Today: 25/11/2020
Como funciona um gerador de energia?
Raissa Barros Posted on 02:44

Como funciona um gerador de energia?

Como funciona um gerador de energia? Muito utilizado pela maioria das pessoas, o gerador de energia pode ser um fator decisivo durante uma queda de energia.

Utilizado principalmente em shopping, escolas, hospitais ou em locais que não podem ficar sem energia, hoje um gerador é um item indispensável em muitos casos.

Este dispositivo, utiliza recursos químicos, ou mecânicos, para transformar estas formas de energia, em energia elétrica.  

Mesmo hoje os geradores sendo dispositivos bem modernos, e com várias funções, o conceito deste equipamento é bem antigo.

Se você deseja saber como funciona um gerador de energia? Continue acompanhando este texto que iremos explicar mais sobre isto a seguir.

Funcionamento de um gerador de energia

O conceito básico de um gerador de energia é a transformação de energia mecânica em energia elétrica, baseado em um fenômeno, o da indução eletromagnética.

Nele, há um dínamo gerador de corrente contínua, que funciona convertendo a energia mecânica contida na rotação de um eixo em uma intensidade de campo magnético produzido por um imã.

Neste processo o girar do rotor produz uma tensão nos terminais de enrolamentos, onde finalmente conectados a cargas levam a circulação de umas correntes elétricas.

É um processo que para uma pessoa comum parece difícil de entender, mas que é uma das tecnologias que mais utilizamos.

Agora que você já sabe como funciona um gerador de energia? Você precisa saber que existe mais de um tipo desde equipamento.

Tipos de geradores

De forma geral, existem quatro tipos de geradores, que utilizam o funcionamento que explicamos acima, convertendo a energia mecânica em energia elétrica.

 São os equipamentos de:

  • gerador de corrente contínua;
  • gerador de indução;
  • gerador síncrono;
  • motores elétricos.

Estes equipamentos apresentam tensões e voltagens diferentes, onde os mais utilizados são os modelos a base de diesel, gasolina e opções digitais.

A Escolha do modelo de geradores de energia a ser utilizado irá depender conforme a sua necessidade.  

Por exemplo, caso você vá acampar ou realizar uma peça no período noturna, é sempre por optar por um modelo, pequeno, portátil e leve.

Já para a utilização em residências de preferência pelos modelos de menor tamanho e fique sempre atento na voltagem dos equipamentos elétricos da sua casa.

Hotéis, hospitais e shoppings como o uso é mais profissional, o melhor é entrar em contato com especialistas do assunto, uma vez que os tamanhos e a voltagens deverá atender as suas necessidades.

Locação de geradores

Agora que você já entender como funciona um gerador, e os tipos existentes que há mercado, você precisa saber que há a possibilidade de alugar este tipo de equipamento.

Principalmente para um evento importante, ou para uma viagem, você não precisa desembolsar um alto valor para adquirir este tipo de equipamento, apenas alugá-lo pelo tempo que precisar.

Com isto, além de economizar, você não irá ficar com um equipamento que em dias normais você não iria usá-lo.

O aluguel de geradores é uma prática bem comum para eventos, desta forma se acontecer uma queda de energia seus convidados não ficaram no escuro.

https://superpassos.com.br/como-escanear-na-impressora-hp/
%d blogueiros gostam disto: