sábado, abril 20, 2024
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Saiba como fazer um check up na sua bike

Bikes não se comparam a motos ou outros veículos de transporte, no entanto, a checagem de peças e revisões são necessários tanto para manter a bicicleta conservada quanto para garantir a segurança do ciclista.

.Por mais que suas peças sejam de metal, não importa qual qualidade, um check up é indispensável, principalmente quando seus planos é fazer uma trilha de bike, pedalar por longas distâncias ou até mesmo uma pedalada até a padaria.

Porcas e parafusos soltos podem causar acidentes como uma roda se soltando, o guidão se partindo. A internet está cheia de exemplos de o que acontece se sua bike não passar por uma vistoria completa.

Saiba agora como fazer um Check up na sua bike e mantê-la livre de problemas.

Por que é importante fazer um check up na bike?

Acidentes de bike podem até não parecer grande coisa, mas para quem se arrisca a transitar entre carros em grandes cidades ou fazer trilhas perigosas em montanhas e florestas, pequenos deslizes podem se tornar catástrofes.

Um check up vai garantir que folgas e peças enferrujadas, gastas ou frágeis sejam encontradas e substituídas antes que cause maiores problemas. Para isso, você pode levar sua bike até uma oficina e pedir ao bicicleteiro para avisá-la por completo.

De quanto em quanto tempo devo fazê-lo?

A vida útil de uma bike não está ligada ao tempo que ela tem, mas a quantidade de usos. É recomendado que, sempre antes e depois de uma viagem longa, você faça uma revisão na sua bike.

Um check up completo vai eliminar quaisquer problemas que a viagem tenha causado ou poderia causar.

Como fazer um check up na sua bike

Não é muito recomendado, mas você mesmo pode checar se sua bike vai precisar de um check antes de sair. Para começar existem 5 pontos essenciais em uma bike que deve prestar muita atenção.

Freios

Os freios são tão essenciais quanto as rodas em uma bike, ou qualquer veículo. Verificá-lo é bem simples. Quanto à folga, certifique-se que os freios estão bem apertados e encostem diretamente ao aro para garantir uma frenagem mais eficiente.

Quanto ao gasto, verifique para saber se o freio está gasto, caso encontre uma diminuição significativa, deve-se trocá-los imediatamente.

Correntes

Quantas vezes somos surpreendidos pela queda da corrente da bike e ficamos bravos por isso. Esse é um claro sinal de que sua corrente já está gasta.

Durante o check up na sua bike você deve verificar utilizando um medidor de meia vida e de vida inteira. Conforme andamos com a bike, a corrente tende a se esticar cada vez mais, causando problemas de encaixe e, com muito azar, sua quebra.

Quando o medidor acusar que a corrente já se encontra em sua meia vida, é hora de trocá-la.

Suspensão

Para o check up da suspensão da sua bike deve-se desmontar toda a estrutura e fazer a limpeza e lubrificação seguindo sempre as especificações do fabricante.

Suspensão de molas e elastômeros deve apenas usar graxa sintética, embora cara, é ela que vai garantir a melhor lubrificação. Caso a suspensão apenas tenha molas, uma simples graxa de rolamentos da conta do serviço.

 A verificação também vai buscar problemas estruturais no sistema de suspensão.

Limpeza

A limpeza também faz parte do check up completo da sua bike, nada funciona corretamente se estiver sujo. Por isso, é recomendado fazer o desmonte da bike, após a constatação de peças em bom estado, e fazer a limpeza em toda ela e retirar sujeiras e graxa velha das partes móveis e substituir.

Aros

Com os aros acabados, sua viagem ou passeio não vai acontecer. De todas as peças, o aro é aquele que vai frustrar seus planos se você não garantir um check up na sua bike.

Dependendo de onde você estiver, principalmente em trilhas, um aro quebrado vai te dar muita dor de cabeça, até porque não existe solução que resolva a não ser trocá-lo e, ao menos que você não tenha levado um aro consigo mesmo, seu passeio acaba de se tornar um pesadelo.

O desgaste causa rachaduras e podem se abrir, por serem projetados para aguentar trancos e muito peso, qualquer rachadura rapidamente se expande e era uma vez uma roda funcional.

Qualquer trincado é um alarde e deve ser trocado. Fica a dica.