Prender o cabelo causa calvície? Veja se é verdade e como evitar
Um dos problemas em prender o cabelo apertado é causar alopecia por tração, provocando falhas no couro cabeludo.
Nosso país é quente e quem tem cabelos grandes nem sempre consegue ficar com eles soltos por muito tempo. Daí, o jeito é fazer um coque, um rabo de cavalo ou trança. Mas, aí vem a dúvida sobre um tema que muita gente fala: prender o cabelo causa calvície?
De fato, alguns hábitos ruins são verdadeiros vilões para a saúde capilar. Por exemplo, dormir com os cabelos molhados leva ao desenvolvimento de fungos e, consequentemente, danos aos fios.
No caso específico de prender o cabelo, você verá ser possível, sim, causar calvície. Isso vai depender tanto da forma como apreende quanto do que usa para isso.
Por que prender o cabelo causa calvície?
Quando você prende o cabelo muito apertado ou usa um elástico, já viu que, quando solta, vários fios vão embora, né? Esse é, exatamente, o motivo pelo qual prender o cabelo causa calvície.
Na verdade, não é exatamente o ato de prender, mas como o faz. Penteados muito apertados, como aqueles rabos de cavalo lá no alto e super bem presos, fazem os cabelos caírem por alta tração na raiz. Em outras palavras, os cabelos se soltam da raiz à força.
O mesmo acontece quando usa elásticos e as chamadas “xuxinhas”. O material do qual são feitos é altamente prejudicial para os fios, pois podem torná-los mais quebradiços pelo desgaste da fibra capilar.
Deste modo, prender o cabelo muito apertado ou com materiais ruins pode provocar:
- alopecia cicatricial definitiva (perda permanente os cabelos)
- queda dos cabelos porque enfraquece a raiz
- fios mais quebradiços, principalmente em cabelos com química
Importante ressaltar que existem outras causas pelas quais prender o cabelo causa calvície. Vejamos quais são.
Como prender o cabelo faz mal?
A perda de cabelo por tração acontece quando se prende os cabelos, principalmente em alguns penteados específicos.
Rabo de cavalo
O rabo de cavalo é prático e elegante, mas pode provocar tensão sobre o bulbo capilar, principalmente se for feito diariamente. Um dos casos mais graves é a perda de cabelo acima da testa.
Coques
Outro penteado adorado pela elegância, o coque também exerce tração nos fios e tem, como resultado, a perda gradual. O ideal é não fazê-lo todos os dias e, em vez de apertar tanto, aplicar fixadores ou laquês.
Tranças apertadas
Ainda que constituam um penteado atemporal, as tranças também são exemplos de que prender o cabelo causa calvície. Mas, nem todas, especificamente aquelas de raiz mais apertada, como boxeadora, twist e mandraka.
O recomendável é manter as tranças mais frouxas e optar por métodos menos agressivos, a exemplo da lateral, embutida, espinha de peixe e cascata.
Cabelo molhado
Como mencionamos no início do artigo, prender o cabelo molhado causa calvície porque favorece o crescimento de fungos e bactérias. Além disso, aumenta o atrito dos fios e, assim, o desgaste da fibra.
Como prender o cabelo sem prejudicar os fios
O fato de prender o cabelo causar calvície não significa, necessariamente, que você nunca mais possa usar uma trança na vida! A ideia é intercalar dias de cabelos soltos com presos, além de apostar em algumas dicas. Por exemplo:
- evitar materiais ruins, como elásticos. Prefira tecidos similares à seda ou, ainda, presilhas e palitos
- durma com os cabelos soltos
- varie os penteados, evitando prender sempre do mesmo jeito
- não prenda os cabelos tão apertados e nem dar muitas voltas no elástico
- evite usar penteados com alta tração frequentemente
Prenda os cabelos sem maltratar os fios
Em suma, prender o cabelo causa calvície devido à tração na raiz e desgaste da fibra capilar. Porém, é possível evitar o problema alternando dias de cabelos soltos com presos, além de usar materiais menos agressivos. Ademais, não usar o mesmo penteado todos os dias, principalmente se tensionar a raiz.