aspecto a se observar são as cores das suas roupas. Peças de cores neutras e brancas podem passar por mais lavagens sem problemas, enquanto as coloridas podem perder sua coloração com nesse processo. 

Para evitar esse tipo de problema, atente-se às etiquetas e às informações que ela traz.

  1. Siga corretamente as instruções

Como dito anteriormente, a lavagem pode interferir diretamente na durabilidade e na beleza da peça. É exatamente por isso que toda roupa vem com uma instrução de lavagem em sua etiqueta. É necessário seguir à risca o que diz lá para não estragar o tecido. 

Portanto, obedeça o modo de lavar, de estender e de passar as roupas. Isso deve ser muito observado principalmente quando a orientação é lavar separadamente e secar à sombra, pois isso significa que a roupa pode soltar tinta e perder sua coloração.

  1. Guarde as roupas de forma correta

Não adianta muita coisa lavar bem e guardar de forma inadequada. Não é apenas o processo de lavagem que modifica a estrutura da roupa, até a gravidade pode fazer isso. É por esse motivo que a orientação é dividir por tecidos no guarda roupas.

Malhas, lurex e tricot são tecidos muito maleáveis e que estivam. Para evitar a ação da gravidade sobre eles é recomendado que fiquem dobrados em prateleiras ou gavetas. Só devem ser abertas na hora de vestir.

Já algodão, tricoline, linho e tecidos mais estruturados e menos maleáveis, podem ficar pendurados em cabides. Assim, evita que fiquem marcados e precisem passar pelo calor do ferro antes de serem utilizados. 

  1. Não guarde roupas manchadas

Aquela mancha de molho ou achocolatado precisa ser removida imediatamente. Nada de colocar no cesto de roupas sujas e esperar o dia de lavar. Deixar a mancha por muito tempo na roupa pode comprometer a fibra e ela nunca mais sair.

Além disso, é importante evitar alvejantes que possam ser agressivos à peça. Assim que se sujar, faça o que estiver a seu alcance para lavar. Se não estiver em casa, uma levadinha rápida com um sabão em alguma pia já ajuda, mesmo sem tirar a peça. 

O importante é remover a maior parte da sujeira o quanto antes. 

  1. Lave poucas vezes

Às vezes nós deixamos uma roupa guardada por muito tempo e ela pega aquele cheirinho de armário. A nossa primeira ideia é lavar para deixá-la mais perfumada. Mas isso pode acabar prejudicando as fibras do tecido. O ideal é colocar as peças ao sol sempre que possível para evitar que fiquem mal cheirosas. 

A roupa só deve ser lavada quando estiver suja. Quanto mais se lava mais se perde, portanto, evite lavar constantemente e tenha cuidados diários com as que estão guardadas. 

  1. Cuidado com máquina de lavar 

Não é toda roupa que pode ir à máquina, algumas devem ser lavadas à mão e separadamente. Obedeça essas regras para não perder uma roupa especial já na primeira lavagem. 

Mesmo roupas que podem ir para a máquina, devem ser lavadas à mão ao menos uma vez, para que se elimine sujeiras que não saem de outra forma. 

  1. Não lave todas as peças juntas

Separe suas roupas por cor, modelo, tecido, tamanho e etc. Colocar blusas e toalhas juntas na máquina, por exemplo, pode danificar ambas as peças. 

Outra dica é não encher a máquina demais para que o sabão possa penetrar todas as peças e lavar bem as roupas. Quanto mais cheia a máquina estiver, menos espaço sobra para a água circular com o sabão. O resultado são roupas mal lavadas e sem perfume. 

Além disso, verifique bolsos para que nenhuma moeda ou qualquer outro objeto entre e acabe danificando a máquina. 

Com essas dicas fica fácil manter suas roupas sempre novas e bem apresentáveis. Caso você tenha alguma roupa para reformar, a Ellegancy Costuras (elcosturas) ficará feliz em ajudar. 

 

%d blogueiros gostam disto: