terça-feira, novembro 19, 2024
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O que considerar ao contratar uma empresa de gestão de TI?

Uma empresa de gestão de TI reduz custos operacionais e garante serviços executados por profissionais especializados, mas há fatores a considerar na hora de contratar.

Você, pessoa gestora, certamente já ouviu falar de outsourcing. Trata-se da terceirização de serviços estratégicos da empresa. E, uma das áreas mais externalizadas é a de TI. Porém, há fatores decisivos a considerar ao contratar uma empresa de gestão de TI. 

A TI é, sem dúvidas, uma área fundamental na organização. Afinal, a gestão eficiente garante a continuidade de seus processos e serviços. Entretanto, não é tarefa fácil gerir toda essa infraestrutura, demandando investimentos em equipamentos e mão de obra. 

É aí que entram empresas de gestão de TI, como a Global Data. Elas funcionam como extensão da área de tecnologia. Desse modo, fornece serviços de hardware e software, suporte e mão de obra especializada. Se pensa em terceirizar essa área na empresa, veja o que deve considerar ao contratar uma empresa de gestão de TI

O que considerar na contratação de uma empresa de gestão de TI 

Como a tecnologia é um setor essencial na empresa, a escolha de quem vai geri-la deve ser criteriosa. Além de referências, é preciso observar as demandas da organização, entre outros pontos, a saber. 

Saiba quais são suas demandas 

Em primeiro lugar, é essencial mapear as necessidades de TI que sua empresa possui. Algumas perguntas podem ser respondidas para te ajudar nesta questão: 

  • Você pretende reduzir custos?
  • Deseja modernizar processos?
  • Quer trazer inovação e novas experiências?
  • Qual apoio busca para a empresa?

Isso é importante porque as empresas de gestão de TI oferecem serviços sob medida. Em outras palavras, montam o atendimento conforme suas próprias demandas e necessidades. 

Busque referências confiáveis 

Em seguida, busque referências de empresas de gestão de TI para iniciar sua busca. Vá atrás de indicações, pesquise avaliações de clientes e feedbacks. A partir disso, selecionei de três a cinco empresas para comparação. 

Analise o portfólio de cada empresa de gestão de TI 

O próximo passo é analisar os serviços, histórico e escopo de cada empresa. Conheça as tecnologias que as empresas utilizam, solicite a relação de serviços disponibilizados (incluindo consultoria) e os adicionais. Isto é, os diferenciais de cada uma. 

Avalie a expertise da empresa 

Você mapeou suas necessidades e escolheu, entre as indicadas, aquelas empresas para comparação. Nessa análise, avalie quais atendem às suas expectativas e demandas. Tudo deve estar em sintonia com a realidade da sua organização. 

Isso também é chamado de maturidade da empresa. Ao classificar entre alto, médio e baixo, descarte aquelas que não lhe atendem.   

Priorize a segurança 

Uma das maiores preocupações de quem terceiriza uma gestão de TI é a segurança. E não é para menos, afinal, a empresa lidará com dados tanto da organização quanto de clientes. Por isso, preze por empresas que garantam a segurança e privacidade dos dados. 

Tal cuidado inclui mecanismos contra ataques, invasões e roubo de informações, bem como atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).  

Compare os preços com base no custo-benefício 

Quando você avalia o orçamento enviado pela provável empresa de gestão de TI, analise-o com base no custo-benefício. Observe se, no valor, estão inclusos itens como:

  • valor mensal para atendimento remoto e presencial 
  • valores cobrados por visitas regulares e emergenciais 
  • horas cobradas por serviços ou atendimentos adicionais 
  • valor pelo monitoramento em tempo integral (24×7)
  • valor por equipamentos (servidores e desktop)

Compare, a partir destes fatores, para eliminar ou ratificar as empresas. 

Estabeleça o SLA

O SLA é o Service Level Agreement, ou Acordo de Nível de Serviço. Nele, estão quais serviços serão delegados à empresa de gestão de TI, o prazo para atendimento, indicadores e métricas a serem cumpridas. Observe se o contrato traz: 

  • tempo curto para atendimento (quanto menor, mais produtiva é sua empresa) 
  • atendimento remoto ou presencial 
  • serviço ponta a ponta, que vai desde a manutenção e compra dos equipamentos, implementação e instalação de softwares e hardwares
  • nível técnico e certificação dos profissionais envolvidos  

O acordo protege a organização quanto aos serviços acordados, bem como a empresa contratada. 

Certifique-se do conhecimento de todos os processos internos

Por fim, a empresa de gestão de TI atuará como “um braço” da sua organização. Logo, deve conhecer seus processos internos, integrar-se com a equipe e seguir as práticas organizacionais.  

Por que contratar uma empresa de gestão de TI?

Ao contratar uma empresa de gestão de TI, a organização reduz custos operacionais, ao mesmo tempo em que garante a eficiência dos processos. Ainda, conta com profissionais especializados que demonstram o andamento dos serviços por meio de relatórios gerenciais. 

Entretanto, a eficácia na terceirização do TI depende da contratação de uma empresa de gestão que ofereça serviços personalizados. São soluções flexíveis que se adaptam às suas demandas e são adaptadas ao crescimento da organização.