Carregando...
casaModa

Como escolher o tamanho ideal de cortina para sala?

Cortina de sala

Escolher uma cortina para sala requer avaliação de alguns pontos. Veja quais são eles e confira dicas de como escolher a ideal. 

Tipo de cortina ideal para cada ambiente

Em primeiro lugar, saiba que, antes de escolher o tipo de cortina ideal para sala, você precisa saber algumas coisas. Uma sala, antes de ser um espaço para receber as visitas, é um lugar de convívio das pessoas que moram ali.

Por isso, devem ser locais bem hospitaleiros para essas pessoas e que digam um pouco sobre quem elas são. Para isso, há algumas informações, como as da psicologia das cores, por exemplo, que podem ajudar na decisão. 

Cortinas para sala com tons mais claros e neutros expressam leveza, limpeza e tranquilidade. Já cores mais vibrantes, como vermelho e amarelo, trazem energia, alegria e um ar de otimismo ao ambiente. 

Além disso, há outros pontos a serem observados. Dentre eles, a quantidade de luz que entra pela janela na sala, a disposição dos eletrônicos, como televisão, entre outros. 

O que é o cortineiro e qual deve ser o tamanho?

Um cortineiro é uma espécie de espaço para cortina que pode ter algumas variações. Pode também ser feito com alguns diferentes materiais. 

Desse modo, o tamanho ideal de um cortineiro de cortina para sala pode variar conforme alguns fatores. Deve ser um pouco maior que o tamanho da janela e ter uma espessura suficiente para comportar o encaixe da cortina.

Além disso, alguns podem conter também luzes de led embutidas, ou serem embutidos em um teto de gesso, por exemplo, então, essas medidas podem variar. 

Entretanto, caso você opte por esse modelo de colocação, deve avaliar e anotar bem todas essas informações antes de reunir os materiais e começar a moldar o espaço da sua cortina. 

Como calcular e medir o tamanho ideal para a cortina?

Basicamente, apesar das muitas fórmulas que existem para calcular o tamanho ideal da cortina para sala, é bem simples. 

Em resumo, você deve verificar uma largura um pouco maior do que a janela e incluir, além da altura dela, o tamanho até o encaixe e a altura até onde deseja que a cortina vá. 

Isso pode significar que você deva aumentar duas vezes a largura, ou algo em torno de 10 a 15 centímetros em cada lado dela. Quanto à altura, a variação pode ser maior.

O espaço entre o início da janela e a inserção da fixação dela, que geralmente é um pouco mais acima, não costuma ser muito. Algo próximo a 10 centímetros costuma ser o bastante. 

Caso opte pela colocação de um cortineiro embutido, poderá precisar de um pouco mais de altura. Calcule a distância entre o início da fixação, que costuma ser no teto, até o local de início da janela. 

Ademais, você precisa analisar qual o melhor comprimento antes de escolher uma cortina para sala. Se sua casa possui crianças, animais, móveis e outros fatores para os quais uma cortina muito longa possa ser um problema ou risco, é melhor optar por um comprimento menor. 

Todavia, para grandes janelas ou locais mais espaçosos, costuma ser mais elegante a colocação de uma cortina de comprimento maior. Delimitar isso com uma pequena fita pode ser útil na hora de tomar as medidas. 

Escolhendo uma cortina para sala

Agora que você já entendeu alguns detalhes para escolher uma cortina para sala, pode procurar melhor uma para a sua sala. 

A melhor cortina para você sempre vai dizer um pouco sobre quem você é. Também é válido lembrar qual a mensagem que deseja transmitir a você mesmo e às pessoas que frequentam sua sala. 

Dessa forma, se você costuma passar muito tempo durante o dia assistindo televisão na sala, pode ser importante ter uma cortina que ajude a evitar que a luz atrapalhe a reprodução da imagem. 

Mas, se você gosta ou precisa ter mais claridade nesse espaço durante o dia, é importante escolher um tecido mais leve e uma cor mais clara. Ou se por acaso tem problemas com privacidade, um tecido um pouco mais pesado e claro pode ajudar. Passará a claridade necessária e lhe garantirá mais privacidade também. 

Dicas e considerações finais

Assim, é bastante ideal que você tenha em mente que tipo de cores e materiais pretende utilizar antes de tomar medidas. Alguns materiais vão necessitar de cuidados mais especiais, mais tecidos, dentre outros. 

Todavia, pode ser que você escolha com um tecido muito leve e precise instalar um bloqueador de luz também. Por isso, procure avaliar o nível de transparência do material. 

Então, tendo todas essas notas em mente, meça e liste os materiais para instalar a sua cortina para sala. Caso você mude de ideia sobre algum ponto, não se preocupe. 

Por causa disso, a vantagem das cortinas é que é possível retirá-las e trocá-las. Nem sempre seu humor deseja a tranquilidade do branco, o romantismo do rosa, e não há qualquer problema. Sempre será possível escolher outra cor. Além disso, caso se mude, é possível levá-la e fixá-la em outro local também.