Como solicitar desligamento de energia?
Você vai se mudar do imóvel e deseja solicitar o desligamento de energia? Saiba como realizar essa solicitação passo a passo!
As companhias de energia elétrica devem oferecer todos os serviços de atendimento ao cliente, desde a instalação, segunda via de fatura, troca de titularidade, negociação de débitos, até o serviço de desligamento de energia.
O desligamento de energia normalmente é solicitado quando o cliente precisa mudar de endereço, pois seu nome precisa sair da conta de luz para evitar pendências futuras.
Como solicitar desligamento de energia
Para realizar esse tipo de solicitação o cliente não deve ter contas em aberto, ou seja, é preciso ter efetuado o pagamento de todas as contas de consumo anteriores à data de solicitação.
Você pode realizar o cancelamento através da internet, aplicativo, número de telefone, ou presencialmente nos postos de atendimento, a depender dos serviços ao cliente oferecidos pela empresa distribuidora de energia.
A seguir, vamos usar a Enel como exemplo, portanto, você poderá conferir como solicitar o desligamento de Energia nessa empresa:
Desligamento de energia Enel Site
A Enel possui uma agência virtual em que oferece todos os serviços de atendimento ao cliente. Para realizar a solicitação de desligamento de energia pelo site, confira o passo a passo:
- Acesse o site da Enel;
- Informe o Estado em que reside;
- Clique na opção “Mais serviços” ao lado do menu na página inicial;
- Efetue o login informando o e-mail e senha cadastrados para acesso. Caso ainda não tenha seus dados cadastrados, clique em “criar acesso”, siga as orientações que aparecem na tela de seu dispositivo;
- No menu, clique em “mais serviços”, em seguida, selecione “solicitar desligamento;
Agora, basta seguir as instruções que aparecem na tela do seu dispositivo para concluir a solicitação desejada.
Desligamento de energia Enel Aplicativo
O aplicativo Enel possui interface semelhante ao site, por isso, o passo a passo para solicitar o desligamento de energia através dele é o mesmo que o mencionado no tópico anterior. Basta efetuar o download do app em seu smartphone Android ou iOS, acessar o app, efetuar o login e selecionar o serviço desejado.
Solicitar desligamento de energia por telefone Enel
Você também pode solicitar o desligamento de energia por telefone, através da central de atendimento 0800 72 72 120. Tenha em mãos o nome completo do titular, documento de identificação, CPF e conta de luz do mês anterior (será solicitado o número de instalação presente na mesma).
Basta informar o serviço desejado de acordo com o atendimento por telefone. Caso tenha pendências em seu nome, o serviço não poderá ser concluído, pois será preciso efetuar o pagamento ou negociação antes de solicitar o desligamento.
Em caso de dúvidas e reclamações, o cliente pode entrar em contato com a empresa através do número de telefone Enel ouvidoria SP.
Atendimento presencial Enel
Outra forma de solicitar o desligamento de energia Enel é presencialmente em um posto de atendimento ao cliente. Para saber qual o endereço do posto mais perto de sua residência, basta acessar o link e informar o Estado em que reside.
Para que o atendimento seja realizado, será preciso ter em mãos um documento de identificação original com foto, CPF e conta de energia do mês anterior.
Você deverá comparecer ao local durante o horário de atendimento com todos os documentos necessários em mãos. Caso tenha alguma conta pendente, poderá efetuar o pagamento na hora.
Por que é importante solicitar o desligamento de energia ao se mudar?
O desligamento de energia deve ser realizado sempre que o titular da conta decide se mudar, senão pode acontecer de as cobranças ficarem sendo realizadas de forma recorrente em seu nome, e caso os pagamentos das mesmas não sejam efetuados, seu nome poderá ir para os órgãos de proteção ao crédito (SPC/SERASA).
Ao solicitar o serviço de desligamento, as cobranças param de ser realizadas em seu nome. No entanto, como mencionado, é preciso efetuar o pagamento das contas pendentes para realização do serviço.
Como verificar se há débitos pendentes com a Enel?
Para verificar se há débitos pendentes com a Enel, você pode efetuar o login no site ou aplicativo e selecionar a opção “segunda via de contas”, em seguida, poderá conferir a lista com as contas referentes ao ano vigente. Caso haja alguma pendência de pagamento, o status é informado ao lado do mês de referência.
Você também pode verificar os débitos ligando para a central de atendimento por telefone, ou, presencialmente nos postos de atendimento Enel.