sexta-feira, junho 14, 2024
Tecnologia

Tecnologias que auxiliam nos estudos

A tecnologia tem transformado diversos setores da sociedade, e na educação, não é diferente, principalmente durante a pandemia, onde diversas escolas e instituições de ensino precisaram adaptar os seus métodos para possibilitar as aulas remotas.

Hoje em dia, com os avanços da Inteligência Artificial, várias plataformas de ensino se tornaram especializadas em aprendizado on-line.

Dentre as diversas inovações, a Inteligência Artificial para corrigir as redações, criar planos de estudo personalizados, simulados e questões de vestibulares, se destacam como ferramentas revolucionárias na educação.

Ferramentas de organização e planejamento

Quem está na fase de prestar vestibular, precisa se dedicar aos estudos com bastante organização e planejamento.

Devido a essa necessidade, seria interessante investir em ferramentas como aplicativos de agenda, calendários digitais e até mesmo software de gerenciamento de tarefas, capazes de ajudar esses alunos a manterem o controle dos estudos e das demandas diárias.

No entanto, para quem prefere se organizar no papel, pode investir em agendas, Post-its e até mesmo lousas brancas onde seja possível deixar bem visível o cronograma de estudos e até mesmo algumas anotações relevantes do aprendizado.

Plataformas de aprendizado on-line

As plataformas de aprendizagem on-line têm crescido muito nos últimos anos, sendo desenvolvidas por professores e mentores, usando a Inteligência Artificial para oferecer uma mentoria de qualidade e personalizada.

Dessa maneira, essas plataformas possibilitam que os estudantes tenham contato com várias disciplinas, questões de vestibulares, questões de desafio e até redação para estimular a aprendizagem, desenvolver o raciocínio lógico e o pensamento crítico, tudo isso, de modo personalizando e on-line.

Dessa maneira, essas plataformas frequentemente incorporam também cartões de memorização, questões objetivas e um painel de desempenho, que proporcionam uma experiência de aprendizado interativa e envolvente.

IA para corrigir redação

Já imaginou receber um feedback imediatamente após entregar a redação? Com o avanço das ferramentas de Inteligência Artificial, essa realidade se tornou possível.

Usando a IA para corrigir redação, é possível avaliar a gramática, coerência e coesão textual, clareza, estrutura argumentativa e até a proposta de intervenção dos direitos humanos, exigido pelo ENEM.

Dessa maneira, com a IA para corrigir redação, o feedback é imediato e os alunos têm a oportunidade de identificar rapidamente as áreas que precisam melhorar e focar seus esforços nelas.

Ou seja, eles podem revisar suas redações, compreender os erros cometidos e aprender com eles, adaptando seu estilo de escrita para alcançar um desempenho melhor no futuro.

Benefícios da correção automatizada

A redação é uma das partes mais importantes nos vestibulares. No ENEM, por exemplo, ela corresponde a mil pontos na prova, por isso, é preciso treinar bastante para conseguir uma boa pontuação e se destacar.

Usando a IA para corrigir a redação, elimina-se a possibilidade de ter algum erro humano na correção, ou que algum detalhe importante, passe despercebido, além de ser muito mais rápido o processo de correção.

Outro benefício está associado ao fato de que os alunos terem mais liberdade para montar o seu cronograma de estudos, já que podem escrever a redação e receber um retorno preciso, qualquer horário do dia e qualquer dia da semana.

Se fosse nos modelos tradicionais de cursinhos pré-vestibulares, seria necessário depender da disponibilidade do professor, além de aguardar alguns dias para a correção ser concluída.

Por último, usar a IA para corrigir redação, ajuda a identificar os erros mais comuns que o aluno está cometendo e sinalizar isso para ele, possibilitando que ele preste mais atenção nesses erros recorrentes ao fazer o próximo texto.

Tecnologias de leitura e pesquisa

A leitura e a pesquisa também são peças fundamentais para implementar na rotina de estudos.

Sendo assim, é possível usar, gratuitamente, o Google Acadêmico e sites como Scielo, que possuem uma variedade de artigos científicos sobre os mais variados assuntos.

Além disso, é possível usar tecnologias de leitura como os e-readers e aplicativos como Kindle, Adobe Digital Editions e até mesmo tablets que facilitam a leitura de diversos textos, permitindo inclusive anotações pontuais.

Portanto, não há como negar que as tecnologias estão transformando a educação de maneira significativa, oferecendo suporte essencial para os estudos.

Desde ferramentas de organização até IA para corrigir redação, essas inovações estão tornando o aprendizado mais eficiente e acessível.