sexta-feira, julho 5, 2024
Educação

Como fazer amigos e se adaptar rapidamente durante o intercâmbio

Está planejando seu intercâmbio mas já está ficando ansioso sobre como vai fazer amigos por lá e se vai conseguir se adaptar em outro país? Então o nosso conteúdo com certeza pode te ajudar, pois vamos te ajudar com várias dicas de como fazer amigos durante o seu intercâmbio para te ajudar na adaptação.

Até porque, não tem como você ficar com saudades de casa se estiver cercado por novos amigos, não é mesmo?

Então, confira até o final do conteúdo para conferir tudo que você precisa para te ajudar a fazer amigos e se adaptar rapidamente durante o intercâmbio.

Não tenha vergonha

A primeira dica para te ajudar a fazer amigos no intercâmbio e se adaptar rapidamente à sua nova rotina é não ter vergonha. Então, não tenha vergonha de se comunicar em um idioma estrangeiro, até porque todos os intercambistas estão passando pelo mesmo que você.

Por isso, se jogue no inglês e converse sobre literalmente qualquer coisa, até porque ninguém vai te julgar se a sua pronúncia não está perfeita ou se você errou uma palavra ou duas. 

Isso porque, assim como já mencionamos, todo mundo está na mesma situação que você, que é aprender inglês. Além disso, se alguém te chamou para conhecer algum lugar, aceite o convite e vá conhecer lugares incríveis com seus colegas de intercâmbio.

Com isso, além de fazer novos amigos, você vai visitar vários locais incríveis para aproveitar ainda mais o seu intercâmbio e vivenciar a cultura local.

Mostre interesse

A segunda dica para fazer amigos e se adaptar rapidamente durante o intercâmbio é mostrar interesse e manter contato com aqueles ao seu redor. Por exemplo, se alguém está falando sobre seu país natal, é uma boa opção fazer perguntas sobre o local, mesmo que você já saiba a resposta.

Dessa forma, você mostra que está interessado no que a pessoa tem para falar, o que pode facilitar bastante uma amizade. Além disso, é bastante interessante saber um pouco mais sobre as diferentes culturas e países ao redor do mundo, não é mesmo?

Além disso, você pode até mesmo mostrar esse mesmo interesse para com os nativos, perguntando sobre dicas de lugares para visitar, opções de restaurantes e etc! Dessa forma, você não só pode fazer amigos entre seus colegas de intercâmbio, mas também com os nativos do país onde está.

Inicie conversas

Iniciar conversas é uma boa opção para fazer novos amigos e até mesmo colocar em prática tudo que está aprendendo durante o intercâmbio. Então use qualquer oportunidade que tiver para conversar com os nativos, seja no elevador ou no mercadinho local.

E mais, do mesmo modo que gostamos de saber sobre coisas novas, com certeza os nativos também vão gostar de saber mais sobre o Brasil. Então que tal usar isso como o tópico das suas conversas?

Junte-se a grupos

Uma das formas mais fáceis de se fazer amigos, seja no intercâmbio ou aqui mesmo no Brasil, é se juntando a grupos que tenham os mesmos interesses. Então, não tenha vergonha de falar sobre seus hobbies e seus filmes e séries favoritos, pois você pode encontrar pessoas que gostam exatamente das mesmas coisas que você.

E mais: um grupo de amigos para conversar e passear durante o intercâmbio é muito melhor do que apenas um amigo, não é mesmo?

Participe de eventos e encontros

A nossa última dica de como fazer amigos e se adaptar rapidamente durante o intercâmbio é justamente participar de tudo que você puder. Isso porque, quanto mais pessoas você tiver contato, mais chances terá de fazer amigos.

Então, participe de eventos culturais e esportivos, encontros para visitar museus e pontos turísticos e tudo mais que puder participar. Além disso, o intercâmbio também é uma ótima oportunidade para descobrir e praticar novos hobbies, como aulas de culinária, pintura, ou então praticar algum novo esporte, como vôlei de praia, trekking e etc.

Dessa forma, além de fazer novos amigos e se adaptar a um novo país e uma nova cultura, você vai aproveitar muito mais cada momento.

Agora você já sabe como fazer amigos e se adaptar rapidamente durante o intercâmbio. Então que tal usar tudo isso que aprendeu durante o seu intercâmbio para fazer amigos de todas as partes do mundo?