Carregando...
Dicas

Como organizar aulas de costura para curso

aulas de costura

Como organizar aulas de costura: Saiba quais as dicas para criar o seu próprio curso de costura e ganhar uma renda extra, ensinando com suas experiências e conhecimento!

Você tem passado horas incontáveis em sua máquina de costura? Você se considera um especialista em costura? Então, o que pode ser mais gratificante do que ir para o próximo nível: transmitir seus conhecimentos para pessoas que querem aprender a costurar.

Com as ferramentas certas, você pode organizar seu conhecimento em módulos e transformá-lo em um negócio próprio para ganhar dinheiro. Principalmente quando se é referência em uma região, como exemplo, Costureira Jardins SP, pois você pode aproveitar sua reputação para atrair alunos em potencial.

Como organizar aulas de costura para curso

Confiram a seguir quais as dicas de como organizar aulas de costura para curso:

1. Encontrar alunos

Antes de começar a organizar aulas de costura, você deve descobrir se há necessidade disso perto de você. Se ninguém está interessado em costurar na sua cidade ou arredores, o projeto parece arriscado.

Procure escolas e cursos de costura existentes. A presença deles faz com que haja demanda por essas aulas, mas também que você terá que se destacar para atrair alunos às suas aulas. Porém, não desanime se já houver cursos bem estabelecidos, que podem parecer “melhores” que o seu por se tratar de uma questão de opinião, e provavelmente você tem seu próprio estilo pessoal para contribuir.

Nenhuma outra classe ou escola no horizonte? Em seguida, pergunte às pessoas ao seu redor se isso pode ser do interesse delas, ou se alguém já se queixou da falta de aulas de costura na cidade.

Caso esteja com dificuldades para encontrar alunos, você também pode usar as plataformas online (redes sociais, anúncios online e website) para atrair o público-alvo.

2. Escolher o que você vai ensinar

Você vai ensinar costura? bordado? Ambas? Cabe a você escolher o que deseja ensinar. Parece apropriado focar em algumas técnicas específicas em vez de tentar cobrir muito terreno. Em geral, é melhor ser um especialista em algumas áreas do que a média em tudo.

Se você não está familiarizado com certas técnicas de costura ou bordado, não as ensine. Nada pior do que ficar sem solução diante das demandas de um aluno que espera um mínimo de conhecimento de você. Aprenda antes de ensinar – seus alunos o veem como um modelo e, se você os decepcionar, isso terá um impacto em suas aulas e na reputação deles.

Para ser perfeitamente organizado, você pode planejar um tipo de aula às terças-feiras, outro às quintas-feiras e uma final aos sábados. Eles serão direcionados a diferentes públicos e permitirão que você varie sua oferta.

3. Criação de um plano de aula

Você ensinará iniciantes ou pessoas com alguma experiência em costura? Suas aulas irão se concentrar em vários projetos (por exemplo, dois formatos de vestidos, três cortes de camisetas, etc.), um único tema (por exemplo, costurar uma saia para iniciantes) ou apenas uma técnica (por exemplo, costurar um zíper)?

Parece preferível ensinar técnicas ou projetos específicos, como fazer o ponto cruzado de um guardanapo ou um lenço de crochê, do que ensinar a costura como um todo. Quanto mais sucesso seus alunos dominam uma técnica ou projeto, mais eles vão querer continuar aprendendo com você.

O número de técnicas ou projetos ensinados, o número de sessões e sua duração também devem ser considerados cuidadosamente. Isso também é válido para o programa das aulas. Recomendamos que você ensine técnicas difíceis no início da aula, quando a atenção dos alunos ainda está fresca. Eles serão mais receptivos aos seus conselhos e mais capazes de colocá-los em prática.

Para iniciantes, você deve começar com o básico: como usar uma máquina de costura, como costurar em linha reta, etc.

4. Definindo o preço de suas aulas

Ao decidir sobre o preço de suas aulas de costura, você deve primeiro escolher sua unidade de preço: uma hora, uma sessão, um dia, um mês, certo número de projetos, etc. Muitos elementos influenciarão seu preço. Por exemplo, a complexidade das técnicas ensinadas, a duração das aulas, os preços praticados pelos concorrentes e a sua contribuição em termos de equipamentos/ ferramentas terão um papel significativo.

Escreva um plano de aula, com uma lista de sessões e técnicas ou projetos. Isso lhe dará uma estimativa da complexidade e duração de cada aula de costureira.

Independentemente do preço definido, certifique-se de coletar sua taxa antes de cada aula. Para fazer isso, você pode usar uma ferramenta online user-friendly: um registro on-line solução . Isso garante que você receba suas taxas dentro do prazo. Acima de tudo, os alunos que pagaram por suas aulas em um site da Web ficarão mais motivados para comparecer, em comparação com os indecisos que puderam escolher entre pagar no local ou online.

Escolha a taxa horária que deseja aplicar e multiplique pelo número de horas letivas. Em seguida, divida pelo número de alunos e você terá encontrado seu preço justo.

Em seguida, ajuste de acordo com a demanda. Se estiver alta, você pode aumentar os preços e, inversamente, se a demanda estiver baixa. Em ambos os casos, não exagere, raramente é uma boa solução.

5. Encontrar um local para suas aulas

A localização de suas aulas pode variar muito, dependendo do número esperado de alunos. Você pode usar seu estúdio para aulas particulares, mas precisará de uma sala grande para aulas em grupo. Principalmente, tome cuidado para não dedicar todo o seu orçamento ao local, especialmente se você precisar alugar equipamentos específicos – máquinas de costura, lâmpadas, tesouras, etc. – e / ou comprar suprimentos – tecidos, fios, fitas, etc. – para seus alunos.

Geralmente, os professores iniciam suas aulas de costura em casa, com uma sala transformada em ateliê de costura. Em qualquer caso, o seu principal motivador será a paixão, e não o dinheiro. Com o tempo, o negócio pode se mostrar lucrativo, mas você passará por vários estágios primeiro e deve estar determinado a oferecer as melhores aulas aos seus alunos. Então, pode chegar um momento em que você precisa procurar o local perfeito.