Carregando...
BelezaDicas

5 Erros ao lavar as toalhas que você já cometeu

Erro na lavagem das toalhas

Quer saber quais são os 5 erros ao lavar as toalhas que você já cometeu? Então fique de olho nas próximas linhas, e acredite, o último erro vai te surpreender!

Algumas coisas nos parecem óbvias em um primeiro momento, afinal de contas, quem não sabe lavar uma toalha? Mas a verdade é que essas peças possuem características muito únicas, pois possuem uma função muito diferente dos demais tecidos que estamos habituados a usar.

Justamente por possuírem uma finalidade diferente, a forma como as toalhas devem ser lavadas e conservadas deve ser única (ou o mais próximo disso). E por este motivo, não é incomum que cometamos erros ao lavar as toalhas. Então sem mais delongas, vamos conhecer os 6 ao lavar as toalhas que você (certamente) já cometeu.

Não lavar assim que se compra

Tudo bem, talvez esse não seja um dos erros ao lavar as toalhas mais comuns, mas sabemos bem que a correria do dia a dia às vezes nos faz tomar algumas decisões precipitadas. Como por exemplo usar uma toalha que acabou de ser comprada sem se quer lavar antes.

O problema é que existe o fato de que para terem uma aparência mais bonita, as empresas usam um tipo de goma em suas toalhas, por isso se for usá-las sem antes lavar, sua experiência será horrível.

Afinal de contas, além de não secar corretamente, ela vai deixar um pouco de goma pelo seu corpo, ficando com aquela sensação de algo grudado em você.

Passar as Toalhas

Tudo bem se você gostar de ter tudo bem passado e organizado em suas gavetas, mas saiba que esse é um dos erros ao lavar as toalhas mais comuns e prejudiciais que você pode cometer.

O problema aqui é que as toalhas são feitas com muitas fibras e o calor dos ferros queima parte delas (principalmente as mais finas) e aí fica fácil imaginar o que aconteceria, não é mesmo?

As fibras queimadas ficam duras e secas, com isso você deixa de ter uma bela toalha macia e fofinha e passa a ter uma “lixa de corpo”. Elas ficam ásperas, além de que, tendo menos fibras, perdem mais uma vez sua capacidade de absorção. 

Usar muito sabão

Temos aqui um dos erros ao lavar as toalhas mais comuns entre os homens. O exagero na hora de usar o sabão. O ponto aqui é bem simples, o excesso de sabão não sai todo ao fim da lavagem, como consequência você fica com uma toalha áspera, com cheiro de sabão e que passa esse aroma para quem a usar após o banho.

Ou seja, nem sempre “quanto mais melhor”, por isso sempre cuidado com a quantidade de sabão usado. Afinal de contas, a empresa que vende o sabão indica uma certa quantidade por um bom motivo, não é mesmo?

Misturar com outras peças

Outro daqueles erros ao lavar as toalhas que muitas vezes são cometidos por desleixo ou mero descuido mas que pode danificar suas toalhas muito antes do tempo.

Isso ocorre porque ao misturar com outras roupas, as toalhas podem acabar tendo contato com partes metálicas, zípers e botões que podem danificá-las e com isso reduzir a vida útil delas.

Portanto, nada de tentar economizar e colocar todas as peças para lavar de uma vez só. É sempre bom seguir aquele velho conselho de separar por cor, por tecido e coisas do tipo.

Demorar a lavar

Temos aqui mais um daqueles erros ao lavar as toalhas que também envolvem a higiene. Sei que pode parecer aquelas perguntas bobas de internet, “porque lavar a toalha se após o banho estamos limpos?”. Mas, o detalhe é que no momento em que nos secamos (por mais que tenhamos nos lavado completamente), deixamos escamas de nossa pele.

Essas escamas, ou pele morta, acabam por se decompor e atrair ácaros e bactérias que ao encontrarem um ambiente úmido se proliferam ainda mais. Por isso lave sempre suas toalhas, o recomendado é fazer isso a cada 8 vezes que usá-las.

Usar amaciante

Finalmente, temos agora um dos erros ao lavar as toalhas mais comuns e mais curiosos. Afinal de contas, o amaciante não serve para deixar as roupas macias? Você deve estar se questionando.

No entanto, a questão é que os amaciantes em geral são produzidos com um tipo de substância gordurosa (experimente esfregar entre os dedos e tente lavar em seguida para ver). Devido a essa característica dos amaciantes, as roupas e peças em geral acabam ficando com uma película que as deixa um pouco impermeáveis.

Agora você já sabe onde está o erro não é mesmo? As toalhas tem como função justamente absorver água, por isso os amaciantes deixam ela com a eficácia bem reduzida.

Por este motivo o ideal é lavar com pouco amaciante ou nenhum, ficando a seu critério equilibrar a maciez com a eficácia de suas toalhas. Ora, venhamos e convenhamos, essas chatices todas deviam vir em algum tipo de manual de instruções quando compramos as toalhas não é mesmo?