O que é inbound marketing e para que serve?
O inbound marketing deve ser visto como uma metodologia estruturante para sua estratégia de marketing. Como uma forma de entrar em contato com seu público alvo.
Tudo deve ser construído e pensado para obter a aceitação máxima do seu público para assim, entrar em comunicação direta com ele. Assim, estruturar as ações de acordo com o lead, possibilita oferecer respostas relevantes e personalizadas que aumentaram suas taxas de conversão.
Se olharmos para a jornada de compra de um lead. Notamos que hoje a tomada de decisão de um comprador é quase autônoma. Ele consultará redes sociais, artigos de blogs, ebooks, avaliações de clientes, casos de clientes, etc.
Para formar sua própria opinião. Você deve ser capaz de oferecer conteúdo interessante e direcionado no lugar certo e na hora certa. É somente entre a fase de consideração e decisão que o comprador estará finalmente pronto para entrar em contato com um representante de vendas de sua empresa.
Como você já deve ter entendido, nem todos os seus clientes são necessariamente maduros o suficiente para concluir um ato de compra, mas isso não significa que devam ser deixados de lado até que estejam prontos, pois significa correr o risco de enviá-los diretamente ao concorrente.
É por isso que você deve oferecer conteúdo adaptado a cada etapa do processo de tomada de decisão para apoiá-los:
Conscientização: o cliente em potencial procura identificar seu problema
Consideração: o cliente em potencial procurará todas as soluções que possam potencialmente resolver seu problema
Decisão: o cliente em potencial selecionará a solução mais adequada ao seu problema e aos seus meios.
Inbound Marketing: uma metodologia de estruturação
Atraia seu público para seu site
Você gostaria que um simples “alguém” viesse ao seu site? Não! Você quer que sejam as pessoas com maior probabilidade de se tornarem leads e, em última análise, clientes felizes que se envolvem com seu conteúdo.
Como atrair estes especificamente? Não existe segredo de verdade, você tem que atrair seu público alvo com conteúdo relevante enviado no momento certo, ou seja, quando o público estiver procurando por ele.
Para atrair o público alvo certo, você deve:
- Tenha um site e um blog
- Defina as personas do comprador
- Construa uma linha editorial relevante
- Produzir e distribuir conteúdo relevante
- Você precisa entregar a mensagem certa, para a pessoa certa, na hora certa.
Converta seus visitantes simples em leads qualificados
Depois de atrair visitantes para o seu site com o inbound marketing, o próximo passo é converter esses visitantes em leads. Para isso você deve iniciar a conversa com ele e da forma que funcionar melhor para o seu alvo.
Uma vez em contato, você responde a perguntas e fornece conteúdo relevante que deve ser interessante e valioso para cada uma de suas personas.
Passos:
- Criar e “vender” conteúdo premium para dados
- Gere leads por meio de conteúdo premium e call-to-action
- Otimize as páginas de destino para conversão
- Agradeça com uma página de agradecimento
Feche uma venda e transforme seus leads em clientes
Você está no bom caminho. Você atraiu os visitantes certos e converteu os leads certos, mas agora precisa transformar esses leads em clientes.
Nesta fase, são as ferramentas de vendas que vão garantir que você converta os leads certos no momento certo, de forma mais rápida e fácil (CRM, e-mail e fluxo de trabalho). Você também poderá ajudar com nutrição de leads e automação de marketing.
Sempre deixe seus clientes satisfeitos
O método de marketing inbound também visa proporcionar uma experiência marcante e irrepreensível aos seus clientes. E sim, é uma realidade, seus clientes agora terão uma expectativa muito maior do que antes. Um cliente satisfeito é um excelente vetor de comunicação.
Os consumidores atribuem mais importância à opinião do cliente do que a um discurso de vendas. Então você tem que mimar seus clientes. Eles também estarão mais propensos a se envolver novamente com você ou comprar um produto ou serviço adicional. Não devemos esquecer que manter um cliente é muito mais barato do que conquistar um novo cliente.
O inbound marketing vai além do marketing digital e oferece benefícios de longo prazo para as empresas, sendo essencial também para a sua.