terça-feira, fevereiro 27, 2024
Empreendedorismo

Médico empreendedor: 6 dicas para aumentar o faturamento da clínica

A princípio, quando usamos o termo médico empreendedor, estamos nos referindo ao profissional que sabe da importância de se investir em processos internos capazes de melhorar o desempenho do seu consultório como um todo.

Nesse sentido, confira algumas dicas infalíveis, que poderão de ajudar a melhorar o faturamento da sua clínica médica de maneira simples e eficiente.

6 dicas para aumentar o faturamento da sua clínica

Otimize seus processos internos

De antemão, estabeleça uma rotina de aprimoramento dos procedimentos realizados dentro do seu consultório, utilizando ferramentas que auxiliem seus colaboradores e que facilitem o trabalho. Isso fará com que o fluxo de informações melhore instantaneamente, além de fazer com que o atendimento seja mais organizado.

Aproveite melhor o espaço físico do seu consultório

Caso seu objetivo não seja ampliar sua clínica, será ainda mais importante que você otimize a produtividade. Desse modo, é possível reacomodar móveis e equipamentos sem comprometer o conforto e segurança dos procedimentos, é algo fundamental para se considerar. Isso influencia também no faturamento sem aumentar os gastos.

Invista em marketing 

Para que os seus serviços sejam vistos por mais pessoas, é preciso que você invista em marketing médico. Assim, estratégias de marketing visando atingir seu público-alvo, tanto nas redes sociais, quanto nos motores de busca, são fundamentais para que seu consultório se torne autoridade nem sua especialidade. 

Dito isso, investir em tráfego pago pode ser uma boa opção. Com o tráfego pago, sua clínica aparecerá em destaque sempre que seus pacientes fizerem buscas relacionadas a sua especialidades, aumentando assim o fluxo de visitas do seu site. 

Entretanto, caso seu orçamento não permita que você faça investimentos desse tipo, outra opção é atrair novos pacientes para o seu site através do tráfego orgânico, que consiste da adoção de estratégias de inbound marketing (postagem de artigos, funil de vendas, técnicas de SEO e etc) responsáveis por fazerem sua página aparecer nos primeiros resultados de busca sem que você precise gastar com isso. 

Fidelize os pacientes

Quando se é um médico empreendedor, é preciso pensar na experiência fornecida ao seu paciente sempre que ele utiliza seus serviços. Desse modo, oferecer um atendimento personalizado e um ambiente acolhedor, podem ajudar a aumentar o seu faturamento e ainda impactar de modo positivo a reputação da sua clínica.

Uma ótima dica é investir em softwares tecnológicos que facilitem o agendamento da consulta. Atualmente, existem programas que permitem que seus pacientes agendem seus atendimentos diretamente dos seus celulares, sem a necessidade de ligar ou enviar e-mails.

Verifique os KPIs

O médico empreendedor deve monitorar os indicadores de desempenho da clínica, analisando o que precisa melhorar e também o que está dando certo. Por exemplo, para entender o que precisa ser feito para que o seu faturamento aumente, verifique KPIs referentes ao ROI (retorno sobre investimento), ao marketing e até mesmo sobre os próprios clientes.

Além disso, envie questionários para os seus pacientes ao final de cada consulta, avaliando a opinião de todos eles em relação ao atendimento e  serviços prestados. Se preferir e achar mais conveniente, envie formulários pedindo respostas via WhatsApp. 

Mantenha seu fluxo de caixa organizado

Em suma, manter o fluxo de caixa organizado ajuda o médico empreendedor a ter mais controle sobre os valores que entram e saem do consultório. Isso permite que o consultório cresça de maneira sustentável. Adquirir um sistema integrado que ofereça um módulo de finanças pode ser necessário, já que ele é capaz de disponibilizar as informações com segurança.

Qual a importância do marketing médico nesse processo 

Hoje em dia, a procura por serviços e produtos ficou muito mais fácil. Tudo isso por causa dos diversos canais de comunicação disponíveis. Por outro lado, médicos ou clínicas que não usam esses canais para atrair pacientes e, assim, aumentar seu o alcance, acabam ficando para trás. 

Além disso, é importante se atentar que o marketing médico, tem como principal objetivo entender as dores e necessidades do seu público-alvo e oferecer soluções e procedimentos de acordo com o que eles buscam.

Portanto, ao elaborar estratégias assertivas e que condizem com o que o seu paciente procura, as chances dos seus serviços serem escolhidos são muito maiores.

De modo geral, o Marketing médico é capaz de promover a qualidade do atendimento e dos serviços prestados, aumentando também a satisfação, comodidade e o conforto dos pacientes.

Confira algumas dicas de marketing médico para aplicar no seu negócio

Conheça bem seus pacientes 

Compreender o que os seus pacientes precisam, quais os seus problemas e como você pode ajudá-los da melhor forma é fundamental para que sua clínica vire referência na sua área e conquiste um público maior. 

Em síntese, quando o médico empreendedor conhece seus pacientes, ele descobre em quais redes sociais estão as suas leads, quais termos costumam usar ao pesquisar sobre um problema, e até como preferem marcar consultas.

Uma vez reunida todas essas informações, cabe a você definir planos de ação que ajudem a resolver as demandas e assim agregar valor aos serviços ofertados.

Use ferramentas como o Google Meu negócio

O Google Meu Negócio é uma excelente maneira de dar início às suas estratégias de Marketing para área da saúde, já que você pode cadastrar a sua empresa nessa plataforma. A ferramenta ajuda a conseguir mais exposição nos resultados de pesquisas e no Google Maps.

Se relacione com o seu público frequentemente

Em resumo, é possível fazer isso por meio das suas redes sociais ou adotando estratégias de e-mail marketing. O interessante é que com o e-mail marketing é possível enviar mensagens personalizadas para os pacientes, informando sobre algum procedimento e enviá-las automaticamente para sua lista de pacientes.

Capriche na Identidade visual

Sua marca precisa ser memorável e forte. Dessa maneira, ela será facilmente identificável nos materiais como cartão de visitas, receituário e fachada da clínica. Por isso, é fundamental que você tenha uma identidade visual coerente com a sua especialidade. Ela será facilmente lembrada pelos pacientes sempre que a verem em algum material de comunicação.

Conte com especialistas em marketing médico

Contar com especialistas ou uma agência de marketing médico é fundamental para aumentar a visibilidade, credibilidade e reputação de instituições médicas, além de garantir a conformidade com as regulamentações e normas éticas do setor de saúde.