terça-feira, fevereiro 27, 2024
Tecnologia

Como funciona o buzzer passivo? Entenda lendo o texto

Trabalhar em projetos com o buzzer passivo é uma das melhores maneiras de tornar a qualidade de suas prototipagens perfeitas. Por existirem objetos eletrônicos parecidos, mas de diferentes funções, você acaba ficando com dúvidas sobre qual escolher e usar nos projetos.

Para não ter problemas e fazer a escolha correta dos buzzers, além de aproveitar todas as vantagens oferecidas pelo produto, é fundamental adquiri-lo na Eletrogate, uma loja de eletrônicos conceituada, que possui os melhores itens para profissionalizar as suas criações.

O que é o buzzer?

O buzzer é um componente eletrônico que cria frequências sonoras extremamente agudas, em torno de 1 a 7 kHz, sendo uma das peças mais utilizadas em programação por atuar como um sinalizador.

Este item é de porte pequeno, possuindo dois pinos externos para aterrá-lo ou alimentá-lo. Em seu centro, existe um disco de metal e outro disco em cerâmica, responsáveis por funcionarem adequadamente quando conectados a um aparelho eletrônico.

Para que serve?

Os buzzers ativos servem para transmitir alertas através de sons sobre qualquer tipo de problema, além de servirem para reproduzir músicas. Devido à sonorização intensa, é muito fácil de você ouvir mesmo que esteja distante.

Como funciona o buzzer passivo?

O buzzer passivo precisa de um circuito externo para demonstrar sons. Através do piezoelétrico, ocorre uma vibração que se altera de acordo com os terminais, reproduzindo um tipo de som, além de possibilitar que você crie melodias.

Para você que trabalha com o modelo passivo, saiba que é solicitado um sinal AC para haver a possibilidade de emitir sons, que são alterados frequentemente conforme você modifica o sinal de entrada.

Diferença do buzzer ativo e passivo

A peça ativa realiza a emissão de sons sem precisar, necessariamente, de um tipo de circuito externo, enquanto o modelo passivo demanda dos circuitos para funcionar e transmitir o som desejado programado por você.

Além destas características, o ativo possui um som pré-definido, não possibilitando que você faça a alteração, caso queira. O passivo dá a você esta permissão, portanto, basta conectá-lo ao circuito e trabalhar com as melodias que te agradam.

Onde usar buzzer passivo?

O passivo pode ser usado em circuitos eletrônicos e são frequentemente inseridos nos projetos maker diy, que tenham incluso o arduino, ESP32, raspberry Pi e outros microcontroladores fundamentais aos projetos.

Você também pode usar este componente em projetos de robôs para fazê-los emitirem sinais quando ligam ou desligam. É uma forma divertida de aprimorar o seu conhecimento ao testar com mais frequência este modelo de peça.

Além de fazer parte deste tipo de projeto, o buzzer é usado regularmente em eletrônicos de uso diário, como o micro-ondas que apresenta pequenos beeps quando apertados nas teclas numéricas ou quando apita após ter esquentado a sua comida.

Onde encontrar buzzer ativo e passivo?

A Eletrogate é uma das principais lojas de eletrônicos nacionais e vende desde os buzzers ativos e passivos até o pushbutton, componente essencial para os mais variados projetos de robótica ou eletrônica.

O pushbutton é um interruptor e pulsador, responsável por enviar corrente elétrica somente quando é apertado. É frequentemente usado em diferentes prototipagens, tanto em protoboard quanto nas placas de circuitos impressos.

Através da Eletrogate, você adquire os melhores equipamentos eletrônicos, constrói excelentes projetos, além de incluí-los para a automação residencial da sua casa, tornando-a mais tecnológica e inteligente.