quinta-feira, abril 25, 2024
Marketing Digital

8 Dicas simples para aumentar seu engajamento no Facebook

Engajamento do Facebook é qualquer ação que alguém realiza em sua página ou em uma de suas postagens. Os exemplos mais comuns são as curtidas, comentários, compartilhamentos. Hoje você verá como aumentar o engajamento no Facebook e ter mais acessos à sua página!

 

O wrap é importante porque pode ajudar a expandir o alcance orgânico. Em primeiro lugar, o engajamento no Facebook ajuda você a melhorar sua posição no feed de notícias com base no algoritmo do Facebook. 

 

Em segundo lugar, curtidas e compartilhamentos expõem suas postagens à extensa rede de seu público. Um estudo de um hotel no Rio de Janeiro descobriu que cada curtida ou compartilhamento estendeu o alcance para seis ou sete novas pessoas. É uma exposição sem custo adicional.

 

O engajamento também indica que o público da sua página está interessado em seu conteúdo. E um público-alvo que deseja interagir com sua página é algo que todo profissional de marketing deve segmentar.

 

1. Aprenda, crie entretenimento, forneça informações ou inspire

Seu público do Facebook não está procurando um discurso de vendas e certamente não irá interagir com um. Eles querem interagir com conteúdo que os faça sorrir, fazê-los pensar ou melhorar a vida de alguma forma. 

 

2. Você conhece seu público

O que você acha engraçado ou inspirador é irrelevante. Quando você busca aumentar seu engajamento no Facebook nas páginas de mídia social, os desejos e necessidades do seu público são importantes.

 

E é difícil entender quais são esses desejos e necessidades se você realmente não entende quem é seu público.

 

 O Facebook Page Insights fornece muitas informações úteis sobre seu público. Estude essas informações com cuidado e procure detalhes inesperados que possam ajudá-lo a construir uma conexão mais significativa com seus seguidores.

 

Um exemplo de uma fazenda fictícia de lavanda, eles usaram o Page Insights para pesquisar seu público e determinar que tipo de conteúdo seus clientes respondem melhor. 

 

Eles descobriram que seus seguidores gostaram do conteúdo informativo, como as receitas, além das belas fotos dos campos de lavanda. Em geral, eles viram menos envolvimento em postar sobre questões ambientais.

 

Usando esse conhecimento, eles usaram uma foto do campo de lavanda repleto de flores amarelas de dente-de-leão para falar sobre um problema com o qual se preocupavam – a importância das abelhas. Tornou-se um de seus posts mais atraentes, com quase 1.000 distribuições.

 

3. Faça um conteúdo curto

A maioria das pessoas usa o celular para fazer login no Facebook, 88% delas. Os dados do Facebook mostram que as pessoas que usam o Facebook em seus telefones gastam apenas 1,7 segundo seguindo um conteúdo. Mesmo as pessoas que navegam em um computador gastam apenas 2,5 segundos em cada item de conteúdo.

 

A boa notícia é que as pessoas podem se lembrar do conteúdo interessante depois de vê-lo por apenas 0,25 segundos. Mas você tem que agir rápido para chamar a atenção deles.

 

Mantenha sua postagem curta e agradável para atrair a atenção rapidamente e impedir que os usuários rolem e assistam ao seu conteúdo.

 

4. Foco na qualidade

Se as pessoas estão consumindo conteúdo rapidamente, não há tempo para gráficos, vídeos ou textos secundários pomposos.

 

A qualidade não precisa ser complicada ou cara. Na verdade, o Facebook recomenda manter as coisas simples com um esquema de cores consistente e imagens reconhecíveis.

 

5. Use boas imagens 

As postagens do Facebook que incluem uma foto clara e envolvente têm uma taxa de crescimento de engajamento mais alta. Fotos simples funcionam bem. O Facebook sugere um close do produto ou uma foto do cliente.

 

Você não precisa de uma câmera ou equipamento fotográfico – seu celular é suficiente para você começar. Se você não tem certeza de suas habilidades fotográficas ou apenas deseja usar fotos profissionais, a Shutterstock é uma ótima opção.

 

6. Faça um vídeo ou ao vivo

As postagens de vídeo têm um impacto maior do que as postagens de fotos. Assim como a fotografia, a videografia pode ser simples e barata, e você pode usar seu celular. Lembre-se de que o vídeo vertical oferece a melhor visibilidade em dispositivos móveis.

 

Os shows ao vivo oferecem o maior envolvimento de todas as ferramentas, com seis vezes mais interações do que postagens de vídeo regulares. Não consegue pensar em uma razão para ir ao vivo? Seja criativo.

 

7. Responder aos seguidores

Se alguém reservar um tempo para comentar em uma de suas postagens, não deixe de responder. Ninguém gosta de ser ignorado, e as pessoas que interagem com suas postagens querem que você se envolva.

 

Certifique-se de ter uma equipe que monitore e responda a todos os comentários. Às vezes, tudo que você precisa é de um simples comentário. Às vezes é necessário mais ação.

 

8. Atraia tráfego para o Facebook de outras fontes

As pessoas que já estão interagindo com você em outros canais são uma ótima fonte de seguidores em potencial. Certifique-se de que eles saibam onde encontrá-lo no Facebook.

 

Tente adicionar um link da sua página do Facebook para outras redes sociais. Inclua um plug-in do Facebook em seu blog para destacar as postagens mais recentes ou incorpore uma postagem diretamente em uma postagem do blog. Os usuários podem curtir a postagem sem sair do blog ou podem clicar no botão de comentário para serem redirecionados ao Facebook para participar da conversa.

 

Não se esqueça dos materiais offline. Inclua o URL da sua página do Facebook em cartões de visita, pôsteres de eventos e papel de embrulho.