sexta-feira, junho 14, 2024
casaDicasSaúde e Bem Estar

Como limpar o berço do bebê para evitar alergias?

Bebês possuem uma pele sensível e a sua imunidade ainda não é fortalecida o suficiente para enfrentar ácaros, mofo e poeira. Assim, brotoeja, bronquite, rinite e outras alergias podem surgir, caso o berço não seja limpo constantemente e da forma correta.

Neste artigo, vamos explicar a frequência ideal para limpar o local onde o neném dorme, os produtos de limpeza que podem ser usados, se pode lavar o colchão e como limpar o berço. Continue lendo para saber mais.

Com que frequência devo limpar o berço do bebê para evitar alergias?

O berço é o espaço onde o recém-nascido passa a maior parte do seu tempo, por isso, se possível, ele deve ser limpo a cada dois dias. Isso inclui aspirar os cantos dele e retirar a poeira das grades. Caso não tenha tempo de fazer a limpeza dia sim e dia não, o importante é que não deixe passar mais de uma semana sem higienizá-lo.

Outro cuidado que deve ser realizado semanalmente é a troca das roupas de cama. Se houver brinquedinhos de pelúcia no berço ou almofadas que não recebem fronhas, elas também precisam ser colocadas para lavar junto com as roupas de cama, retirando os ácaros e a poeira delas.

Quais produtos podem ser usados para limpar berços?

Produtos muito fortes também são fatores que causam alergia em crianças muito pequenas. Os lençóis e as fronhas, por exemplo, precisam ser lavados com produtos próprios para bebês ou sabão neutro hipoalergênico. Usar o ferro de passar após a lavagem também ajuda a matar as bactérias presentes no tecido.

Já a madeira do berço e outros acessórios podem ser limpos com um pano úmido. Para sujeiras muito difíceis de retirar, utilize detergente neutro ou álcool, mas nunca passe desinfetantes, desengordurantes e tira-manchas nos móveis do recém-nascido.

Preciso lavar o colchão do berço?

O colchão pode ser lavado a cada 15 dias, se você tiver certeza de que ele poderá ficar sob o sol e secará a tempo da criança dormir. Lembrando que um colchão úmido pode acumular fungos, o que também provoca alergias, além de outras doenças mais sérias.

Como limpar o berço do bebê para evitar alergias?

As limpezas de rotina podem ser feitas com um aspirador de pó no colchão e um pano umedecido ou com detergente neutro nas grades. Também é importante trocar a fronha e os lençóis semanalmente.

Para uma limpeza mais profunda, o colchão deve ser retirado e lavado com água morna e sabonete neutro. Se tiver com um mau odor, você pode acrescentar uma ou duas colheres de vinagre na água, lembrando de enxaguar bem.

Por último, o colchão deve ser colocado para secar no sol e só deve ser retirado quando não tiver nenhum sinal de umidade.

Nunca deixe de tirar as suas dúvidas com a pediatra, afinal ela sabe qual é o atual estado da saúde do seu filho ou filha e o que você deve fazer para evitar as alergias. Para mais dicas úteis de cuidados e outras questões, confira nossos outros artigos!