sábado, julho 6, 2024
casaDicas

6 dicas rápidas para decoração de interiores

Se você está pensando em dar uma cara nova a algum cômodo da sua casa, o melhor é se informar antes. Desta forma, tomará uma decisão firme e com conhecimento de todas as opções que tem. Para ajudá-lo, aqui estão algumas dicas rápidas de decoração de interiores.

Quem nunca se cansou de decorar um espaço? Pode acontecer no quarto, na sala ou na cozinha; cansamos daquele quadro, daquela cor da parede, das cortinas já não nos parecem atraentes. Chegou a hora de mudar.

Porém, também não se trata de ir à loja e comprar a primeira coisa que nos é oferecida . Um bom começo para esse processo seria aprender algumas dicas rápidas de decoração de interiores. Com lápis e papel na mão, anote os que você considera úteis e aí sim, para mudar a cara da casa!

6 dicas rápidas para decoração de interiores

1. Cores, iluminação e contrastes

Um aspecto básico que você deve levar em conta na hora de decorar qualquer espaço interior é o das cores. As cores são capazes de embelezar o Bello Estilo Vida.

Se não for um espaço muito grande, saiba que os tons claros, como a cor pastel, têm a virtude de refletir a luz, portanto, eles amplificam o espaço.

O mesmo vale para espelhos ; Para aproveitar melhor essa qualidade, é fundamental que você tenha uma boa iluminação no ambiente.

Se for uma sala grande, por outro lado, pode apelar para a combinação de tons . Lembre-se que os tons fortes fazem um contraste muito bonito, mas podem não ser os melhores para a sala ou espaço em que você pretende relaxar.

2. Destaque um elemento

Se você tem uma bela mesa de centro ou um sofá que deseja destacar acima do resto dos elementos de uma sala, faça isso através das cores. Para isso, você deve escolher uma cor do próprio elemento ou das paredes, que marque um contraste.

Depois de identificar o tom que deseja destacar, tente fazê-lo ocupar 20% da sala. Por exemplo, você pode colocar quadros ou prateleiras da mesma cor.

3. Defina um estilo

Uma das dicas rápidas mais importantes para decoração de interiores. Para dar uma certa imagem à casa ou a um dos seus ambientes, nada melhor do que ter um estilo definido.

Assim, terá de decidir se quer usar a madeira para um efeito rústico, se gosta da poupança de espaço que o minimalismo oferece e se prefere algo inovador apelando à combinação de cores.

Depois de definir isso, você reduzirá o espectro em termos de escolha de cores e designs . Isso permitirá que você se concentre nos pequenos detalhes que, a longo prazo, são os que fazem a diferença.

4. O branco é o melhor amigo da luz

Para gerar contrastes e destacar as cores vivas que você incorpora, você inevitavelmente precisará da luz certa. Uma ótima maneira de conseguir isso, além das janelas e portas, é pintar o teto e uma ou duas paredes de branco.

Além disso, considere escolher cortinas de cores claras e, se o piso for escuro, adicione algum tapete que reflita melhor a luz. Por fim, em quartos e salas, as almofadas brancas darão aquele toque aconchegante que todo ambiente exige.

5. Separação de ambientes

Se você tem uma sala ou cômodo muito grande, pode usar cortinas, paredes translúcidas ou portas de correr para criar uma ambientação mais ampla. Desta forma, você pode aprimorar a funcionalidade de cada lado.

Além disso, as opções decorativas serão aprimoradas. Além de ganhar espaço, você também poderá fazer novos investimentos em termos de decoração , como uma bela parede estofada ou um novo esquema de cores.

6. E o banheiro?

Relativamente a este espaço essencial da casa, deixamos-lhe algumas sugestões úteis:

  • Se for comprar móveis novos, lembre-se que, além de bonitos, devem ser úteis e práticos.
  • A tendência atual é deixar o espelho como elemento decorativo e levar o armário de remédios para outro lugar.
  • O uso de cores claras e boa iluminação para amplificar o ambiente também é aplicável nesta sala.
  • Um objeto elementar para os banheiros são os cestos de vime, lindos e práticos.

Seguindo essas dicas rápidas de decoração de interiores, com certeza você encontrará um resultado positivo. Lembre-se que o importante, além de promover um bom aproveitamento dos espaços, é que você se sinta satisfeito e confortável com as escolhas feitas.