quarta-feira, maio 29, 2024
Negócios

Seguro de carros: o que é? Como funciona? Quando solicitar?

É comum que as pessoas questionem tudo o que o seguro de carro pode cobrir, isso é algo que varia de seguradora para seguradora, podendo haver mais recursos de acordo com o plano solicitado.

O seguro para carros é um serviço que as pessoas buscam cada vez mais, por ser algo que garante mais conforto e segurança para seus contratantes. Mas fique atento, pois em alguns casos a seguradora pode não autorizar o serviço, como quando os pneus do carro ficam desgastados pela falta de manutenção, nesse caso o proprietário do veículo deve ir a uma loja de pneus e arcar com os custos.

Para não haver inseguranças ou duvidas, o mais ideal é esclarecer todos os pontos com a sua seguradora, ficando por dentro de tudo o que eles estarão dispostos a cobrir caso o seu veículo sofra algum dano. Assim você se sente mais seguro e pode evitar possíveis constrangimentos futuros.

O que é seguro de carro

Seguro de carros ou seguro automotivo, é um serviço ao qual a seguradora cobre danos causados a veículos durante o dia a dia, como batidas e roubos. Para isso, é realizado um contrato entre o proprietário do veículo e a seguradora, onde são esclarecidos todos os termos e clausulas.

Sendo assim, é preciso ficar atento, pois o seguro só irá cobrir aquilo que está especificado no contrato. 

Como funciona seguro de carro

Primeiramente é preciso avaliar aquilo que você acredita ser indispensável para a segurança do seu automóvel, logo após é necessário iniciar a cotação seguro automóvel, que funciona como um orçamento do seu seguro. 

Depois de decidir qual o melhor plano para você, é realizado um contrato onde especifica o plano adquirido, eles variam de acordo com as necessidades do cliente, o que consequentemente altera no valor.

No momento de contratação, é possível que seja solicitado a vistoria do veículo para que seja verificado o seu estado de conservação. Após o pagamento da primeira parcela, a seguradora já estará comprometida a assumir os danos que estejam dentro das cláusulas. 

Como acionar seguro de carro 

Aconteceu um acidente com seu veículo, seja ele por uma batida, roubo ou danos naturais, é preciso acionar de imediato o seguro para que seja iniciada a inspeção do caso. Para solicitar o serviço da seguradora, basta realizar os seguintes procedimentos:

  • Sinalização do local do acidente ou roubo;
  • Registro de um boletim de ocorrência;
  • Contatar a seguradora através de uma ligação. 

O que um seguro de carro cobre

Ao contratar o seguro, é possível selecionar os serviços que serão necessários para o seu automóvel. O contrato será feito de acordo com as suas preferencias e os serviços disponíveis pela seguradora. 

Ao fechar um contrato, o seguro cobrirá apenas os serviços que estiverem ali especificados, sem ter quaisquer responsabilidades por danos não citados nas clausulas. 

Geralmente o seguro também tende a não cobrir danos provocados por falta de manutenção ou desleixo do proprietário, como pneus desgastados, produtos derramados no interior do carro, peças quebradas ou destruídas por animais domésticos e demais causas. 

Seguro de carro cobre danos da natureza

Desde que esse seja um dos serviços solicitados pelo proprietário, danos causados por fenômenos naturais podem sim ser cobertos pela seguradora. 

Mas se atente a essa situação, pois antes de cobrir os custos, será feita uma analise e caso a seguradora perceba que o motorista saiu durante uma tempestade, por exemplo, eles podem recusar o pagamento do valor. 

Seguro de carro alagamento

Se ocorrer alagamento ou enchente na região onde o seu automóvel está localizado, o seguro cobrirá a valor para recuperação do veículo, mas caso você atravesse um alagamento mesmo sabendo dos riscos, a situação pode ser vista como se o próprio motorista tivesse provocado os danos propositalmente, nessa caso o dono do carro deve arcar com os valores.

Seguro de carro cobre chuva de granizo

A cobertura para carros atingidos por chuva de granizo é realizada quando o dano ocorre de forma inusitada e não proposital, situações em que o motorista sai durante uma tempestade de granizo não podem ser validados.

Seguro de carro cobre queda de arvore

Para o alívio dos proprietários, o seguro cobre sim danos causados pela queda de árvores, essa é uma causa natural que pode acontecer de forma inevitável e imprevista, durante uma tempestade e até mesmo sem precedentes nenhum.  

Seguro de carro cobre batida

Caso a batida tenha sido causada por outro motorista, ele é quem deve arcar com as despesas do seu veículo. Se o autor do acidente possuir seguro para terceiros, a seguradora dele arcará com os custos, mas caso ele não possua, deverá realizar o conserto do seu carro com o dinheiro do próprio bolso.

Seguro de carros cobre terceiros

Você estava no trânsito agitado e por um descuido acabou batendo no carro de outra pessoa? Nesse caso você deve solicitar o seguro para terceiros, que é um serviço adicional que pode ser solicitado no momento de contratação.

O seguro para terceiros realiza uma indenização, cobrindo valores para a manutenção do veículo atingido ou ajudando com custos médicos caso o acidente envolva pessoas. 

Seguro de carro cobre incêndio

Incêndios causados por problemas mecânicos que causem curto circuito, explosões acidentais ou o veículo ser atingido por um raio, são causas em que a seguradora arcará com os prejuízos. 

Para que seja realizado o conserto, o prejuízo deve ser abaixo de 75% comparado ao valor do carro. Acima disso, é considerado como perda total, nesse caso é realizada uma indenização com o valor total do carro. 

Seguro de carro cobre roubo

Caso seu carro seja roubado e não consigam recuperar dentro de 30 dias, o seguro cobre o valor integral do veículo. Mas se o carro for encontrado antes desse período, a seguradora arca com as despesas para o conserto do automóvel. 

Seguro de carro cobre manutenção

O seguro não cobre a manutenção do carro, esse procedimento deve ser realizado pelo próprio proprietário. Situações como a revisão, balanceamento, troca de pneus e demais acessórios que preservem a segurança automotiva, podem ser solicitadas em autopeça, loja de pneus, mecânica e auto elétricos.