quinta-feira, maio 30, 2024
Dicas

Dicas de como decorar sala de estar

Decorar sala de estar é uma missão muito importante, já que esse é um dos espaços mais importantes de uma casa. 

É nela que acontecem os momentos relaxantes, confraternização com amigos e familiares, e tantas outros momentos especiais. 

Por isso, é essencial criar um ambiente acolhedor, confortável e que seja estéticamente agradável, refletindo a personalidade e o estilo dos moradores. 

Se você está procurando ideias para transformar sua sala de estar em um espaço encantador, confira este artigo com algumas dicas valiosas que podem te ajudar.

Pesquise antes de escolher a decoração

Antes de começar a decorar sala de estar, é importante avaliar alguns aspectos-chave e realizar algumas pesquisas para garantir um resultado satisfatório. 

Espaço disponível

Meça o tamanho da sala e leve em consideração a disposição das janelas, portas e outros elementos arquitetônicos. 

Isso ajudará a determinar o tamanho e o posicionamento dos móveis e acessórios como flores, por exemplo, podendo ser igual à Orquídea para presente.

Estilo pessoal

Pense no estilo de decoração que mais lhe agrada. Você prefere um ambiente moderno e minimalista, rústico e acolhedor, clássico e elegante, ou talvez algo mais eclético? 

Ter clareza sobre o estilo que deseja criar ajudará na seleção dos elementos decorativos.

Funcionalidade

Avalie como você usa a sala de estar, afinal, é um espaço para entretenimento, relaxamento ou trabalho? 

Considere as necessidades funcionais, como a presença de uma TV, área de leitura, espaço para jogos, etc.

Assim você poderá definir a disposição dos móveis e a escolha dos itens decorativos.

Orçamento

Defina um orçamento realista para a decoração da sala de estar, pois isso ajudará a guiar suas escolhas e a evitar gastos excessivos. 

Considere também a possibilidade de reutilizar móveis e acessórios existentes, caso deseje segurar mais suas finanças.

Cores e paleta

Pense nas cores que você deseja usar na sala de estar. Cores mais claras podem ajudar a ampliar o espaço, enquanto tons mais escuros criam um ambiente mais aconchegante. 

Considere também a combinação de cores e a criação de uma paleta harmoniosa.

Iluminação

Avalie a iluminação natural e artificial da sala, já que a luz desempenha um papel fundamental na criação de uma atmosfera acolhedora.

Pense no uso de cortinas ou persianas para controlar a entrada de luz natural e planeje a iluminação artificial de acordo com as diferentes áreas da sala.

Ao considerar esses aspectos antes de começar a decorar, você estará mais preparado para tomar decisões e criar uma sala de estar que atenda às suas necessidades e reflete o seu estilo pessoal.

Escolha um estilo de decoração

Agora que você já sabe os aspectos a serem considerados, é o momento de definir o estilo de decoração para sala de estar.

Existem diversos modelos, cada um com características e elementos distintos, mas entre os mais populares estão:

  • Clássico

Caracterizado por móveis elegantes, linhas suaves e detalhes refinados. Também possui cores neutras, como branco, bege e tons terrosos. 

Estofados com estampas tradicionais, cortinas pesadas e acessórios decorativos sofisticados, como molduras douradas e lustres, são comuns nesse estilo.

  • Moderno/Contemporâneo

Contém linhas limpas, formas geométricas e uma abordagem minimalista. As cores neutras são predominantes, com destaque para o branco, cinza e preto. 

Móveis com design contemporâneo, como sofás de linhas retas e poltronas de design arrojado, são comuns. 

A decoração é muitas vezes complementada com peças de arte moderna e iluminação sofisticada.

  • Rústico

Inspirado pela natureza e pelo ambiente campestre, o estilo rústico apresenta materiais naturais, como madeira, pedra e tecidos orgânicos. 

Cores quentes e terrosas, como marrom, verde e tons de terra, são características principais. 

Os móveis são de madeira maciça, tecidos com estampas florais ou xadrez e elementos decorativos artesanais, como cerâmica ou cestarias, são comuns nesse estilo.

  • Industrial

Influenciado por antigos espaços industriais, esse estilo combina elementos rústicos e urbanos. Materiais como concreto, metal e madeira desgastada são utilizados. 

Cores neutras, como cinza, preto e branco, são predominantes, e os móveis com uma aparência “bruta”, como sofás de couro envelhecido e prateleiras de metal, são comuns. 

Luminárias pendentes e detalhes de tubulação aparente também são características desse estilo.

  • Escandinavo

Originário dos países nórdicos, esse estilo é conhecido por sua simplicidade, funcionalidade e aconchego.

As cores claras, como branco, cinza e tons pastel, são predominantes. Já os móveis possuem design minimalista, linhas limpas e acabamentos em madeira clara são comuns. 

A sala é decorada com tecidos confortáveis, como mantas de lã e almofadas macias, criando uma atmosfera acolhedora.

Esses são apenas alguns exemplos de estilos de decoração para sala de estar. 

Vale lembrar que você pode misturar elementos de diferentes estilos ou criar seu próprio estilo único, adaptando-os de acordo com suas preferências e personalidade.

Combine a decoração com os móveis

Realizar a combinação adequada dos móveis na sala de estar desempenha um papel crucial na funcionalidade e estética desse espaço. 

Em termos práticos, é importante dispor os móveis de forma a permitir uma circulação confortável, considerando o fluxo de movimento das pessoas. 

Além disso, é necessário atender às necessidades específicas da sala, como áreas de estar, entretenimento e armazenamento.

No aspecto estético, a combinação correta dos móveis cria uma atmosfera harmoniosa e visualmente agradável. 

Ao escolher móveis que se complementam em termos de cores, estilos e materiais, é possível criar um ambiente coeso e equilibrado.

Geralmente, a disposição deles pode ajudar a direcionar o foco em um ponto central da sala de estar. Pode ser uma lareira, uma parede de TV ou uma vista panorâmica. 

Utilizando sofás, poltronas e mesas de centro, é possível criar uma configuração que facilite a interação entre as pessoas.

Mas é importante que todos esses móveis estejam em bom estado para não prejudicar a decoração, portanto, realizar a limpeza e higienização de sofá pode ser uma boa ideia. 

Conclusão

Portanto, a decoração da sala de estar é um processo que requer consideração cuidadosa de diversos aspectos. 

Antes de iniciar a decoração, é importante avaliar tudo isso que foi dito anteriormente para que o seu ambiente fique agradável e aconchegante.

Também é recomendado contratar um profissional especializado, como um design de interiores para te ajudar nesta tarefa.

Ele terá grandes ideias e irá te ajudar a escolher as melhores opções, seja de elementos decorativos e também dos próprios móveis.

Com isso, ao considerar tudo isso, sua sala de estar se tornará um lugar especial, onde todos se sentirão bem-vindos e desfrutarão de momentos inesquecíveis.