Carregando...
Saúde e Bem Estar

Dores nas pernas: como aliviar esse incômodo tão recorrente?

Dores nas pernas

Dores nas pernas é um problema recorrente para muitas pessoas, principalmente aquelas que trabalham muito tempo em pé ou ou ficam muitas horas sentadas.

Muitas são os fatores que podem provocar dores e incômodos nas pernas, e dentre as causas mais comuns estão:

  • Má circulação sanguínea;
  • Retenção de líquido;
  • Dor no nervo ciático;
  • Uso frequente de sapatos de salto alto;
  • Varizes;
  • Inflamações;
  • Entre outros.

Se você sente dores nas pernas com muita frequência, é sempre recomendável que busque um profissional especializado para que ele diagnostique o problema, e você possa realizar um tratamento adequado.

Porém algumas mudanças nos seus hábitos diários e medidas simples incorporadas à sua rotina são muito eficazes para aliviar as dores, a sensação de cansaço e peso nas pernas.

Pensando nisso, elaboramos esse texto para que você conheça algumas práticas que te ajudarão a aliviar e até mesmo prevenir esse incômodo. Acompanhe.

Como aliviar as dores nas pernas?

Muitas são as formas de aliviar e prevenir as dores nas pernas, as que estão listadas aqui podem parecer banais para algumas pessoas e muito difíceis de realizar para outras, mas são imprescindíveis se você quiser amenizar esse problema.

O fato é que os resultados são comprovados e muitas pessoas relatam uma melhora considerável nas dores a partir do momento que incorporam essas práticas em suas vidas. 

Alimente-se bem e de forma saudável

Aqui, a máxima: ‘você é o que você come’ faz todo sentido. 

Não é de hoje que médicos, nutricionistas e outros especialistas comentam o efeito extraordinário que uma alimentação equilibrada e saudável traz para o organismo.

Se alimentar bem, com uma dieta rica e variada é fundamental no combate e prevenção de doenças, ter um bom desenvolvimento e desempenho físicos, e trazer bem estar.

Uma alimentação rica em nutrientes, sempre acompanhada de frutas, legumes, verduras, grãos, etc., é necessária para manter o equilíbrio, fornecer energia e bem-estar de forma geral.

Além de auxiliar no sistema imunológico, melhorar o humor e a disposição, reduzir o cansaço e o estresse diários, melhorar a qualidade do sono e o funcionamento do sistema digestivo.

Se alimentar bem é requisito básico para o bom funcionamento do corpo de forma integral e isso inclui as pernas.

Evite alimentos industrializados ultra processados, embutidos, gordurosos e muita fritura, que são inflamatórios e pobres em nutrientes necessários ao corpo.  Ter uma alimentação saudável é a base para garantir uma boa qualidade de vida.

Pratique exercícios físicos

Praticar exercícios físicos é muito importante, principalmente se você sofre com dores nas pernas.

Além de ser protagonista no fortalecimento muscular, auxilia na circulação sanguínea, melhora a respiração e traz benefício para a estrutura corporal de forma completa.

Fazer caminhadas, andar de bicicleta, realizar atividades como natação e hidroginástica, ou qualquer outra atividade de seu interesse com frequência evita ou diminui câimbras, formigamento, sensação de peso, incômodos e dores nas pernas.

Para muitos, pode parecer difícil iniciar a prática de exercícios físicos, seja por preguiça ou falta de tempo, mas quaisquer que sejam elas, os benefícios são garantidos e duradouros. Consulte sempre seu médico para que ele recomende a prática ideal para seu caso.

Eleve as pernas

Em casa, após um longo dia de trabalho ou outras atividades, deite-se com vários travesseiros sob os pés ou sente em uma cadeira e coloque os pés em outra cadeira.

A elevação das pernas ajuda o sangue a fluir mais facilmente, pois auxilia o coração a empurrar com mais força o sangue no sistema vascular, diminuindo a ação da gravidade que puxa o sangue para baixo, aliviando, assim, as dores, o inchaço e a sensação de cansaço. Essa é uma medida simples, mas com resultados muito eficazes

Atente-se para o uso dos calçados

O uso dos calçados é um fator muito importante a ser considerado quando o assunto é dor nas pernas.

Sapatos com salto muito alto e usados de forma frequente podem trazer riscos à saúde. A estrutura desse tipo de calçado, que eleva o calcanhar mais que os dedos, faz com que o peso do corpo seja depositado na parte da frente dos pés, causando desequilíbrio na distribuição do peso corporal, mudança na forma de andar e na postura.

Seu uso frequente pode causar maiores riscos de torções, e desenvolvimento de problemas como dores, joanetes, tendinite, calosidades, bolhas, etc. Se o seu ambiente de trabalho exige o uso de saltos, opte por modelos que abraçam os pés, e tragam maior conforto e qualidade para o andar, como os com salto plataforma.

O calçado ideal é aquele que respeita o formato e o tamanho dos pés e são  fabricados com materiais de qualidade. Se você precisa usar saltos, incorpore palmilhas ortopédicas para proporcionar maior conforto e evitar problemas, uma boa dica é alternar os sapatos altos com aqueles com saltos mais baixos.

Use meias de compressão

As meias impressoras são um acessório fundamental para quem sente dores nas pernas. Elas são o melhor tratamento clínico quando se trata de má circulação.

Uma meia de compressão adequada proporciona conforto, e bem estar. Elas são indicadas para combater problemas como trombose e insuficiência venosa, entre outros. 

Estas foram algumas práticas e medidas para você incorporar à sua rotina e melhorar sua qualidade de vida. Qual delas já faz parte de sua vida?

%d blogueiros gostam disto: