terça-feira, novembro 19, 2024
TecnologiaAcessóriosNegócios

Tipos de interruptores de luz. 5 Mais usados

Não é possível mais nos dias atuais viver sem ter acesso a energia elétrica, mas a mesma deve ser dominada e os diferentes tipos de interruptores fazem essa função.

Isto é, os interruptores possuem a função de desligar ou ligar circuitos elétricos e se usam nas entradas de rede, aparelhos, máquinas e outros.

De modo geral, se usa um interruptor sempre que for necessário ligar ou desligar quando desejar a energia elétrica.

Por essa razão existem diversos tipos, para que todas as necessidades possam se atender, indo de um interruptor simples até ao paralelo ou intermediário.

Tipos de interruptores: simples

Dentre os tipos de interruptores é muito comum a presença do interruptor simples nas casas e locais de trabalho.

Isso ocorre porque se utiliza o referido interruptor em dispensas e banheiros por exemplo, por não apresentarem necessidade de outras ligações elétricas.

Ou seja, um interruptor simples é aquele que se utiliza quando precisa ligar ou desligar uma lâmpada ou várias a partir de um único comando.

Dessa forma, há um único interruptor que pode se desligar ou ligar e que surtirá efeito em todas as lâmpadas ali presentes.

Em outras palavras, há apenas um botão que conecta todas as lâmpadas em um único interruptor no local.

Em suma, o interruptor simples é o mais comum de se ver nos locais residenciais, comerciais, empresas e até mesmo espaços públicos.

Interruptor duplo

O interruptor duplo é aquele que dentre os tipos de interruptores ele possui duas teclas com funções diferentes.

Ou seja, nesse tipo de interruptor há dois botões que possuem finalidades diferentes um do outro, mesmo que ambos sejam para lâmpadas.

Desse modo, cada botão pode ser responsável por uma ou várias lâmpadas no local, podendo optar por deixar somente aquelas ligadas a um só .

Ter um interruptor duplo é uma vantagem devido não precisar ligar ou desligar todas as lâmpadas de uma só vez.

Pois com esse tipo de interruptor se torna possível dividir como desejar e como melhorar as lâmpadas que se ligam em conjunto.

Interruptor triplo

Ao analisar as vantagens dos tipos de interruptores é possível concluir que ter um interruptor triplo é a melhor opção para locais maiores.

Isso acontece porque muitas vezes um local grande depende de uma iluminação maior e um interruptor único que acende e apaga todas as luzes pode ser um problema.

Isto é, muitas vezes é necessário manter luzes específicas acesas e outras apagadas e um único interruptor não seria viável para estes casos.

Portanto, quanto maior for o lugar e as quantidades de luzes ou até mesmo só por serem locais específicos, melhor é para se ter mais de um interruptor.

Esse tipo de interruptor ainda permite que se ligue uma lâmpada ou várias por meio de um interruptor e se desligue em outro que está em lugar diverso.

Ainda, não se indica o interruptor triplo apenas para lâmpadas, mas sim também para ventiladores e pequenos motores.

Tipos de interruptores: paralelo

O interruptor paralelo é aquele que além de ter mais de um comando ou interruptor responsável por ligar e desligar pode-se fazer isso por meio de outro.

Ou seja, são aqueles interruptores que possuem mais de um botão ou tão somente um só, mas que podem se ligar por meio de um outro interruptor.

Isto é, com esse interruptor é possível você ligar uma lâmpada ou ventilador em um lado da sala e desligar o mesmo em outro lado.

Isso acontece porque são interruptores de fato paralelos, em que a mesma rede de energia ligada ao mesmo ventilador ou luz também pode estar em outro local.

Dentre os tipos de interruptores, ter um interruptor paralelo e duplo ou triplo pode ser a melhor vantagem.

Em suma, torna- se muito mais fácil acender de qualquer lugar uma luz ou ligar um ventilador e ainda poder escolher as que desejar.

Tipos de interruptores: intermediário

O interruptor intermediário é aquele que se utiliza quando uma carga, lâmpada, ventilador ou outros, deve-se acionar em mais de dois pontos distintos.

Desse modo, o referido interruptor se usa em corredores amplos e extensos que precisam da energia elétrica em pontos diferentes.

Portanto, o intermediário nada mais é do que aquele interruptor que necessita de 2 interruptores paralelos para funcionar.

Por fim, esse tipo e modelo de interruptor podem ligar igual ou até três pontos diferentes de comando em um local.

Logo, ter um intermediário pode facilitar a vida de quem gosta da praticidade no momento em que se fala de energia elétrica.

Ainda, uma diferença desse modelo para os demais tipos de interruptores é que o intermediário possui 6 terminais.