Carregando...
Construção CivilNegócios

Furar parede de concreto: como fazer, dicas e ferramentas ideais

Ferramentas

As paredes de concreto são usadas normalmente em grandes empreendimentos para diminuir gastos e acelerar a construção. Os trabalhadores são treinados e o uso das chapas se torna uma excelente alternativa.

Porém, os compradores dos imóveis podem sofrer com a dificuldade na hora de instalar algum aparelho que exija perfuração. Acontece que o concreto é muito duro e são necessárias técnicas específicas para fazer isso. 

Como furar uma parede de concreto?

Fazer um furo no concreto é algo bastante útil em alguns casos por questões práticas.. Você pode instalar prateleiras ou luzes, pendurar pinturas e fazer muito mais, tudo rápido e seguro. O processo em si é bem simples, mas é necessário selecionar as ferramentas certas e entender como usá-las.

Continue lendo e aprenda como furar uma parede de concreto sem se desesperar. Vamos falar agora sobre quais as ferramentas necessárias e como você deve fazer todo o processo, acompanhe.

Quais ferramentas devo usar?

Para perfurar a parede como um profissional, você vai precisar de algumas ferramentas e materiais bastante específicos. Talvez não tenha todos em casa, mas poderá consegui-los facilmente em uma loja de ferramentas online ou física. 

  • Lápis de carpinteiro
  • Furadeira
  • Fita adesiva
  • Óculos de proteção
  • Brocas de carboneto de tungstênio para alvenaria 
  • Pregos grandes de alvenaria
  • Martelo
  • Ar comprimido enlatado
  • Vácuo

Dicas para furar sua parede de concreto do jeito certo

Agora que você já conseguiu tudo em uma loja de ferramentas e está confiante, vamos para o passo a passo de como furar uma parede de concreto. Não desanime e siga corretamente as instruções e, acredite, vai dar certo!

Escolha a furadeira correta

Mencionamos acima que você precisará de uma furadeira, certo? Mas não será qualquer uma. O ideal é uma de alto impacto, pois o concreto pode se tornar quase impossível de furar com uma convencional. 

Diferente das furadeiras comuns, a de alto impacto dá fortes golpes no concreto e consegue perfurar a parede mais rapidamente. Apesar de o investimento ser mais alto, poupa muito tempo e paciência.

Encontre a broca ideal

A broca para alvenaria com ponta de carbureto é ideal para perfurar concreto, pois são capazes de suportar os golpes fortes que são dados pela furadeira de alto impacto. As brocas ideais são:

  • SDS-Plus: utilizada em marteletes de até 4 kg.
  • SDS-Max: usada em marteletes superiores a 4 kg.
  • Broca de vídea

Determine a profundidade

No manual de instruções de sua furadeira tem uma informação importante, ele diz se há ou não um ajuste ou guia de profundidade. Caso tenha, lá também estará explicando o modo correto de utilizá-lo.

Caso não haja esse recurso, você deve medir o tamanho do parafuso que será utilizado e marcar esse tamanho na ponta da sua broca, seja com lápis ou mesmo com fita. Se você não conhece a profundidade exata, siga estas dicas:

  • Como o concreto é muito rígido, para pendurar objetos leves basta um parafuso de 2,5 cm. Para objetos maiores, veja se a embalagem informa o tamanho ideal. Caso não, opte por parafusos maiores, com 3 cm ou mais.
  • Adicione 6 mm à profundidade do furo, pois o acúmulo de poeira dentro do buraco, resultante da perfuração, precisa ser compensado. Caso use um soprador no final do processo, pode dispensar essa dica.

Marque o local do furo

Agora você deve usar o lápis de pedreiro, ou mesmo um giz comum, para marcar o loca exato onde será feito o furo. Para definir esse local, use uma trena e meça todos os ângulos corretamente.

Como esse marco será apagado por conta do furo, não precisa se preocupar com questões estéticas. Até porque o objeto será pendurado sobre o lugar marcado.

Faça o furo segurando firmemente a furadeira

Agora chegou a hora de fazer o furo. Como você está usando uma furadeira de impacto, certifique-se de segurar corretamente e com bastante firmeza para não sofrer com o efeito rebote dos golpes. 

Além da força para segurar, é preciso ter certeza de que estará segurando na posição correta. essas dicas podem ajudar você nisso:

  • Com a mão que você mais usa segure a furadeira. 
  • Use essa mesma mão para acionar o gatilho. Com a outra, formando um U, segure a parte frontal da ferramenta para dar apoio e evitar que ela saia da posição.
  • Alinhe corretamente para que o furo seja feito corretamente. 

Sopre a poeira

À medida que você faz o furo, uma poeira vai se formando lá dentro. Use um soprador, que é um ar enlatado,  para limpar e garantir que a profundidade está de acordo com o tamanho do parafuso. 

%d blogueiros gostam disto: