quinta-feira, maio 30, 2024
Dicas

Como fazer limpeza de tapete da sua casa: Dicas infalíveis

Como fazer a limpeza de tapete? Esta é provavelmente uma das perguntas mais comuns feitas por quem precisa limpar sua casa, ou pelo menos limpar apenas o tapete. Isso por o tapete ser um dos elementos mais importantes da casa e até mesmo da decoração.

Em primeiro lugar, o tapete é um prazer para pisar e torna a caminhada pela casa muito mais agradável e prazerosa. Além disso, essas peças tornam o ambiente mais agradável e confortável. Mas e quanto a limpeza de tapete?

Apesar de tapetes e carpetes trazerem muita beleza e conforto ao ambiente, eles podem acumular muita poeira. Por exemplo, pode ser um pesadelo para quem tem alergia respiratória.

É por isso que é de extrema importância manter seu tapete limpo, e há muitas maneiras diferentes de fazer isso. No final, cabe a você decidir a melhor forma de limpar a peça usando produtos de limpeza especializados ou receitas caseiras. Para te ajudar, listamos a seguir algumas dicas úteis.

Quais as dicas infalíveis para fazer a limpeza de tapete?

As dicas que trouxemos para a limpeza de tapete são infalíveis e vão afastar a sujidade, manchas, ácaros, pelos e pó sem danificar o material. São dicas simples e acessíveis, baratas e super eficazes. Confira!

Amido de milho e bicarbonato de sódio

Ao misturar esses dois ingredientes, você consegue uma solução ótima para limpeza a seco. Em um recipiente, misture partes iguais de amido de milho e bicarbonato de sódio. A quantidade para usar depende do tamanho do seu tapete ou carpete. Você usará essa mistura para cobrir todo o comprimento dos fios ao lavar a seco. Não é necessário aplicar com uma camada grossa, basta espalhar o pó em seu tapete e deixar agir por alguns minutos.

Essa mistura absorverá toda a poeira e sujeira escondida, enquanto o bicarbonato de sódio mata os ácaros e faz o processo de higienizar. Após passar um tempo agindo, aspire todo o tapete e a limpeza estará concluída. Para obter um aroma de limpeza a seco, você pode adicionar cravo, canela ou lavanda à mistura.

Bicarbonato de sódio e água-oxigenada

Para fazer a limpeza, use a água-oxigenada volume 10 ou bicarbonato de sódio para remover manchas de líquidos ou molhos. A dica é limpar a mancha ainda fresca, o que é fundamental para o sucesso da remoção.

Para limpar imediatamente após deixar cair alguma coisa, pegue bicarbonato de sódio suficiente para cobrir toda a mancha e deixe agir por alguns minutos. O pó irá absorver o líquido e limpar a mancha. Feito isso, você deve aspirar, em seguida, tenha em mãos um pano limpo umedecido com água e um pouco de vinagre e passe no local. Você não precisa se preocupar com o vinagre, ele vai higienizar e depois evaporar.

Agora, para limpar usando a água-oxigenada volume 10, dependendo do tamanho da mancha, adicione até 3 xícaras de água em um recipiente e meia xícara de água-oxigenada ou um tubo cheio do frasco menor. Misture bem e trabalhe a mancha com um pano limpo em movimentos circulares, sempre enxaguando o pano na mistura até que a mancha seja totalmente removida.

Limpeza a seco

Antes de tudo, quando o assunto é limpeza a seco, não nos referimos a serviços terceirizados. Usando receitas caseiras, você pode fazer uma limpeza a seco nos tapetes em sua própria casa.

Primeiramente você precisará de bicarbonato de sódio e amido de milho. Para a preparação da receita, você deve misturar os dois ingredientes em proporções iguais e espalhar por todo o tapete. Também é importante lembrar que você precisa deixá-lo agir por alguns minutos.

A fórmula absorverá a sujeira que fica presa nas fibras. Depois de aplicar e esperar que a mistura faça efeito, é só aspirar. A fórmula é simples, barata e funciona muito bem.

Vinagre

Isso mesmo, o vinagre pode te ajudar na limpeza dos seus tapetes e carpetes. Esse produto é de ótima aplicação para higienização porque limpa e acaba com as bactérias. Dito isso, ele também é ótimo para remover manchas e odores dos tapetes da cozinha.

Primeiro, você precisará de água morna, detergente neutro e vinagre branco. Em seguida, você deve diluir o detergente com um balde de água morna e adicione três xícaras de vinagre. Por fim, você deve aplicar a mistura na parte suja do pano e esfregue suavemente. Limpe com a mistura usando um pano úmido e espere secar.

Xixi de cachorro

Calma, não vamos te ensinar uma forma de limpar o seu tapete usando xixi de cachorro. Até porque isso não faz muito sentido. Na verdade, vamos te ensinar uma forma de limpar os tapetes sujos de xixi de cachorro. E para essa receita, usamos o vinagre.

Para a aplicação, é necessário um borrifador, vinagre branco e papel absorvente. Com isso, você deve pressionar o local com várias camadas de papel absorvente até absorver o máximo de xixi. Em seguida, você deve borrifar o vinagre não diluído no local. Com isso, o vinagre agirá removendo a acidez da urina, assim como o odor e eliminando os germes.

Dica extra: considere investir em uma limpeza de tapete profissional

Para quem não está seguro em buscar a solução com fórmulas caseiras, uma solução 100% garantida para limpeza de tapete e higienização realizadas por empresas profissionais. Este processo pode eliminar até o fungo mais teimoso, tornando toda a sua casa mais confortável.

Este serviço se trata de um serviço muito útil também para contratar em caso de emergência — quando a superfície do tapete estiver manchada ou algo derramado Além disso, também pode ser usado como prevenção para manter o seu tapete sempre limpo e com aparência de novo. A seguir, listamos algumas das principais vantagens de uma limpeza profissional de tapete:

  • Pode eliminar as sujeiras comuns do tapete;
  • Capaz de remover totalmente os resíduos de alimentos;
  • Elimina resíduos corporais e de animais;
  • Pode remover até as sujeiras causadas por obras;
  • É capaz de recuperar o tapete em casos de pós-inundação e muito mais.

Gostou das dicas acima? Comente a sua opinião e compartilhe o conteúdo com seus amigos!