Carregando...
DicasEmpreendedorismoFinançasNegócios

4 Investimentos tão seguros quanto a poupança e mais rentáveis do que ela

Investimento

Ao se discutir sobre investimento, cada pessoa pode possuir sua preferência na hora de escolher. Existem aquelas que não sentem medo de arriscar alto. No entanto, outras pessoas podem possuir um perfil mais conservador, e preferir colocar a segurança de um investimento acima do lucro.

Felizmente, hoje em dia existem opções de investimentos que podem proporcionar bastante segurança, além de oferecer rendimentos consideráveis. E esse tipo de investimento pode ser ideal para pessoas que procuram por bons rendimentos, sem deixar a segurança de lado.

Sabemos que a poupança é bastante conhecida pela segurança que proporciona. Porém, a partir de agora, iremos falar sobre alguns outros tipos de investimentos tão seguros quanto ela, e de rendimento que podem ser superiores. 

Continue com a gente e venha descobrir quais são.  

Por que muitos ainda preferem investir na poupança?

Investir na poupança, ainda remete as pessoas, a ideia de segurança. Afinal, nada mais tranquilo que deixar nosso dinheiro na poupança, enquanto rende algum retorno. E por isso, a poupança ainda é uma das modalidades consideradas mais seguras pelo investidor brasileiro.

Infelizmente, poucas pessoas sabem, mas os rendimentos obtidos pela poupança, na maioria das vezes, não acompanham o aumento do valor da inflação. Além disso, esses rendimentos podem ser afetados por outros, por outros fatores, tornando a rentabilidade real negativa.

No entanto, a poupança possui as vantagens de se poder investir com pouquíssimo dinheiro e não necessita muita disciplina financeira para que renda algum valor. Além disso, para se investir na poupança não precisa de conhecimentos financeiros aprofundados. Basta que se deixe o dinheiro sob custódia da instituição. 

Investimentos tão seguros quanto a poupança e mais rentáveis do que ela

Visto as principais vantagens e desvantagens de se investir na poupança, chegou a hora de conhecermos alguns investimentos alternativos. Como as opções de investimentos podem ser bastante diversas, nada melhor que conhecê-las e comparar para saber quais oferecem as melhores oportunidades.

Mas, o melhor de tudo, é que os investimentos que apresentaremos se caracterizam por serem tão seguros quanto a poupança. Além disso, muitos deles podem oferecer uma rentabilidade até superior. 

Tesouro direto

 Investir no tesouro direto significa ter liquidez, segurança e autonomia. Esse investimento funciona com a compra de títulos emitidos pelo governo. Assim, ao comprar esses títulos, você na verdade está emprestando dinheiro ao Estado. O lucro vem através dos juros que o governo paga.

Para as modalidades de investimento no Tesouro Prefixado, ou o Tesouro 

Prefixado com Juros Semestrais, já se conhece o valor do resgate antecipadamente. Para isso basta manter o investimento corretamente até a data do vencimento.

LCI

A sigla LCI significa Letras de Crédito Imobiliário. Esse tipo de investimento proporciona renda fixa e é isento do pagamento do Imposto de Renda.

Funciona como compra de títulos emitidos por instituições financeiras. Ao comprar esses títulos, você estará emprestando dinheiro às instituições e obterá lucro na forma de juros. Percebe-se, então, que funciona de maneira bem parecida com a compra de títulos do governo.  

Os valores arrecadados pelas instituições na forma dos títulos emitidos devem servir para financiar operações no setor imobiliário. Além de bancos, outras instituições como sociedades de crédito imobiliário, associações de poupança e empréstimo, além de companhias hipotecárias, também podem emitir esses títulos.

Assim, os LCIs podem vir como prefixados, pós-fixados ou atrelados a variações influenciadas pela inflação.

LCA

Investir em LCA significa comprar letras de crédito do agronegócio. Investir em LCA também possui isenção no pagamento de Imposto de Renda. E também é uma forma de se obter renda fixa.

Funciona como a modalidade LCI. A diferença está na destinação do dinheiro arrecadado pelas instituições.

Ou seja, o dinheiro que se arrecada pelo LCA serve para aplicar em toda a cadeia do agronegócio. Assim, vão servir de empréstimos a produtoras rurais e também cooperativas.

E assim como no LCI, os investimentos podem ter seus juros pré-fixados, pós-fixados, ou atrelados à inflação.

LC

A sigla LC significa Letras de Câmbio. São títulos de renda fixa, que permitem às instituições financeiras obter dinheiro junto aos seus investidores, para o custeio de seus empréstimos. Por isso, em troca, as instituições oferecem uma taxa de rentabilidade durante o período do investimento.

Sociedades de crédito, financiamento e investimento podem oferecer LCs. Assim, existem três maneiras possíveis de comprá-las: pré-fixada, pós-fixada ou híbrida. As letras de câmbio podem envolver diferentes valores mínimos para o início do investimento. Assim como os prazos para resgate podem variar bastante também, dependendo do produto adquirido.

Assim, o lucro obtido nesse tipo de investimento será calculado pelo valor investido e corrigido pela inflação, junto com a taxa de rentabilidade. O prazo para o resgate é combinado antes da compra do título. 

Mas atenção, resgatar o investimento antes do prazo estabelecido pode trazer algum prejuízo ao lucro final. O ideal é que sempre se espere chegar o prazo final para fazer o resgate.