Carregando...
Esporte

5 momentos marcantes de Ronaldinho Gaúcho no futebol brasileiro

Momento marcante no futebol brasileiro

A carreira profissional de Ronaldinho iniciou-se no time do Grêmio. Em 1997, ganhou o título Sub-17 jogando pelo time. Sua primeira aparição como profissional foi em 1998, na Copa Libertadores da América, onde logo sua habilidade e seu grande domínio de bola começaram a ser notados pelos clubes.

Já no Barcelona, venceu o prêmio Melhor Jogador do Mundo pela FIFA em 2004 e 2005, época em que viveu o grande auge de sua carreira. Foi o primeiro (e ainda é o único) futebolista na história a ter conquistado Liga dos Campeões da UEFA, a Libertadores, a Copa do Mundo e a também ter sido eleito o Melhor do Mundo.

Momentos marcantes de Ronaldinho no futebol brasileiro

  • Dribles contra Dunga e taça

O primeiro momento mais marcante foi de um Grenal decisivo, em 1999, quando praticamente encerrou a carreira de Dunga como jogador profissional. Ronaldinho deu dribles desconcertantes no capitão da Seleção Brasileira de 1994 e ajudou o Grêmio a conquistar o título gaúcho. Isso lhe reservou uma convocação à Seleção Brasileira.

  • Na Seleção

Já com a camisa amarelinha, veio o batismo “oficial”, feito por Galvão Bueno, narrador da TV Globo. O primeiro gol pela Seleção Brasileira foi contra a Venezuela. Na primeira bola que tocou, já marcou o gol. E a narração, O Galvão Bueno o batizou como Ronaldinho Gaúcho ali, naquele lance.

  • Malandragem contra Rogério Ceni

Antes que o jogo fosse reiniciado, Ronaldinho Gaúcho, sem marcação alguma, se aproximou de Rogério Ceni e limpou a boca com a água da garrafa do goleiro são-paulino. A defesa tricolor sequer percebeu o craque do Galo. Ronaldinho se aproveitou da desatenção são-paulina e recebeu a bola de lateral. Rapidamente, ele cruzou e Jô completou para a rede. O lance aconteceu em 2013.

  • Gols por debaixo da barreira

Ronaldinho ficou conhecido por popularizar a barreira deitada. Em uma cobrança de falta, no jogo entre Flamengo e Santos, esperou a barreira saltar e chutou a bola por baixo dos jogadores do Santos. Ronaldinho fez o mesmo contra o Inter em 2011, e em 2006, contra o Werder Bremen, pelas quartas de final da Liga dos Campeões.

  • Show na Copa das Confederações

Foi na semifinal da Copa das Confederações de 1999, disputada no México, que Ronaldinho fez um Hat-Trick, marcou três gols em uma única partida com a Seleção pela primeira vez. Uma goleada imperdoável sobre a Arábia Saudita por 8 a 2, no Estádio Jalisco. Ele já vestia a camisa 7 e era um dos destaques daquela Seleção.