terça-feira, fevereiro 27, 2024
JurídicoNegóciosSaúde e Bem Estar

Como funciona a perícia do INSS?

Se você está aqui, provavelmente veio em busca de mais informações para a perícia do INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social). 

Para saber mais sobre como funciona a perícia do INSS, quais são os diferentes tipos, além de poder descobrir mais sobre os profissionais responsáveis por realizar esse procedimento e saber como se preparar para se dar bem durante o processo, continue lendo o artigo!

O que é a perícia médica do INSS?

O INSS é um dos órgãos do Governo Federal que realiza o pagamento da aposentadoria, além de outros benefícios para trabalhadores. 

A perícia médica do INSS, geralmente, ocorre quando algum trabalhador, seja este um trabalhador rural, por exemplo, sofre de algum tipo de doença que o impossibilita de trabalhar. 

Nessa perícia, o trabalhador é examinado por um médico, um profissional no ramo de perícias para identificar se realmente aquele trabalhador está sem condições de exercer suas funções.

Caso o trabalhador passe na perícia e depois desta consulta seja comprovado que ele não possui mais nenhuma capacidade de trabalhar, devido à tal doença, o INSS será o responsável por afastar aquele trabalhador das suas atividades e aposentá-lo.

Porém, não são todos os casos que levam à aposentadoria por invalidez. Isso porque existem alguns casos onde o trabalhador passa a receber o auxílio-saúde ou até mesmo o auxílio-acidente. 

Porém, em casos de auxílio, o trabalhador deve ir constantemente, dentro do prazo determinado, até o INSS para realizar novas perícias, pois caso haja melhora e ainda possibilidade de trabalho, o mesmo perde o benefício e pode voltar a trabalhar novamente.

Quais são os tipos de perícia médica do INSS?

Existem três tipos de perícias médicas diferentes. Sendo assim, tanto será possível que seja realizada a perícia hospitalar, como também em domicílio ou a perícia em outra localidade. 

A seguir, você terá a oportunidade de conhecer melhor cada uma delas e saber como funciona a perícia do INSS em todos os seus tipos.

Perícia hospitalar

Caso aconteça de o paciente que irá passar pela perícia normal acabar tendo que se submeter a uma internação, é necessário que dois dias antes da perícia acontecer, um responsável ou familiar se dirija até o INSS com a documentação que comprove que o mesmo está internado e marque a perícia hospitalar.

Perícia domiciliar

Caso o paciente não consiga se locomover, é necessário também que um familiar ou responsável se desloque até a agência do INSS dois dias antes do acontecimento da perícia e tenha em mãos documentos que comprovam que o paciente não pode se locomover.

Perícia em outra localidade

Caso seja necessário que a perícia se desloque até outro município ou cidade, por exemplo, é importante que um familiar realize a marcação da mesma, tendo em mãos toda a documentação solicitada pela instituição.

Quando deve ser feita a perícia médica do INSS?

A perícia médica do INSS sempre deve ser realizada em casos onde o trabalhador não possui mais condição alguma de trabalhar devido a doenças graves que o torna inapto, até mesmo jovem, como também em casos de acidentes, onde o trabalhador consegue receber o auxílio-acidente durante o período que está sem trabalhar.

Como funciona a perícia do INSS online?

Para que você agende o seu horário, é necessário apenas que você acesse o site da plataforma do Meu INSS. Por meio dele você faz o seu cadastro e pode agendar sua perícia informando os dados que lhe são solicitados.

Quem realiza a perícia?

Tanto o médico assistente, como médico especialista poderão realizar a sua perícia médica do INSS.

Como se preparar para a Perícia no INSS?

Você só vai precisar realizar o agendamento da sua perícia para comparecer no dia marcado pelo INSS. Assim, você poderá optar por agendar sua consulta por meio do site Meu INSS, pelo telefone da instituição, ou pessoalmente em uma das agências.

Leve todos os documentos médicos atualizados

Tudo que estiver relacionado à sua saúde, como todos os seus exames realizados, atestados médicos que te impossibilita de exercer suas atividades, além das receitas de todos os medicamentos que você toma, etc., devem estar em suas mãos no momento em que você realizar sua perícia.

Como proceder durante a perícia?

Além de ter os documentos em mãos, seja organizado e saiba repassar todos os que lhe foram solicitados. Seja educado, gentil e bastante claro na hora de responder perguntas. Ainda é importante que você deixe o médico trabalhar com calma, não tenha pressa.

Seja gentil e educado com o atendente

Para você não acabar desacatando um funcionário público e perder todos os seus direitos, seja paciente, responda calmamente às perguntas feitas pelo atendente e seja gentil, pois pode somar bastante.

O que fazer se a perícia for negada?

Se por acaso a sua perícia médica for negada, saiba que terá a oportunidade de contratar um bom advogado (caso você realmente veja que a atitude do perito não foi correta) e com isso, ele poderá ajudar você a conhecer seus direitos e até mesmo conseguir ser aprovado na segunda vez.

Com certeza esse artigo te ajudou a compreender tudo de forma bem mais clara, quando se trata sobre a perícia médica do INSS e agir conforme as dicas dadas para que tudo corra bem. Compartilhe com quem necessita dessas informações.